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5 tipos de sistema de pedidos para restaurantes

Conheça os melhores sistemas de pedidos para restaurantes, para modernizar o ambiente do seu estabelecimento e fidelizar clientes através do atendimento prático e rápido.

Os cinco tipos de sistema de pedidos para restaurante mais comuns são o sistema de pedidos por tablet, sistema de pedidos por aplicativo, os pedidos por comanda, totem de autoatendimento e o tradicional pedido frente ao caixa.

A escolha depende se o seu restaurante é mais moderno, interativo, fast food ou tradicional. As opções são várias, mas nem todas servem para todos os negócios, não é mesmo?

Cada ambiente combina com um tipo de sistema de pedido para restaurante, por isso separamos para você as principais diferenças entre eles neste guia, para que você possa escolher qual a melhor opção para o seu empreendimento.

5 sistemas de pedidos para restaurante

1.  Sistema de pedidos por tablet

Cardápio digital tablet

Super moderno, prático e intuitivo, o sistema de pedidos por tablet é a grande atração e novidade em restaurantes do mundo todo.

Basicamente, em vez dos tradicionais cardápios de papel, o cliente encontra na mesa um tablet pelo qual pode consultar o menu e ainda fazer seu pedido diretamente por ele.

Nesse sistema, o garçom se ocupa apenas de levar o pedido até a mesa e receber o pagamento - que também pode ser feito diretamente pelo tablet.

Esse tipo de sistema, além de ser intuitivo e atrativo para que todos possam usar, é, ainda, mais uma atualização que pode atrair um público novo para seu restaurante.

Outra grande vantagem desse sistema de pedidos é que o investimento se paga em pouco tempo e com o OiMenu você ainda pode programar promoções e ofertas especiais em dias e horários específicos para aparecer no tablet para os seus clientes. Que tal um happy hour?

2.  Sistema de pedidos por aplicativo

Sistema pedidos aplicativo

Sabe os famosos sistemas de delivery que você instala no seu celular e faz o pedido por ali mesmo? O sistema de pedidos por aplicativo funciona da mesma forma.

Nesse caso, o restaurante dispõe de um aplicativo pelo qual o cliente fará os pedidos após o download. Mais modernidade para o seu restaurante e não precisa ficar gastando com atualização de cardápio, né?

Esse tipo de sistema funciona com QR Codes dispostos nas mesas ou paredes. É só apontar a câmera do celular para o código que o cliente será redirecionado à loja virtual de aplicativos para baixar o aplicativo. Aliás, alguns sistemas sequer exigem o download de aplicativo.

Além disso, as vantagens são muito parecidas com a do tablet, com a diferença de que o cliente deve ter um celular com bateria e espaço de armazenamento para baixar a aplicação. E, geralmente, os restaurantes pagam uma quantia por mês ao desenvolvedor do aplicativo.

3.  Sistema de pedidos por comanda

Sistema pedido comanda

Geralmente visto em restaurantes mais tradicionais, o sistema de pedidos por comanda é aquele com uma folhinha ou cartão, em que são anotados ou registrados os pedidos do cliente para pagamento no caixa.

A folhinha pode ser impressa, com os itens que o restaurante oferece e o garçom marca com X os itens pedidos pelo cliente, ou em branco, em que o garçom escreve todo o pedido à mão.

Uma grande desvantagem da comanda impressa é que, em caso de extravio, perda ou dano ao documento, há um descontrole e polêmicas envolvendo pagamento de multas ou não por parte dos clientes. Aliás, são os restaurantes que devem se atentar para que não haja perda, pois o entendimento é que não é responsabilidade do cliente pagar nenhuma multa.

No entanto, esse tipo de sistema de pedidos para restaurantes ainda funciona em estabelecimentos com pequeno fluxo de clientes.

4.  Sistema de pedidos na frente do caixa

Sistema pedidos frente caixa

Muito comum em praças de alimentação e food trucks, o sistema de pedidos na frente do caixa funciona de maneira simples: o cliente analisa o menu, faz sua escolha e realiza o pedido no caixa enquanto realiza o pagamento.

Nesse tipo de sistema de pedidos para restaurante, o caixa pode dispor de um programa de lançamento de pedidos para auxiliar no controle da demanda, além de mostrar automaticamente o troco e muitas outras funcionalidades do sistema escolhido.

No entanto, essa modalidade pode gerar filas no estabelecimento, desvantagem difícil de ser encontrada nos outros sistemas listados por aqui.

5.  Totem de autoatendimento

Sistema totem autoatendimento

Muito popular em redes de fast food, o sistema de pedidos para restaurante com totem de autoatendimento consiste, basicamente, em dispor painéis interativos com toque na tela pelo restaurante.

Através desses painéis, o consumidor pode visualizar o menu, promoções e realizar o pedido sem entrar em contato com nenhum funcionário. Após o pedido, um recibo é impresso com a senha para retirada do produto.

Além disso, esse tipo de sistema geralmente dispõe de uma maquininha de cartão para realizar o pagamento junto ao pedido. Uma desvantagem é que o pagamento em dinheiro está indisponível pelo totem de autoatendimento.

Mesmo assim, o totem pode reduzir filas no estabelecimento e é uma boa alternativa ao sistema de pedidos frente ao caixa, não é mesmo?

Depois de analisar esse guia, cabe a você decidir qual é a melhor opção para o seu restaurante, o que combina melhor no estilo e também nas funcionalidades.

Afinal, escolher o melhor sistema de pedidos para restaurante pode aumentar bastante as vendas, conquistar novos clientes e até mesmo gerar retorno financeiro suficiente para compensar as atualizações desse sistema, não é mesmo?

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