Como criar um cardápio online por QR Code gratuito?

Contar com um cardápio digital tem se tornado cada vez mais urgente para quem trabalha na administração de restaurantes. O cardápio por QR Code é uma opção boa e barata para começar. Entenda tudo sobre esse tipo de cardápio e saiba como criar um modelo gratuito na internet.

Compartilhe

Criar cardápio qr online

A tecnologia do QR Code permite criar um cardápio online, o qual pode ser facilmente escaneado, abrindo um link que redireciona o cliente para o menu com apenas um clique.

Desenvolver o cardápio do seu restaurante não precisa ser uma tarefa difícil. Existem algumas opções para criar um cardápio online grátis: pelo celular, computador e até mesmo com o auxílio de softwares próprios para isso.

Para que você saiba tudo sobre como criar um cardápio online gratuito e como fazer um pelo celular, preparamos esse guia com todas as informações necessárias!

Plataforma que cria o cardápio QR Code para você

A novidade da Abrahão é super prática: a nova ferramenta de cardápio digital por QR code requer apenas que os clientes do seu negócio utilizem a câmera dos seus celulares para acessar o cardápio, que não vai precisar estar hospedado em sites e nem possuir modelo pronto.

Além disso, quem conta com esse recurso também tem acesso a um suporte técnico especializado em cardápios digitais. Ou seja, você oferece aos seus clientes um produto moderno com a garantia de um suporte disponível para resolver quaisquer dúvidas que você possa ter.

Inclusive, a Abrahão disponibiliza um manual para ajudar o gestor a criar seu próprio cardápio online por QR Code grátis através da plataforma. E, para quem assina o Plano Chef, a própria equipe Abrahão, especializada em engenharia e psicologia do cardápio, cria o seu menu por QR Code com as melhores estratégias para aumentar as vendas do seu restaurante.

A montagem do cardápio se dá da seguinte maneira: nossa equipe analisa o cardápio que você já tem e dá algumas sugestões de melhoria e elenca os itens conforme a rentabilidade que os produtos têm no seu restaurante.

Dessa forma, a organização dos itens no menu aliada a um design moderno, elegante e intuitivo que instiga o consumo vai fazer com que suas vendas tenham um aumento considerável.

Ou seja, para quem quer investir na melhor ferramenta de cardápio por QR Code tendo retorno fácil em um investimento que se paga em poucos meses, a versão Pocket do nosso menu digital se torna a melhor opção.

O mais legal é que o seu cliente poderá não só visualizar o cardápio, como também fazer os pedidos através dele, com o Plano Chef da plataforma. Com ele, os pedidos são feitos e enviados diretamente para a cozinha, e o cliente ainda pode pagar a conta diretamente pelo celular.

É o fim dos cardápios impressos e a entrada na era digital, mais amigável ao meio-ambiente e mais interativa também.

Ah, e o cliente não precisa baixar nenhum aplicativo para acessar o cardápio, bastando apontar a câmera do celular para abrir o link indicado na tela.

Para o cliente, é mais comodidade e conforto na hora de fazer os pedidos e, para o gestor do negócio, mais economia tanto com cardápios físicos quanto com a contratação de uma equipe reduzida - já que os garçons ficam encarregados apenas de levar os pratos até a mesa.

Outra grande vantagem é poder atualizar o cardápio em tempo real através da ferramenta.

Como funciona um cardápio via QR Code online

Esse tipo de cardápio funciona quando o arquivo contendo o cardápio - nos formatos PDF ou JPEG, por exemplo - é hospedado em uma URL. Ou seja, é necessário criar um site para colocar o cardápio online.

Em outros casos, como no Abrahão Pocket, o cardápio é hospedado em uma página exclusiva com um endereço online exclusivo para o seu restaurante que, ao contrário das imagens e PDFs que são apenas hospedados em sites, permite que o cliente interaja com a página, faça seu pedido e até mesmo feche a conta ou chame o garçom pelo próprio celular.

Para os cardápios comuns, como os mencionados no início deste tópico, depois que a imagem ou documento já estiver devidamente hospedado em um site, é só cadastrar o link desse site em um gerador de QR Code, que vai emitir o código bidimensional que será capturado pela câmera do cliente e mostrará o link do seu cardápio para acesso.

