Aumente em até 40% o ticket médio do seu restaurante!

Conheça o oimenu

10 tipos de comidas mais vendidas no Brasil

Se tivesse que responder agora qual é a comida mais vendida no Brasil, qual você escolheria? Trouxemos alguns dados para você descobrir se sua intuição está certa e em quais produtos vale a pena apostar na hora de vender comida.

Compartilhe

Comidas mais vendidas no brasil

Segundo dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017/2018, os principais alimentos consumidos nos lares do Brasil são, nessa ordem de importância: bebidas e infusões, laticínios, cereais e leguminosas, frutas, hortaliças e carnes.

Entretanto, quando o assunto é comprar pratos prontos, especialmente por delivery, a coisa muda de figura: as comidas mais vendidas no Brasil são, segundo retrospectiva 2021 do iFood, hambúrguer, pratos com carne, sanduíche, pratos com frango, sobremesa, sushi e sashimi, marmitas, açaí, massa e pizza e pratos com peixe.

Qual o tipo de comida que mais vende?

Não tem jeito: entre todas as pesquisas que analisamos, estão sempre como as comidas mais vendidas em restaurantes, seja presencial, na rua ou por delivery, os lanches.

Desde cachorro-quente, x-salada, x-tudo e misto quente, até sanduíches e salgados, como coxinhas e empadinhas. Além do destaque para o queridinho hambúrguer.

Esses já são bons indícios para quem quer montar um restaurante e ainda não decidiu qual produto vender. Especialmente para hambúrgueres, existem desde opções fast food até as mais trabalhadas, como os chamados hambúrgueres gourmet, para atrair todos os gostos.

O que mais vende em delivery?

Quando o assunto é delivery, o hambúrguer ocupa a primeira posição, à frente até mesmo da famosa pizza. Segundo dados coletados em 2021 pelo iFood, o maior aplicativo de delivery de comida do País, a ordem dos 10 pratos mais pedidos ficou assim:

  1. Hambúrguer
  2. Pratos com carne
  3. Sanduíche
  4. Pratos com frango
  5. Sobremesa
  6. Sushi e sashimi
  7. Marmita
  8. Açaí
  9. Massa e pizza
  10. Pratos com peixe

Entre os hambúrgueres, pedidos mais de 100 milhões de vezes, merece destaque novamente o grupo dos “x”: x-tudo, x-bacon, x-burger, x-salada, além do hambúrguer em si.

Entre as sobremesas, os doces mais pedidos foram bolos e tortas, sorvetes, milk-shakes, açaís e mousses. Apesar de estar em sexto lugar, o sushi e o sashimi foram pedidos 37 milhões de vezes pelo aplicativo.

Além disso, é importante destacar um aumento de pedidos por comida saudável, se compararmos março de 2020 a março 2021, bem como uma maior preferência por comida japonesa.

Já quando falamos de pratos com carne, frango ou peixe, encontramos uma comida bem brasileira, que envolve, além das carnes, como um belo bife acebolado, os tradicionais arroz, feijão, fritas e salada, bem como feijoada e estrogonofe, que também são muito queridos pelos brasileiros. O famoso PF - prato feito.

A marmita também vem nessa linha do PF, quando os restaurantes oferecem essa comida brasileira em porções para serem degustadas todos os dias - e alimentarem bem, afinal, não deixa de ser um prato muito saudável.

Por fim, as pizzas não poderiam faltar, pela sua facilidade de consumo, já que vão bem sejam quentes ou frias, ou até no estilo amanhecida no café da manhã. Sem contar que as pizzarias brasileiras adoram criar um sabor novo, deixando tudo ainda mais interessante.

Comida de rua que mais vende

Já quando o assunto é comida de rua, para você que quer montar um food truck ou vender comida na praia, segundo a revista Bula, as 10 comidas mais amadas pelos brasileiros são, respectivamente:

  1. Pastel
  2. Cachorro-quente
  3. Espetinho
  4. Kebab
  5. Tapioca
  6. Milho na manteiga
  7. X-tudo
  8. Churros
  9. Pipoca
  10. Queijo coalho

Atire a primeira pedra quem nunca apreciou um bom pastelzinho de feira. Apesar de não conhecermos a sua origem exata, supõe-se que o pastel tenha chegado ao Brasil pelos imigrantes japoneses e chineses, por causa da sua proximidade com o rolinho primavera.

Mas é fato que os recheios de carne, queijo, frango e Catupiry acompanhados de vinagrete são uma criação presente nos cardápios das pastelarias brasileiras e um sucesso quando o assunto é comida de rua.

Já o espetinho de rua, também conhecido como “churrasquinho de gato”, é a variação do churrasco, outro prato muito comum nos lares brasileiros. De rápido preparo e barato, o espetinho costuma ter vários tipos de carne e acompanhar molhos e farofa.

Em quarto lugar, o kebab nada mais é do que uma adaptação do churrasco grego que, apesar do nome, tem origem turca. O alimento é preparado com capa de filé temperada, assada em um espeto giratório. Após isso, os pedaços de carne são cortados e colocados em um pão francês - ideia totalmente brasuca.

Na comida de rua também encontramos heranças indígenas: a tapioca e o milho. Este último possibilita uma diversidade enorme de preparos, mas que tem na combinação com a manteiga um dos alimentos mais consumidos nas praias brasileiras. O milho é servido cozido com uma bela colherada de manteiga.

Nessa mesma linha do milho, vem o queijo coalho, que surgiu há mais de 150 anos no Nordeste e caiu nas graças dos brasileiros ao ser vendido em espetinho nas ruas e nas praias.

Quanto aos churros, como todos os alimentos citados, a gente não podia deixar de dar um toque abrasileirado na iguaria espanhola e, por aqui, o churros é recheado. O de doce de leite é o mais comum, mas também são da preferência dos consumidores o de goiabada e o de brigadeiro.

A pipoca é um dos alimentos de rua mais tradicionais, vendida em carrinhos desde o século XVIII. Com o tempo, passou a ser o principal alimento consumido nos cinemas também.

Hoje, ainda é vendida, como de costume, nas versões salgada e doce - as mais preferidas dos pipoqueiros de plantão -, mas também é encontrada em opções gourmetizadas, com coberturas para todos os gostos.

Agora que você já conhece algumas das comidas mais vendidas no Brasil, seja no salão do restaurante, por delivery ou na rua, já tem uma bela inspiração para abrir seu negócio de comida também, não é mesmo? Boas receitas!

Transforme o seu cardápio em uma poderosa ferramenta de vendas

Ebook enviado com sucesso!

Agora você pode ler este ebook sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o oimenu

Saber mais