Aumente em até 40% o ticket médio do seu restaurante!

Conheça o oimenu

O que é Smash Burger? Conheça essa tendência

Você já foi em um restaurante e comeu um hambúrguer com um bife mais fininho e crocante, às vezes até mais de um em um mesmo lanche? Pois bem, esse é o smash burger! É sobre ele que falaremos neste artigo.

Compartilhe

Smash burger

O smash burger ou “hambúrguer esmagado/prensado” começou a ser disseminado no Brasil por volta de 2014 e agora é tendência. A técnica é de origem americana e consiste basicamente em prensar o hambúrguer de carne diretamente na chapa.

Obviamente, como nem tudo são flores, essa tendência exige um pouquinho mais de habilidade. Por isso, decidimos apresentar a técnica do hambúrguer prensado para você!

Continue a leitura e descubra o que é smash burger, qual a diferença entre ele e o hambúrguer tradicional e como prepará-lo. Além de conferir uma receita da tendência para incluí-lo no cardápio da sua hamburgueria ou restaurante.

O que é smash burger?

Em uma tradução liberal, smash burger significa “hamburguer esmagado”, indicando um modo de preparo do hambúrguer de carne. A tendência gastronômica foi criada nos Estados Unidos, espalhando-se pelo Brasil durante os últimos anos.

O smash burger deve ser prensado diretamente na chapa, buscando atingir a “Reação de Maillard”, uma resposta química que ocorre quando as proteínas desnaturadas da superfície da carne recombinam-se com os açúcares presentes, formando uma crosta marrom de sabor e odor inconfundível.

Qual a diferença entre smash e hambúrguer?

O smash burger, de modo geral, é mais fino do que o hambúrguer tradicional, pesando em média 100 gramas. Além disso, o preparo da carne é feito no momento da montagem do prato e não antes disso, como acontece com o hambúrguer preparado pela maioria das hamburguerias.

Por isso, para que a técnica funcione como deveria, o ideal é que a carne pese entre 90 a 110 gramas e seja preparada e temperada na hora.

Como fazer smash burger?

A carne do smash burger deve ser prensada em uma chapa bem quente. Por isso, antes de preparar o hambúrguer, a chapa deve atingir uma temperatura de, no mínimo, 120°.

Ele tem que ser amassado diretamente na chapa, já que é nela que o hambúrguer esmagado ganha sabor. Afinal, é nesse contato que a reação de Maillard acontece e a carne cria a sua crosta. Por essa razão, o indicado é que ela seja preparada na hora, sem ser pré-cozida, assada, etc.

A crosta de cor marrom é responsável por dar mais sabor à carne e, consequentemente, aos outros ingredientes do prato. Por isso, no momento do preparo, é preciso ter cuidado para não deixar o conteúdo dela grudado na chapa ou na prensa do smash burger.

Receita de Smash Burger para seu cardápio

Ingredientes

  • 180 gramas de carne moída - sugestão: peito bovino
  • 1 pão de hambúrguer - preferencialmente, mais leves e mais baixos
  • 2 fatias de queijo cheddar
  • 2 fatias de bacon
  • 40 gramas de molho barbecue
  • 20 gramas de manteiga
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Utensílios

Modo de preparo

  1. Divida a carne em dois pedaços, fazendo duas bolinhas em seguida.
  2. Coloque a manteiga na chapa bem quente.
  3. Coloque as duas bolinhas de carne onde houver manteiga.
  4. Pressione a carne até prensá-la (utilize a própria espátula de chapa ou até mesmo um prato).
  5. Tempere com sal e pimenta.
  6. Vire a carne de uma vez, cuidando para não quebrar, depois de mais ou menos um minuto e meio (ao virar, tente pegar todo o conteúdo, principalmente a crosta, ela será fundamental para o sabor do hambúrguer).
  7. Doure o outro lado por mais um minuto ou até que a crosta dourada se forme.
  8. Corte o pão ao meio e passe manteiga nos dois lados e toste o lado de dentro do pão.
  9. Coloque o bacon na chapa por dois minutos, vire e repita o processo do outro lado.
  10. Monte o lanche com o molho, a carne, o queijo e o bacon.

Prontinho, agora você pode incluir o smash burger no cardápio da sua hamburgueria. Depois disso, não esquece de voltar aqui e nos contar o que os seus clientes acharam da novidade, ok?

Leia também:
Como montar uma hamburgueria de sucesso
Como montar um delivery de hambúrguer em 7 passos
6 ideias inovadoras para a sua lanchonete

Transforme o seu cardápio em uma poderosa ferramenta de vendas

Ebook enviado com sucesso!

Agora você pode ler este ebook sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o oimenu

Saber mais