Se interessou? Essa é uma ótima medida para economizar com cardápios físicos que exigem manutenção e custam caro para o bolso do empreendedor toda vez que é preciso fazer uma atualização.

E, vamos combinar: os clientes têm preferido cada vez mais usar as alternativas digitais, que são mais práticas, dinâmicas e higiênicas do que o papel. Afinal, o cliente usa o próprio celular para acessar esse modelo de cardápio digital.

Como criar um cardápio online via QR Code gratuito

Para quem quer começar a investir em um cardápio digital sem gastar, uma forma é começar fazendo seu cardápio QR Code gratuito.

No entanto, essa alternativa não é muito viável a longo prazo. Afinal, os cardápios se tornam estáticos e não são interativos, ou seja, ainda dependem de constante atualização.

Para quem quer investir em algo duradouro e com retorno garantido, o ideal é apostar em uma plataforma própria para hospedagem e criação de cardápios, como a Abrahão.

Dessa forma, você consegue atualizar o cardápio instantaneamente e não precisa repetir o processo de criação e hospedagem de menu sempre.

Mas, se você quer entender mais sobre o processo de criação de cardápio QR Code, preparamos um guia básico que pode auxiliar você a colocar seu primeiro protótipo de cardápio online no ar.

Primeiro, você deve criar o design do seu cardápio. Uma dica é utilizar aplicativos como o Canva ou Photoshop, que possuem templates para você se inspirar na hora de criar o seu menu.

Nesse processo, você deve preencher manualmente todas as informações sobre os pratos oferecidos pelo seu restaurante, valores e até mesmo escolher a combinação das cores.

Depois de pensar em todos esses detalhes e ter feito o design, basta exportar o arquivo em PDF e hospedar o documento em uma página na web. Há sites que oferecem hospedagem gratuita, como é o caso dos blogs com domínio Wordpress.

Agora que você já tem o seu cardápio em uma página na web, basta copiar o link e acessar o QR Code generator. Selecione a opção URL no menu, cole o link do seu website com menu e gere o seu código gratuitamente.

Pronto: agora é só imprimir o código em plaquinhas ou adesivos e distribuir pelo seu bar ou restaurante.

Mas lembre-se: sempre que você precisar atualizar o cardápio, é preciso repetir todo o processo por conta própria, inclusive a hospedagem.

Como fazer um cardápio pelo celular

O Canva, como já mencionamos, é um aplicativo muito interessante para quem procura modelos de cardápio online para se inspirar. O aplicativo pode ser baixado pelo celular ou até mesmo ser acessado pelo navegador no computador.

Basta entrar no website ou aplicativo, selecionar a opção “Criar um design”, no canto superior direito da tela e, na barra de pesquisa, digitar “menu” e escolher o modelo que mais combina com o seu restaurante.

Todos os campos dos templates são editáveis e basta clicar nos elementos para editar, escrever ou até mesmo apagar elementos do modelo. O processo é simples e a plataforma permite até mesmo o upload de fotos para que o usuário coloque fotos das opções do menu no documento.

E, se o espaço for pequeno, é possível adicionar páginas no seu cardápio com o mesmo modelo, basta clicar no sinal de “+” no topo do documento.

Então, que tal escolher um bom modelo, acrescentar algumas fotos dos melhores pratos e drinks do seu bar ou restaurante?

Essa é uma boa estratégia para tornar o cardápio mais atrativo.

Legal, não é? De qualquer forma, esses cardápios são super práticos e o investimento para incluir esse novo tipo de cardápio digital no seu restaurante é apenas o custo que você terá adesivando ou imprimindo os códigos.

Mas, caso você procure algo mais profissional e que ofereça suporte para a confecção e manutenção do cardápio, o ideal é procurar por opções como o Abrahão, que conta com duas modalidades de cardápio digital para o seu negócio e que podem até mesmo ser oferecidas ao mesmo tempo para os seus clientes.

Assim, além de boa comida e atendimento, você pode oferecer uma experiência diferenciada à sua clientela sem abrir mão da segurança de uma plataforma que está sempre pronta para atender às suas necessidades.

Vale a tentativa, não é mesmo?

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais