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Como o cardápio digital pode melhorar o atendimento

O cardápio digital pode otimizar o seu atendimento, tornando-o mais dinâmico e menos engarrafado. Tudo isso enquanto aumenta o ticket médio do seu restaurante e potencializa o crescimento do seu negócio.

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Cardápio digital atendimento

Os menus mais modernos transformaram a rotina de atendimento de muitos estabelecimentos, proporcionando uma dinâmica quase que de autoatendimento aos consumidores de um negócio.

Em contrapartida, os restaurantes que ainda não aderiram a essa tecnologia acabam perdendo a chance de oferecer aos seus clientes um diferencial, já que para os estabelecimentos que possuem um fluxo constante de consumidores, o cardápio digital facilita o atendimento.

Afinal de contas, nesse contexto, o menu impresso se torna ineficiente, exigindo muito da casa e do cliente, impedindo o desenvolvimento do estabelecimento.

Para tornar ainda mais palpável os benefícios da tendência, neste artigo, mostraremos como funciona um atendimento com o cardápio digital, apontando também os motivos para adotá-lo.

Como funciona um atendimento com cardápio digital?

Diferentemente dos menus tradicionais, o cardápio digital foi criado para agilizar e otimizar a prestação de serviço do estabelecimento, tornando o atendimento mais autônomo, dinâmico e conveniente para o cliente ao mesmo tempo que é acessível financeiramente para o restaurante.

Correria de garçom de um lado para o outro, cliente levantando o braço em todos os cantos do salão, caos generalizado. Essa cena parece familiar? Se sim, saiba que adotar um sistema de pedidos mais moderno pode fazer com que essa realidade não seja mais um problema no seu restaurante.

Há diversos tipos de menu conectados à tecnologia, sendo o cardápio digital via tablet e por QR Code os modelos mais conhecidos.

No primeiro modelo, o dispositivo é colocado em todas as mesas do estabelecimento, sendo de responsabilidade do cliente conferir as opções do restaurante disponíveis na tela do tablet para visualizar as opções do cardápio e realizar os pedidos em seguida.

O garçom, nesse cenário, será o responsável por levar as bebidas e os pratos solicitados e também por oferecer suporte no que for necessário. O atendente pode ser chamado através de um botão encontrado na tela do tablet.

Desse modo, o cliente não precisa passar o olho por todo o salão atrás de um garçom, que poderá trabalhar tranquilo de acordo com os pedidos feitos através do tablet disponibilizado nas mesas.

No segundo modelo, no cardápio via QR Code, a dinâmica é um pouquinho diferente, embora os benefícios, como a autonomia e a praticidade, permaneçam os mesmos.

Nesse caso, o QR Code, ou seja, o código de acesso, é disponibilizado nas mesas do estabelecimento e o cardápio é acessado por meio do celular do cliente, através do escaneamento do código.

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Qual a melhor forma de atender com o cardápio digital?

Como mencionado no tópico anterior, existem vários tipos de cardápio digital, sendo os mais comuns:

  • O modelo por QR Code
  • O menu digital em tablet
  • O board menu digital
  • O cardápio virtual
  • O aplicativo de cardápio digital

Dentro das opções, a melhor forma de atender o cliente através da tecnologia será contratando um modelo que tenha integração direta com a cozinha e que esteja conectado ao sistema de gestão do restaurante.

Afinal, será essa integração de dados que fornecerá o resultado esperado: autonomia para o cliente, uma quantidade reduzida de staff no atendimento e redução de custos no geral.

Qual o cardápio digital mais indicado?

Entre os tipos mencionados no tópico anterior, os modelos via tablet e por QR Code são os mais indicados, afinal de contas, apresentam maior potencial quando comparado aos outros e, de modo geral, são acompanhados de uma solução tecnológica completa.

Confira as funcionalidades de cada um deles.

Cardápio digital por tablet

O cliente pode visualizar todo o cardápio em um tablet disposto em sua mesa, com fotos e informações sobre os pratos, incluindo preços, ingredientes e pode até mesmo adicionar extras.

Assim, através do tablet, o consumidor pode acessar as opções, realizar o pedido, chamar o garçom e inclusive pagar sua conta diretamente da mesa com toda a autonomia do mundo!

Cardápio digital por QR Code

Esse modelo oferece comodidade e autonomia ao cliente, afinal, o acesso é feito diretamente pelo celular dele. Basta que o consumidor abra a câmera do seu celular, aponte para o QR Code disponível na mesa ou em outro lugar à vista e escaneie o código para ter acesso instantâneo ao cardápio do restaurante.

Inclusive, dependendo do sistema contratado, o cliente pode visualizar o menu, escolher o pedido e ainda fechar a conta, diretamente pelo próprio celular.

Além disso, o cardápio digital via QR Code costuma ser mais acessível financeiramente. Por outro lado, para que esse modelo possa ser utilizado, o cliente deverá ter em mãos, obrigatoriamente, um dispositivo celular.

Quais as vantagens e motivos para adotar um cardápio digital?

Além de possuir uma fácil manutenção, sua atualização é feita em tempo real, ao contrário do menu impresso, que precisa ser refeito e impresso novamente caso algum prato saia de circulação ou algum erro de digitação seja cometido.

Além disso, o estabelecimento que implementa o menu digital, economiza com a contratação de equipe para o atendimento, visto que boa parte da mão de obra é terceirizada à tecnologia: disponibilizar o menu, enviar pedidos para a cozinha e fechar a conta, por exemplo.

Falando em staff de atendimento, alguns sistemas de cardápio digital, como é o caso do oimenu, recebem o pagamento pelo próprio tablet, dispensando o contato direto com o garçom, medida indispensável para clientes mais exigentes que gostam de praticidade.

Aliás, a otimização de tarefas proporcionada pela tecnologia resulta na redução de custos e no aumento de vendas e esses fatores influenciam diretamente no desempenho do restaurante.

Além desses benefícios, certamente existem outros que podem ser sentidos na prática durante o uso dessas tecnologias. Mas, fala sério, deu para sentir o gostinho de como seria a realidade do seu restaurante com um atendimento baseado em um cardápio digital, não é mesmo?

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