Cardápio Digital - Quais as vantagens, como funciona e quando aderir

Tudo sobre o cardápio digital: desde como funciona até quando você deve adotar no seu negócio!

cardápio digital no tablet

Se você está curioso para entender tudo sobre cardápios digitais, veio ao lugar certo. Vamos esclarecer todas as dúvidas, explicando como funciona o cardápio digital, quais são as vantagens ao utilizá-lo e, ainda, quais as diferenças em relação a outros sistemas semelhantes.

E então, vamos lá?

O que é cardápio digital?

Existem muitas variações do sistema chamado “cardápio digital”. Alguns, por exemplo, envolvem baixar um aplicativo no celular do cliente, enquanto outros funcionam através de tablets feitos para serem usados apenas pelos garçons. Na verdade, são sistemas que cumprem funções diferentes, mas acabam sendo chamados de “cardápio digital.”

Porém, o sistema mais eficiente - e que pode mesmo ser chamado de cardápio digital - é o que fica sempre na mesa, com o cliente. Este tipo de cardápio é um software, ou seja, um programa de informática que é instalado num tablet - e é este tablet que fica na mesa, à disposição do seu cliente.

Dentre suas principais funções estão:

  • Interatividade simples e intuitiva;
  • Touch screen - ou seja, funciona através do toque na tela;
  • Suporta fotos de alta qualidade para ilustrar todos os produtos;
  • Fácil customização de pratos, com múltiplas opções e adição ou remoção de ingredientes;
  • Comanda digital integrada, em que cada cliente possui um cartão único para armazenar todos os seus pedidos, simplificando o pagamento no caixa;
  • Gera relatórios rápidos das vendas, por período.

Mas vamos parar de listar as funções por aqui, pois entraremos em outros detalhes bem interessantes logo mais abaixo. Antes, temos uma sugestão a fazer: você pode assistir ao vídeo abaixo, que mostra o cardápio digital em ação.

Como funciona o cardápio digital?

O sistema todo é muito simples: o cardápio digital é instalado em um tablet que fica sempre na mesa do cliente. Este tablet é customizado especificamente para o cardápio digital - e nada mais! Ou seja, o cliente não poderá usar o tablet para navegar na internet ou usar outros aplicativos, por exemplo.

O cliente navega de maneira intuitiva, apreciando fotos de alta qualidade de todos os produtos e, ao fazer isso, por causa da engenharia de cardápio já contida no software e no seu layout, simplesmente adiciona mais itens ao pedido, podendo também escolher entre opções de customização configuradas por você, proprietário do restaurante.

Quando não estiver sendo usado, o cardápio digital exibe uma tela de destaques que também pode ser customizada facilmente pelo proprietário ou gerente, para poder mostrar seus melhores pratos e produtos em oferta.

Cada um desses pontos trabalham juntos para otimizar a experiência do cliente:

  • Cardápio atrativo à disposição do cliente, o tempo todo;
  • Conteúdo com imagens de alta resolução;
  • Engenharia de cardápio e psicologia do consumo incluídas no layout;
  • Possibilidade de customização dos prazos;
  • Autonomia para o cliente, através do autoatendimento;
  • Tela de destaques, mostrando as ofertas e principais produtos;
  • Configuração em tempo real.

A tela de destaques chama atenção às suas melhores ofertas e as fotos estimulam o apetite do cliente. A interface simples torna o processo intuitivo até para quem está usando o sistema pela primeira vez – qualquer pessoa que já usou um aplicativo de celular não terá dificuldade alguma em realizar um pedido por conta própria. Ou seja: o seu cliente ganha autonomia.

Para finalizar o pedido, o cliente usará um cartão individual. Basicamente, o cartão serve como uma comanda eletrônica e basta que o seu cliente mostre o QR-code para a câmera do tablet quando o sistema solicitar que o pedido fique salvo no cartão e seja enviado para a cozinha, tudo ao mesmo tempo.

