Deliway

5 maneiras de aumentar seus lucros com um sistema para restaurante

Implementar um sistema de restaurante é crucial não só para manter o controle geral do seu negócio, mas para estudar e aplicar estratégias que irão aumentar o seu lucro.

sistema para restaurante

Usar um sistema de restaurante é praticamente obrigatório no mundo moderno. Praticamente todos os aspectos de gerenciar seu negócio são amplificados sem nenhuma desvantagem. Hoje vamos focar especificamente em como sistemas de gestão podem aumentar os seus lucros através de suas funções e vantagens.

Antes de prosseguir, é importante notar que sistemas para restaurantes podem variar quando falamos de funções – por exemplo, alguns oferecem sistemas de comanda eletrônica integrada, outros não. Alguns permitem que você acesse o sistema através do seu celular, outros somente em desktops. Depende do sistema que você escolher, e para escolher o sistema que funciona melhor para você, basta considerar as suas principais necessidades.

Por isso, hoje estaremos focando nas principais funções de sistemas para restaurantes, ou seja, as funções básicas que a maioria (senão todos) oferecem.

1. Controle total do estoque

Uma das principais vantagens do sistema para restaurante é o poderoso controle de estoque. Com essa tecnologia fica muito mais fácil ter todo o seu estoque em vista rapidamente para saber onde investir, evitar desperdícios e manter as finanças no verde.

Você também pode contar com ferramentas de pesquisa, filtragem, ordenar por nome, data, etc. Tudo isso ajuda a visualizar o que você tem na casa sempre que precisar, algo que métodos manuais não permitiriam – pelo menos, nunca com a mesma agilidade.

Como bônus, alguns sistemas permitem que você confira essa informação do seu celular, adicionando mais praticidade no seu dia-a-dia como dono de restaurante.

2. Ficha técnica sempre na mão

A maioria dos sistemas para restaurante incluem essa opção – você pode ter toda a ficha técnica do seu restaurante sempre na mão, com a vantagem de poder encontrar itens através da pesquisa e incluir/alterar itens com facilidade.

Já falamos antes sobre a importância de compor a ficha técnica do seu cardápio. Trata-se de uma ficha com detalhes sobre quanto de cada ingrediente é gasto para cada prato. Com a ficha tem mãos, você sabe quais ingredientes precisam estar sempre em estoque e quanto pode pagar por eles para se manter no lucro. Se algo não estiver valendo a pena, você pode ajustar a ficha técnica para algo mais realista ou negociar com fornecedores.

E falando em fornecedores...

3. Gerencie fornecedores com facilidade

sistema de restaurante

Para colaborar ainda mais com o controle de estoque, você pode cadastrar todos os seus fornecedores em um só lugar, facilitando a vida na hora de fazer novos pedidos ou até comparar preços para economizar dinheiro. Combine isso com a possibilidade de conferir seus fornecedores pelo celular em alguns sistemas e você terá uma ferramenta poderosa sempre em mãos na hora de tomar decisões importantes.

Conseguir visualizar o preço que cada fornecedor oferece é essencial para cortar gastos desnecessários e aumentar seu lucro.

4. Controle financeiro eficiente

Controlar as finanças é essencial para o sucesso do seu restaurante. Um sistema oferece poderosas ferramentas financeiras como o já mencionado cadastro de fornecedores, mas também fechamento de caixa simplificado, gastos e vendas por período, e muito mais.

Dependendo do sistema, existe até integração com cardápios digitais e comandas eletrônicas, facilitando ainda mais o processo. Em sistemas com essa integração, as comandas são automaticamente lançadas no sistema. Logo, na hora do pagamento o pedido já estará todo somado por mesa, e cada cliente pode pagar somente o que pediu (ou como decidirem dividir a conta). Feito o pagamento, a baixa já vai direto para o financeiro.

Sistemas integrados assim permitem pagamentos muito mais rápidos, que dão menos trabalho ao funcionários, previnem erros, e evitam filas.

5. Obtenha relatórios rápidos

Este é o ponto em que tudo faz sentido.

Com os dados compilados através de todos as ferramentas citadas acima, o sistema consegue criar relatórios detalhados rapidamente, o que ajuda muito na hora de planejar promoções, mudar preços, e investir em marketing. Por exemplo, se você precisa saber quantas vendas fez nos últimos três meses, geralmente bastam dois cliques e você terá o relatório pronto.

A maioria dos sistemas para restaurante também permite relatório mais específicos, como por exemplo, quanto de um determinado produto foi vendido – o que por sua vez, permite analisar quanto foi o lucro daquele produto nesse mesmo período.

Relatórios assim também ajudam a reduzir custos, pois facilitam na hora de identificar onde estão os maiores gastos. É comum que alguns gastos saiam bem maiores que o necessários quando não estamos olhando, mas a mágica do relatório é que você consegue identificar o problema antes que este se torne um problema.

Transforme o seu cardápio em uma poderosa ferramenta de vendas

Ebook enviado com sucesso!

Agora você pode ler este ebook sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

O que você achou do post?

2 Respostas

Deixe seu comentário