Como criar e ler o QR Code

Aprenda agora mesmo a criar e ler QR Codes, tecnologia cada vez mais presente na administração e divulgação dos negócios.

Compartilhe

Criar ler qr code

O QR Code está presente em diversos lugares e ajuda na organização e divulgação de informações dos mais variados produtos e setores do mercado, sendo utilizado em embalagens, cartões de visita, cartazes, panfletos e pode ser disposto até mesmo em murais e paredes.

Cada vez mais presente no dia a dia, esse código é usado para facilitar a rotina devido à rapidez de acesso aos sites e documentos com um simples apontar da câmera, disponibilizando, instantaneamente, as informações buscadas no dispositivo móvel.

Devido à sua popularidade, é importante saber não somente como escanear o QR Code, mas também como gerá-lo para fazer uso dessa nova tecnologia, e é nessa missão que vamos ajudá-lo hoje!

O que é QR Code

Trata-se de um código bidimensional que pode ser utilizado nos mais diversos tipos de operações, como nas criações de inventários, ações de marketing, Shop & Go, fazer parte de embalagens com informações nutricionais e receitas, ser usado em cartões de visita com dados pessoais, divulgar promoções, entre outras. Para isso, basta tê-los impressos em superfícies, adesivos ou papéis.

Eles são conhecidos como a evolução do código de barras, isso porque são bidimensionais, possuem a capacidade de armazenar vários tipos de informações e podem ser lidos instantaneamente com a câmera de um dispositivo móvel.

A sigla QR Code vem do termo inglês Quick Response Code que, traduzido para a língua portuguesa, significa "código de resposta rápida''.

Como criar um QR Code

Para criar o seu código, você precisa encontrar um site que faça esse serviço ou contratar uma empresa geradora de QR Code, sendo essa última a mais recomendada, principalmente se o uso for para fins profissionais.

Com a instrução adequada, é possível criar um código que assegure os dados de quem o cria e de quem o acessa, nesses casos, uma empresa especialista no assunto pode auxiliar na criação, edição e finalização do QR Code até a sua impressão.

Além disso, a sua marca trará muito mais credibilidade e poderá atualizar constantemente o uso do código, deixando-o disponível online ou em cartazes, panfletos e vitrines.

Como ler QR Code com o celular

Todos os dispositivos móveis atuais possuem o leitor de QR Code ativos e integrados, para usá-lo, basta:

  1. Abrir a câmera do seu celular.
  2. Apontar a câmera para o QR Code.
  3. Clicar na notificação de acesso que aparecerá em sua tela para direcioná-lo ao site ou documento que deseja.

Caso o seu celular não possua um leitor de QR Code, você poderá baixá-lo na Apple Store (para aparelhos iOS) ou Play Store (para aparelhos Android) do seu celular. Os cinco melhores aplicativos ofertados são:

  1. Barcode Scanner – para Android e BlackBerry.
  2. QR Scanner – para Android.
  3. QR Code Reader – Android e iOS.
  4. Google Lens – Android e iOS.
  5. Leitor de Código QR – Android.

Os nomes são parecidos e suas funções também. Alguns permitem até mesmo a leitura de código de barras, por isso é importante ler as informações e comentários para escolher o aplicativo para QR Code ideal para você. Entretanto, todos eles exercem a função simples de leitura do código de maneira muito rápida e são os mais indicados do mercado!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais