Como montar uma cafeteria em um espaço pequeno

Se você é um apreciador de café e gostaria de criar uma pequena cafeteria para admiradores de um ambiente confortável e aconchegante, venha conferir o que é necessário para que você monte o seu espaço e comece a lucrar com a sua paixão.

Compartilhe

Cafeterias são conhecidas por serem ambientes calmos, confortáveis e perfeitos para um encontro entre amigos - ou até mesmo ler um livro, enquanto saboreia um café preparado de um jeito todo especial.

Atualmente, o número de ambientes em tamanhos reduzidos e focados no aconchego, que são a cara de casa de avó, tem aumentado.

Isso quer dizer que o tamanho não é tão importante quanto pensamos, principalmente quando a qualidade dos produtos e atendimento, além de uma boa ambientação, são colocados como pautas principais em uma cafeteria pequena e simples.

E, mesmo com o espaço em tamanho reduzido, você não sairá perdendo: é possível utilizar o espaço disponível de forma criativa fazendo o uso de prateleiras com produtinhos, balcões, mesas coletivas e bancos ao ar livre.

Além disso, lugares pequenos são muito mais fáceis de serem administrados e, por isso, se você tem interesse em ter a sua própria cafeteria pequena e cheia de charme, siga as dicas que preparamos.

Planejamento financeiro

Todas as ideias poderão ser realizadas a partir de um planejamento financeiro.

Caso não seja experiente na gestão financeira no ramo da gastronomia, procure um profissional de confiança que possa ajudá-lo. Liste tudo que é essencial para iniciar a sua cafeteria: todos os equipamentos e produtos indispensáveis.

No começo, é sempre um pouco mais difícil e o faturamento será menor, tendo em vista as despesas, mas isso é normal.

Administre com calma, seja organizado, liste todos os gastos fixos que logo o seu negócio começará a render lucros na sua cafeteria.

Escolha uma boa localização

Na hora de procurar um local para a sua cafeteria, o ideal é que seja em um lugar onde há circulação de pessoas para, além de criar laços com a comunidade local, também ser de fácil acesso aos que passam pela rua.

Mas, caso você opte por um ambiente mais distante, deverá haver um maior investimento em mídias como anúncios e redes sociais, para fazer a propaganda do restaurante, pois a cafeteria precisa ser de conhecimento das pessoas, de alguma forma.

Espaço moderno

Pesquise e busque referências nacionais e internacionais, na hora de preparar a decoração da cafeteria, observando não somente a mobília, mas também iluminação e disposição hidráulica.

Se for possível, contrate um arquiteto que vá entender a ideia de ambiente que você gostaria de passar ao seus clientes.

Lembre-se de combinar a estrutura da sua cafeteria com o cardápio, para criar um ambiente harmonioso, passando, assim, a ideia de que você sabe como montar uma cafeteria pequena para os seus clientes.

Outro detalhe é que a cozinha de cafeteria pequena deverá possuir equipamentos modernos. Alguns itens como máquinas de espresso, forno elétrico e até lava-louças, podem ser indispensáveis no momento de agilizar os processos.

Ademais, se você optar por itens mais tecnológicos, provavelmente não precisará se preocupar em ter mais espaço, já que, atualmente, a tecnologia reduziu o tamanho de tudo.

Hoje também é possível implementar o cardápio digital na cafeteria, reduzindo o número de funcionários e dispondo de mais rapidez no atendimento.

Faça planos para o ambiente e check-list de compras para que não haja gastos desnecessários ou desperdícios.

Café de qualidade

O café precisa ser a grande atração do seu negócio, certo?

Na hora de escolher, opte por grãos que tenham procedência, estude a região e origem, conheça fazendas e crie relações com outras pessoas do ramo, para lapidar o café ideal para a sua empresa.

Cardápio reduzido

Se o foco do seu ambiente é o café, procure trabalhar com um cardápio menor, de fácil execução e muita qualidade, como o cardápio das cafeterias gourmet.

Guloseimas salgadinhas e doces devem estar disponíveis para compra, mas não precisa haver um leque gigantesco de sabores e nem muitas opções.

E isso não quer dizer que você deve permanecer no básico.

É possível investir em diferentes tipos de salgados e doces, de origens e sabores variados, mas lembre-se, também, de oferecer clássicos e criar um perfil para a cafeteria.

Equipe competente

Quanto chegar a hora de procurar funcionários para trabalhar na sua cafeteria e formar a equipe perfeita, busque informações de pessoas que já são do ramo gastronômico.

Caso contrário, escolha jovens que não possuem experiências e invista na sua formação através de cursinhos para que sejam profissionais voltados aos objetivos da sua cafeteria.

As cafeterias pequenas e aconchegantes estão em alta no mercado, pois ocupam poucos espaços e, assim, facilmente possam estar espalhadas pelas cidades.

Um ambiente que estimule a memória afetiva e a criatividade sempre irá chamar atenção, e, se dispor de um bom café, cardápio e atendimento, é certeza de sucesso.

 

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais