Como aplicar a tecnologia em restaurantes

Além de otimizar o atendimento, as novas tecnologias para restaurantes podem aumentar as vendas. Veja como é fácil deixar seu negócio mais moderno e atualizado.

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Tecnologia para restaurante

Tecnologias para restaurantes como sistemas de gestão, pagamento por aproximação e autoatendimento são recursos fantásticos para otimizar o tempo de atendimento no seu negócio.

Imagine-se cliente de um restaurante. Você chega, faz seu pedido e o tempo passa bem devagar, arrastado, sem que o seu pedido chegue à mesa. Você chama o responsável, questiona, espera mais um pouco. Nada. Chama novamente, espera mais um pouco. E aí? Cansou?

Temos certeza que você, que empreende no ramo dos restaurantes, já sofreu com essa situação. O incômodo, a irritação, a fome, a sensação de descaso: são apenas alguns dos sentimentos que vêm à tona sempre que a gente se depara com essas cenas.

Agora, mais que uma frase para refletir, propomos a seguinte afirmação: você não vai querer provocar isso no seu cliente, não é mesmo?

Cada detalhe na prestação do bom atendimento faz toda a diferença na fidelização da sua clientela

Pare e pense: você planejou cada detalhe do seu estabelecimento, tirou o sonho da sua cabeça e colocou para funcionar num negócio que, muitas das vezes, resolve a questão de muitas pessoas.

A falta de tempo, os dias corridos, as mil atribuições de cada pessoa, ao longo dos dias, as impedem de fazer todas as refeições em casa e você, que já empreende no ramo, sabe que seu restaurante está ali para solucionar essa falta. 

Assim, se falarmos apenas da questão do tempo, podemos ter em mente que o maior bem que qualquer pessoa tem é o seu próprio tempo.

Neste artigo, destacamos a vantagem da implementação do cardápio digital no seu estabelecimento, justamente no que diz respeito ao tempo.

Tecnologia para restaurante

Quando um gestor pensa em novas tecnologias para um empreendimento do ramo alimentício, é importante esclarecer que não se trata de robôs servindo comida ou coisas do tipo. 

Aliás, nem precisa. A inteligência artificial para restaurantes é algo mais simples do que você pensa e, na verdade, tem um investimento bem mais baixo também.

A experiência do consumidor com o cardápio digital é elevada a um outro patamar, uma vez que o contato humano seguirá existindo (o garçom continuará levando o menu e/ou o prato até a mesa), mas além do tablet, que é uma das ferramentas do cardápio digital, o cliente estará recebendo autonomia.

Como funciona o cardápio digital?

Contar com um recurso desses para a automação do seu restaurante é garantir que suas vendas aumentem, já que o próprio cardápio se torna um recurso de vendas mais intuitivo e moderno do que os menus tradicionais.

Isso porque o próprio cliente poderá conhecer cada detalhe dos produtos vendidos no seu estabelecimento. Através das fotos, descrição, inclusão ou exclusão de ingredientes, ao alcance de um toque, o pedido é feito e enviado diretamente para a cozinha.

Assim, a autonomia do cliente, por meio da tecnologia, não exclui o contato pessoal, muito pelo contrário! 

Essa experiência é, na verdade, melhorada, pois não há dependência da presença do garçom para tirar todas as dúvidas, efetuar o pedido e levá-lo à cozinha, correndo o risco de que isso se perca no meio do procedimento.

O cardápio digital pode ser implementado diretamente na mesa, através de um cardápio por tablet, ou por meio de um cardápio por QR Code que leva o cliente à página do restaurante sem precisar baixar qualquer aplicativo. 

Todo o processo é feito apenas apontando a câmera do celular para o código. 

Em ambas opções, o cardápio é elaborado com base nos conceitos da Engenharia do Cardápio, organizando os itens com base na rentabilidade de cada prato e na disponibilidade do seu estoque. 

E é assim que você recebe o retorno do investimento, com aumento nas vendas aliado ao baixo custo de manutenção do cardápio. 

Já pensou em quanto você pode economizar simplesmente por não ter que reimprimir os tradicionais cardápios de papel sempre que for atualizar o menu?

Com uma ferramenta aliada à tecnologia no seu restaurante, o cliente também terá retorno do seu investimento mais precioso: o seu tempo. 

A eficácia e agilidade que a tecnologia proporciona, sem passar por intermediários, resolve o problema de encurtar o tempo entre o pedido e o recebimento do prato.

Automação para restaurante: quais as vantagens?

Como você pode ver, delegar à tecnologia algumas tarefas que antes eram feitas por funcionários oferece muitas vantagens.

Citamos as principais para você:

  • diminui a chance de erros nos pedidos;
  • dá mais tempo ao cliente para fazer o pedido;
  • permite um melhor atendimento por parte dos funcionários, já que as funções são reduzidas;
  • possibilita a redução da equipe de salão;
  • oferece a opção de pagamento diretamente pelo cardápio; e
  • fornece um sistema de avaliação do restaurante no próprio menu.

Agora que pincelamos a rotina de pedidos com a implementação do cardápio digital, convidamos você a imaginar uma outra situação: você chega ao restaurante, tem o melhor atendimento possível, uma vez que o garçom ou maître está, também, mais calmo, devido a menor interação com a clientela.

Você é conduzido de maneira agradável e leve a uma mesa e recebe um tablet ou QR Code, por onde pode conferir todos os pratos, em detalhes, sem depender dos antigos, velhos e desgastados cardápios de papel ou plástico. 

Você pode, no seu tempo, sem pressão do garçom, geralmente ansioso para atender a próxima mesa, fazer o seu pedido, acrescentar ou retirar ingredientes de acordo com os produtos disponibilizados pelo estabelecimento.

Pedido feito com um simples toque, as bebidas começam a chegar, as entradas na sequência. O pedido do prato principal e a sobremesa ao final. A equipe, que está sem tanta carga de serviço e está muito bem treinada, é mais eficiente e ágil durante toda a sua visita.

Implementar um cardápio digital é dar vida nova aos procedimentos tradicionais dos estabelecimentos de alimentação fora de casa e que, por vezes, são inadequados aos tempos modernos. 

O próprio cliente vai sair elogiando o atendimento – e a gente segue batendo na tecla de que o serviço é tão importante quanto o produto. Assim como a propaganda boca a boca.

Encurtar o tempo entre o pedido e o recebimento do alimento é entregar tempo na mão do seu cliente e torná-lo um promotor do seu estabelecimento, que presta atendimento eficaz, ágil e de qualidade. 

O seu produto, já sabemos, é de qualidade e, para que ele não seja esquecido num canto empoeirado, diante de toda a concorrência, assim como aconteceu com os cardápios de papel ou plástico, o serviço precisa acompanhar o ritmo.

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