Saiba todos os detalhes para montar uma cafeteria moderna

Pensando em montar uma cafeteria? Saiba quais são os segredos de sucesso das cafeterias modernas!

Cafeterias são bastante populares, ainda mais no Brasil, com a nossa cultura de tomar aquele cafezinho delicioso logo no começo da manhã e/ou de tardezinha. Você sabia que o consumo de café aumentou em 4,8% em 2018 em relação ao ano de 2017? Isso segundo uma pesquisa da própria Associação da Indústria de Café (Abic). Por conta disso, investir em cafeterias modernas está se tornando um negócio cada vez mais atraente para empreendedores no país inteiro.

Atualmente, contudo, os clientes tem se tornado um pouco mais exigentes. Não é qualquer café e qualquer cafeteria que irá agradar. No mundo da tecnologia, a clientela quer um “quê” extra que eles possam “instagramar” e mostrar para todos os amigos que estão consumindo algo diferente, delicioso e especial. Para o empreendedor, isso talvez gere um friozinho na barriga, mas não há motivos para tal.

Você só precisa estudar um pouco sobre o mercado em que está inserido (ou pensando em entrar) e planejar a melhor estratégia para atingir o objetivo desejado. Para isso será necessário estudar elementos como localização, público alvo, marcas de café, métodos de preparo e fachadas de cafeterias modernas. Também será necessário considerar contratar um barista profissional para auxiliar você na escolha dos cafés.

Para entender melhor como montar a sua cafeteria, juntamos algumas dicas e passos essenciais para que o seu estabelecimento tenha sucesso. Confira a seguir.

Localização

cafeterias modernas

O primeiro passo é achar a localização para a sua cafeteria. Esse com certeza será um fator fundamental para garantir o sucesso do seu negócio. Você quer que seja um local bastante movimentado, tente procurar, por exemplo:

  • Próximo a universidades
  • Em grandes centro comerciais ou prédios de escritórios
  • Áreas com grande movimentação de turistas
  • Dentro de shoppings
  • Em aeroportos
  • Dentro de ou próximo a centros médicos

Não há dúvidas de que todos esses locais possuem um grande fluxo de pessoas diariamente. Visto que, em média, seria necessário vender cerca de 300 xícaras de café ao dia para ter um bom lucro, você precisa limitar a busca da localização da cafeteria para locais os citados acima.

Estrutura

Para ter uma cafeteria completa e com bom funcionamento, você precisa de uma estrutura básica para começar:

  • Salão
  • Balcão
  • Estoque de matéria-prima
  • Depósito para materiais de limpeza
  • Banheiro para clientes
  • Banheiro para funcionários
  • Escritório

Cada local tendo sua própria utilização, a cafeteria estará bem equipada e bem organizada.

Público-alvo

Por mais que os jovens adultos tenham dominado um pouco o cenário dentro das cafeterias, você vai perceber ao observar o movimento das cafeterias locais que há um público bastante diversificado em idade, estilo e sexo. Dependendo da localização que você escolheu, o seu público-alvo poderá ser diferente. Certifique-se de realizar uma pesquisa de campo para ver quem são as pessoas que transitam por ali e que poderiam dar um bom movimento para a sua cafeteria. Às vezes só conseguimos perceber o verdadeiro público-alvo após o local já estar em funcionamento, mas essa pesquisa de campo irá ajudar a estabelecer um padrão previamente que você poderá alterar conforme passar a entender melhor o funcionamento da cafeteria.

Lembre-se de considerar o custo do seu produto quando estiver pensando no público-alvo também. Se os cafés e lanches são de custo um pouco mais alto, por exemplo, você muito provavelmente terá adultos acima de 27 anos com um padrão de vida já estabelecido como um cliente frequente. Se esse for o seu foco, muito bem! Porém, se o seu foco for um público mais jovem, talvez você deva focar em cafés um pouco mais baratos e menos “chiques”.

Se você gostaria de criar um ambiente para agradar aos mais diversos públicos, sinto dizer que isso é quase uma missão impossível. A segmentação de mercado é muito importante para alcançar sucesso com o seu negócio. Então mantenha isso em mente: analise a movimentação do local, escolha seu público-alvo e foque em agradar especificamente esse público! Quem frequentar a cafeteria além deles será um ótimo bônus.

Ambientação e decoração de cafeteria

fachadas de cafeterias modernas

Ao preparar a ambientação e decoração da sua cafeteria, você precisa pensar em todos os detalhes: cores, uniformes, móveis, utensílios, música, fotos, quadros, pinturas, etc. Cafeterias pequenas e aconchegantes costumam fazer bastante sucesso, assim como uma cafeteria rústica pode vir a chamar bastante atenção.

Além disso, você pode pensar em temáticas para trabalhar ao redor, de acordo com o público-alvo estabelecido. Se for com jovens, por exemplo, você pode investir em uma decoração cultura pop com quadros e elementos de filmes, séries e games. Mas não esqueça de incluir esse elementos nos uniformes e cardápios também. Você pode ainda pesquisar cafeterias famosas e procurar inspiração nelas.

Ademais, não basta montar uma cafeteria bonita e estilosa, você precisa também que ela seja prática e eficiente; planejada de maneira que evite muitas filas e aglomeramentos!

