Deliway

As 8 maiores tendências do setor de restaurantes para 2020

Se você é dono de um bar ou restaurante procurando maneiras de inovar, essa é a lista que você precisa.

Tendência restaurante 2020.

O serviço de food service cresceu e ganhou muita força nos últimos anos, seja com o mercado de alimentação fora de casa ou pelo serviço delivery (entrega de comida pronta).

Por conta desse crescimento e por causa da grande competição que esse mercado proporciona, os bares e restaurantes estão buscando inovar cada vez mais.

Normalmente, o momento de falar em tendências é no começo de cada ano, para saber, assim, em que áreas investir. Apesar disso, algumas "modas" entre bares e restaurantes foram surgindo ao longo deste ano e já podem ser pensadas como tendências para 2020.

Apostar em novas soluções e tecnologias é uma das melhores maneiras de mostrar ao cliente que você está buscando entregar o melhor para ele. Confira a seguir quais são os melhores investimentos para bares e restaurantes para o próximo ano!

1. Lixo zero

Com a recente onda de sustentabilidade que está ganhando a atenção dos consumidores, os restaurantes estão aderindo a um processo de desperdiçar menos comida. Mas não é apenas isso: muitos desses restaurantes também estão tentando evitar a produção de lixo no geral - o chamado estilo de vida "lixo zero".

Isso pode envolver até mesmo o uso das cascas de frutas para criar novas receitas e evitar o uso de copos e talheres de plásticos descartáveis.

2. Restaurantes aconchegantes

Durante o ano, espera-se ver bares e restaurantes onde bebidas e comidas tem uma característica mais alternativa - como a comida servida em bowls, os drinks com infusão de chá e os preparos artesanais.

Mas, além disso, os próprios bares e restaurantes terão uma característica mais alternativa em seus designs. Veremos estabelecimentos menores, apenas com balcões e bancos, além daqueles locais com o conceito de cozinha aberta.

3. Aplicativos de delivery

Essa é uma das grandes tendências que já se faz presente há alguns anos também. Apesar de muitas pessoas gostarem da experiência de comer fora de casa, os itens para levar serão cada vez mais comuns.

Alguns aplicativos de marketplace já são bastante utilizados tem alguns anos, mas o esperado é que cada restaurante desenvolva seu próprio aplicativo.

4. Cozinhas regionais

Já é bastante comum ver no Brasil restaurantes de comidas de determinadas localizações do globo, como, por exemplo:

  • Mexicana;
  • Japonesa;
  • Chinesa.

Mas será cada vez mais comum e terá muito mais opções, sendo que algumas das que já começaram a aparecer são as cozinhas tailandesa, turca e mediterrânea.

Além dessas, também temos as algas marinhas. A maior aposta entre estas é o Kelp. Já há pratos como o kelp noodles, um tipo de macarrão que faz sucesso no exterior e espera-se que essa e outras receitas sejam bem recebidas no Brasil muito em breve.

5. Alimentação saudável

Assim como o vegetarianismo e veganismo já se fazem muito presentes no ramo alimentício, a alimentação saudável como um todo tem ganhado visibilidade. Não se trata necessariamente de apenas substituir a carne, mas também de usar ingredientes frescos e naturais para criar refeições, lanches e sobremesas deliciosas.

Com essa idéia de alimentação saudável e sustentabilidade, os chefes de cozinha também apostam na simplicidade. Hoje em dia, eles transformam até mesmo os ingredientes mais chiques em pratos simples e com características self-service dentro do restaurante.

6. Jantares interativos

Não estamos falando apenas da interatividade entre garçons e clientes, mas sim da interação dos próprios clientes em suas respectivas mesas.

Isso porque, atualmente, mesmo quando saem para comer fora, família e amigos passam mais tempo em seus celulares do que conversando de verdade, entre si.

Por isso, alguns restaurantes estão pensando em maneiras de mudar essa situação e uma das melhores opções que está fazendo sucesso são os pratos compartilhados. Podemos esperar encontrar essa ideia muito mais comumente num futuro próximo.

7. Cardápios mais informativos

As pessoas estão cada vez mais curiosas sobre a origem da comida que estão comendo, dentro dos restaurantes.

Por isso, é interessante investir em um menu bem planejado, com um bom design e descrições do cardápio bem feitas para poder dar essas informações sem se prolongar a ponto de ficar cansativo para o cliente. Nesse contexto, também podemos englobar a próxima tendência, que falaremos a seguir.

8. Autoatendimento

Seja através dos famosos totens de autoatendimento ou mesmo pelo cardápio digital, essa é uma moda que já se faz presente em muitos restaurantes ao redor do Brasil.

Em termos de visual e interatividade, o cardápio digital pode ser o seu melhor amigo, pois facilita a maneira de expor os seus produtos e ainda permite que você faça alterações sem precisar imprimir novas cópias a cada vez, bastando alterar no sistema para que todos os cardápios se atualizem, em tempo real.

O cardápio digital traz muita facilidade e benefícios, por isso comece o seu planejamento o mais breve possível para adquirir esse serviço no seu bar ou restaurante.

Transforme o seu cardápio em uma poderosa ferramenta de vendas

Ebook enviado com sucesso!

Agora você pode ler este ebook sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

O que você achou do post?

17 Respostas

Deixe seu comentário
CONHEÇA O OIMENU