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7 ideias inovadoras para restaurantes

Confira essas sete dicas incríveis de como inovar um restaurante e manter-se atualizado, não só para manter a clientela que seu negócio já tem, mas para atrair novos consumidores para conhecer o empreendimento e garantir que seu restaurante seja ainda mais bem-sucedido.

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Ideias inovadoras restaurantes

As ideias inovadoras para restaurantes estão sempre surgindo, e a tecnologia pode ser a porta de entrada para fazer seu negócio entrar no grupo de restaurantes inovadores que têm atraído cada vez mais clientes.

Apresentar algo novo e interessante em um restaurante até pode ser um desafio, com tantos estabelecimentos desse tipo no mercado, e a competição pode fazer parecer que é difícil se manter criativo.

A melhor maneira de saber o que procurar e como investir para que as ideias tenham sucesso, é entender o que o cliente busca em seu estabelecimento. Através do público que frequenta o local e de algumas pesquisas de satisfação, é possível ter uma noção básica do que o seu restaurante está precisando.

Para, de fato, criar algo atraente e que provoque uma mudança de ares, você pode buscar inspiração de ideias criativas para restaurantes, seja através das redes sociais - o Pinterest é uma ótima rede para encontrar ideias para restaurantes - ou até mesmo na concorrência.

No entanto, fique atento para não copiar outros estabelecimentos e se apegue ao que é importante num restaurante: autenticidade, bom atendimento e, com certeza, comida de qualidade.

Além disso, a mesma tática de observação pode ser feita ao buscar alguns estabelecimentos inovadores pelo mundo. De qualquer maneira, confira algumas opções para considerar a seguir.

1.  Cardápio diferenciado

A tecnologia domina o mundo atualmente, e as pessoas adoram isso. Logo, investir em algumas tecnologias, como o cardápio digital no tablet ou cardápio digital por QR Code, são opções viáveis.

Também é interessante disponibilizar um cardápio online, através de site, blog ou aplicativo, para que o cliente já saiba o que esperar e tenha uma noção do que vai consumir, quando chegar no seu estabelecimento.

Além disso, um cardápio criativo precisa fugir da mesmice de apresentar apenas nomes, ingredientes, preços e fotos dos pratos.

Ao contrário: tente trazer algo único, ao pensar em títulos criativos para os pratos, assim como descrições que despertem o desejo da comida no cliente e tire o foco dos preços.

2.  Construção de ambiente personalizado

Para buscar ideias diferentes e tornar seu restaurante um local mais atraente para os consumidores, destacando-se da concorrência, vale a pena tentar buscar ideias em restaurantes inovadores pelo mundo, como já mencionamos mais acima.

Afinal, cada país tem sua cultura e os donos de estabelecimentos do ramo de alimentação fora de casa tentam coisas diferentes, com o objetivo de tornar seu negócio único.

Ao fazer uma pesquisa rápida, você vai perceber que muitos restaurantes vão pelo caminho temático, ao construir um ambiente personalizado - o que por si só já é uma bela dica.

Mas, indo mais a fundo, alguns dos temas inusitados que vemos sendo utilizados incluem:

  • Hospital (restaurante Heart Attack Grill, em Las Vegas);
  • Banheiro (Modern Toilet, em Taiwan);
  • Prisão (The Lock-Up, em Tóquio);
  • Embaixo do mar (Red Sea Star, em Israel).

Isso apenas para mencionar alguns dos mais interessantes, entre muitas outras ideias que vão de aliens e ninjas, até reproduções de obras famosas, como "Alice no País das Maravilhas" e até mesmo "Barbie".

Se você está interessado em mudar para atrair mais clientes e quer saber o que fazer para inovar um restaurante, saiba que tanto a ambientação quanto o cardápio já serão ótimas formas de começar e oferecer aos seus clientes um diferencial que eles não encontrariam na concorrência.

E, se o seu empreendimento já funciona há algum tempo, repaginar o ambiente e torná-lo mais moderno e sofisticado já vai ser de grande ajuda.

Aliás, você pode aproveitar para usar a reforma como um convite para os novos e antigos clientes conhecerem o novo ambiente.

3.  Atendimento online

Essa alternativa também está bastante relacionada com a tecnologia e pode caminhar junto com oferta de um cardápio digital por QR Code, sites, blogs ou aplicativos. Ou seja, ao invés de apenas apresentar as opções possíveis, você pode trabalhar com atendimento via meios digitais.

As redes sociais também podem ajudar nesse tipo de venda, ao serem utilizadas como um canal para isso. Aplicativos como WhatsApp Business e Instagram já possuem recursos para auxiliar empreendedores a vender, facilitando a comunicação e agilizando o atendimento.

Hoje em dia, muitas pessoas buscam pelos estabelecimentos nas principais redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e WhatsApp, então é importante que o restaurante mantenha essas redes ativas e que sempre tenha alguém conectado, cuidando para responder eventuais dúvidas dos clientes que entrarem em contato por ali.

Além de tirar todas as dúvidas, é possível fornecer alguns serviços de reserva de mesas e entrega de cupons de desconto, por exemplo.

Disponibilizar delivery, através das redes sociais, pode ser um pouco mais difícil, mas, com uma boa organização e atendentes exclusivos, pode funcionar. É o caso de links de pedidos, como o Deliway, que podem ser disponibilizados em todas as suas redes sociais.

4.  Apresentação dos pratos e drinks

A maneira de apresentar os pratos e drinks para os clientes também faz a diferença na hora de atrair os consumidores para dentro do local. Usar decorações mirabolantes ou elegantes, dependendo do estilo do restaurante, pode ser um grande diferencial de ideias para inovar o restaurante.

Também podemos pensar em uma estrutura do estabelecimento para montar vitrines com réplicas (que podem ser feitas com cera ou impressões 3D, por exemplo), de algumas apresentações de refeições completas, com um prato bem decorado e uma bebida especial, para chamar mais atenção na unicidade que está sendo oferecida.

5.  Noite diferenciada

Agora que você está percebendo as diferentes maneiras de como inovar um restaurante, você pode talvez pensar em algumas ideias mais clássicas, que nunca foram feitas no seu próprio estabelecimento, como os momentos de happy hour ou as game nights.

Criar uma noite de jogos estilo trivia (conhecimentos gerais) pode ser uma boa maneira de atrair grupos de clientes ao restaurante que podem competir entre si - e ganhar alguma porção especial do prato da casa.

Além das já conhecidas noite de jogos, algumas outras opções são:

Noite de karaokê

Para não causar constrangimentos e inibir as pessoas que não possuem técnica, mas querem se divertir, você pode fazer a noite dos amadores e a noite dos profissionais, segmentando o público.

Jogos de tabuleiro e cartas

Não precisa, necessariamente, promover uma noite de jogos. Você pode, simplesmente, manter uma prateleira com alguns jogos de tabuleiro ou de cartas disponíveis, para que os clientes que se interessarem joguem, durante a noite, apenas entre os amigos que foram junto.

Dica essencial para evitar confusões: mantenha os jogos em local de acesso exclusivo dos garçons, para que os clientes solicitem o que querem jogar.

Refeições vendadas

Essa, sim, é uma experiência única e diferenciada! Dizem que, quando comendo e bebendo com vendas, os sentidos do paladar e olfato ficam mais aguçados e permitem uma melhor degustação das refeições.

Então, pensar em um cardápio especial e convidar os clientes a participarem dessa experiência pode ser uma boa estratégia.

6.  Pet friendly

Muitos restaurantes e lanchonetes já oferecem um espaço pet friendly para que os clientes amantes de bichinhos possam passear com seus animais de estimação e tomar um café ou almoçar fora de casa na companhia de seus amigos peludos.

Contudo, você pode ir um passo além e manter um restaurante com animais de estimação próprios, quase como se fossem mascotes do estabelecimento.

Claro que, para isso, você precisa ter uma boa estrutura e manter os bichinhos longe da área das comidas servidas e da área de preparo, respeitando todas as normas para cozinha de restaurante - afinal, você não quer ser punido pela vigilância sanitária, não é mesmo?

Ainda assim, com o planejamento correto e o amor por animais de estimação, é possível montar um restaurante especial, que vai atrair uma clientela diferenciada para o local.

Existem pesquisas comprovando que pessoas que convivem com gatos e cachorros são mais felizes e têm menores índices de depressão e ansiedade.

Você pode usar o restaurante como um meio para oferecer essa convivência para as pessoas que não têm condições de manter pets em casa.

Além disso, outra dica: você pode trabalhar com um serviço de doação de animais. Basta deixar a imaginação fluir.

7.  Esteiras de entregar comida

As esteiras para entregar as refeições já são bastante populares em restaurantes japoneses ao redor do mundo. Mas por que não adaptar o seu negócio a elas?

Elas podem ser ótimas para serviços que precisam ser entregues, assim que saem da cozinha (por exemplo: porções de frituras ou saladas frias).

Também são uma ótima inovação em restaurantes que, com certeza, farão os clientes encher a sua loja de elogios. Principalmente em noites muito movimentadas, quando, talvez, os garçons não conseguem dar conta de atender todas as mesas e entregar as comidas com rapidez.

Essas esteiras podem servir para salvar o movimento do seu negócio, gerando lucros!

Bônus: modernidade e praticidade ao alcance de um toque - conheça o cardápio digital

Você já se perguntou qual o diferencial de um restaurante, certo? Essa é uma pergunta muito comum na hora de escolher dentre um leque de opções disponíveis.

A verdade é que, em tempos modernos como o que vivemos, ganha quem oferece maior comodidade aliada à tecnologia aos clientes. Entretanto, oferecer esse recurso não precisa ser algo caro ou impensável para o seu restaurante.

O cardápio digital chegou para dar uma mãozinha ao seu restaurante.

Já pensou em não gastar mais com cardápios físicos ou até mesmo a atualização dos menus? O cardápio digital oferece muitas vantagens que você não encontra em cardápios impressos, como:

  • ele é amigável ao meio ambiente, pois dispensa o uso de papéis;
  • a atualização é feita de maneira rápida e prática pelo próprio gestor através de um painel de controle do menu;
  • o cliente tem mais tempo para escolher o prato e realizar o pedido, e nem precisa esperar pelo garçom para isso, já que o sistema envia o pedido direto para a cozinha;
  • mais espaço no celular: com o cardápio QR Code, o cliente não precisa nem mesmo baixar qualquer aplicativo, tudo é feito pela câmera do celular; e
  • mais econômico: o gestor pode trabalhar com equipe de garçons reduzida, já que o cardápio faz boa parte do trabalho.

Pode ter certeza: investir em tecnologia e deixar seu negócio mais moderno é a melhor forma de inovar o seu empreendimento para atrair mais clientes e aumentar o ticket médio do seu restaurante.

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