Equipe de funcionários

A quantidade de funcionários vai depender da demanda da cafeteria. A média geral para fazer o negócio funcionar são 3 funcionários, mas lembre-se: quanto maior for a cafeteria, mais pessoas serão necessárias. A princípio, é interessante que você mantenha o foco em contratar pessoas que já tenham experiência e já tenham certo conhecimento acerca de tipos, marcas e métodos de preparo de café. Mas claro, nada impede que quando o negócio já estiver andando e com sucesso, você contrate pessoas sem experiência e forneça seus próprios treinamentos.

Além disso, você já ouviu falar em valor agregado?

Todas os detalhes dentro da sua cafeteria fazem a diferença na experiência do cliente. Então pequenas coisas como aparência correta, disponibilidade no atendimento, chamar clientes pelo nome, etc. são coisas que agregam valor ao seu negócio!

Cardápio

O diferencial é aquilo que traz maior sucesso para uma cafeteria. Afinal, todo mundo pode chegar em casa e tomar um cafezinho passado, mas poucos terão acesso a um café expresso, um cappuccino, um café feito na prensa francesa, etc. Por causa disso, o seu cardápio é outro elemento que precisa ser muito bem planejado.

O que você pode fazer para se destacar?

  • Trabalhe com grãos importados e café nacional de qualidade
  • Crie novos sabores (cafés gourmet feitos com sorvetes, cremes e afins)
  • Utilize diferentes métodos de preparo (como a prensa francesa, o cafeor, o aram, etc.)
  • Ofereça opções sem cafeína
  • Tenha bebidas diversas também (sucos naturais, chás, água saborizada)
  • Lembre-se das comidas! Bolos, salgados, biscoitos e tortas são ótimas opções para acompanhar o café.
  • Ofereça a opção de café para viagem (isso é fundamental!)

Mais do que isso, pense no design do cardápio de maneira que ele seja simples e interativo. Considere, inclusive, investir no uso do cardápio digital, principalmente se o seu público-alvo for os jovens adultos - se tem algo que eles gostam, é de uma boa tecnologia.

Mantenha um padrão simples, com as diversas opções de café que mencionamos acima, mas também tome cuidado para não exagerar. Você não quer que o cliente se sinta perdido e acabe pedindo um simples café passado por se sentir nervoso com tantas opções diferentes, não é mesmo? Outra coisa: os cafés especiais e métodos de preparo podem não ser conhecidos por muita gente, então é importante que você tenha uma breve descrição para explicar ao cliente o que ele irá consumir.

Fornecedores

decoração de cafeteria

A qualidade dos equipamentos e da matéria-prima sempre, e isso é SEMPRE, faz a diferença na hora de preparar o produto. Então não basta procurar os fornecedores mais baratos, você precisa é focar no melhor custo-benefício. Mesmo se você for alugar equipamentos (tal como as máquinas de café expresso), faça uma boa pesquisa e apenas feche o negócio quando estiver garantido que você irá estar recebendo o melhor produto pelo melhor custo possível. Afinal, isso também faz parte do processo para que você consiga uma maior margem de lucro.

Marketing

Antes mesmo de abrir as portas da sua cafeteria, você já precisa pensar em uma estratégia de marketing. Principalmente de marketing digital! Panfletos, outdoors, e afins são boas maneiras de alcançar um público, porém a utilização de redes sociais hoje em dia é essencial para atrair clientes e mantê-los como um público fiel!

Divulgue fotos do local e dos produtos, compartilhe dicas sobre café e mencione sobre os diferentes métodos de preparo que você oferece no seu estabelecimento. Lembre-se de manter uma identidade visual padrão para todas as postagens, assim as pessoas irão reconhecer facilmente a sua cafeteria!

Mais que isso, procurar eventos que ofereçam um espaço para você divulgar o seu negócio também. Por exemplo:

  • Lançamentos de livros
  • Campeonatos de jogos
  • Congressos empresariais

Reforçando mais uma vez: o tipo de evento irá depender do público-alvo que você quer atingir. Tenha sempre isso em mente.

Detalhes técnicos

Em meio a tudo isso, você precisa lembrar que, para abrir um negócio, é necessário ter autorização da prefeitura e algumas outras providências como fazer registro na junta comercial, na secretaria da Receita Federal, na secretaria da Fazenda e no Sindicato Patronal. Todas essas informações serão passadas para você quando você for até a prefeitura conseguir o alvará de funcionamento.

Além dessas tecnicalidades, lembre de ficar por dentro das normas de legislação sanitária para garantir que a sua cafeteria estará toda padronizada em relação à limpeza, estoque e armazenamento apropriado de alimentos, entre outros. Dentre as legislações que você precisa conhecer estão a Lei Nº 6.437/77, o Decreto-Lei Nº 986/69, a Portaria Nº 326/SUS/MS/97 e a Lei Nº 8.078/90.

Tornar-se um empreendedor (caso a cafeteria seja o seu primeiro negócio) não é tarefa fácil. Você vai precisar investir muito do seu tempo para que o negócio vá para a frente e tenha sucesso, mas uma vez que as portas estiverem abertas e os clientes satisfeitos, tudo terá valido a pena!

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