Na saída, o cliente entrega este cartão no caixa e paga somente o que efetivamente pediu e consumiu: os erros são minimizados e o cliente sai satisfeito. Além de tudo, esse sistema agiliza o pagamento, diminuindo filas, pois não será necessário conferir individualmente o que foi pedido por cada cliente.

Quando há mesas com grandes grupos, basta cada um pagar o seu. E, nos casos em que um único cliente pagará pela mesa toda, basta pedir para cobrar todos os cartões juntos.

Quais as vantagens do cardápio digital?

cardápio digital

Já mencionamos outros sistemas que servem como alternativa ao cardápio digital, sendo o mais conhecido o tablet que o próprio garçom carrega consigo para fazer pedidos.

O problema desse método é que ele só faz metade do trabalho. Isso porque, apesar de o pedido chegar mais rápido à cozinha do que por sistemas antigos de comandas de papel, ainda assim há chances de erros (em caso de o garçom lançar o pedido errado). E o garçom pode errar, principalmente, porque precisa prestar atenção em todas mesas e em todos os clientes, tendo que se dirigir a eles quando os mesmos estiverem prontos para pedir.

Já o cardápio digital, este que opera através de um tablet, elimina completamente o processo de “espera”, uma vez que o menu é feito para ser manuseado apenas pelo cliente e fica à sua disposição o tempo todo. Assim, para realizar qualquer pedido, basta clicar, no seu tempo e com a sua pressa, sem precisar sofrer a pressão ou, mesmo, chamar o garçom para realizar o pedido.

Esse software também elimina a possibilidade de erros no pedido, já que é o próprio cliente quem está compondo o pedido exatamente do jeito que deseja, tendo a liberdade e a facilidade de escolher com calma e no conforto de sua privacidade.

E, por fim, esse método também elimina a necessidade do “chama garçom”, aquele botão que fica em cada mesa e, quando pressionado, envia um aviso até a bancada de garçons para que eles saibam para qual mesa se dirigir. O chama garçom pode ser útil em locais de alto movimento, mas novamente, torna-se desnecessário com o uso do cardápio digital.

Diferenças entre o cardápio digital e outros sistemas

cardápio digital tablet

Cardápio digital vs. Comanda Eletrônica

A comanda fica sob a responsabilidade do garçom e ele é o responsável por coletar os pedidos dos clientes; já o cardápio digital é de responsabilidade do cliente e ele mesmo faz os pedidos, com autonomia e liberdade;

Cardápio digital vs. Chama Garçom

Enquanto o "chama garçom" tem como única finalidade ser atendido pelo garçom, com o cardápio digital o cliente sequer precisa do atendimento, sendo o garçom apenas responsável por entregar os pedidos prontos.

Com tudo isso funcionando, seu time de atendimento pode ser bem mais enxuto sem prejudicar a produtividade, já que, agora, os garçons podem circular apenas servindo as mesas, prestando um serviço de excelência e, ocasionalmente, ajudando clientes com informações.

O efeito indireto mais notável desse sistema é que toda a equipe acaba ficando mais tranquila e motivada, gerando ainda mais resultado para o seu negócio.

E como fica a equipe de atendimento?

Não é só o cliente que tem a ganhar com o sistema: a equipe toda também aproveita uma série de vantagens, para facilitar seu trabalho.

Com mais tranquilidade para circular livremente, sem a pressão de anotar pedidos, os garçons podem exercer suas funções com tranquilidade - até mesmo em um time enxuto! - afinal, a cozinha recebe os pedidos detalhados e sem erros, pois foram pensados e realizados pelo próprio cliente. Este é o poder do autoatendimento.

Aliás, com menos garçons para gerir, o proprietário do restaurante, além de diminuir seus custos, poderá investir em treinamentos, que serão melhor aproveitados, tornando a equipe mais eficiente - e aumentando, assim, o valor da experiência que o cliente busca.

Além de tudo isso, o dono ou o gerente do restaurante podem conseguir excelentes relatórios, podendo embasar ainda mais a sua administração e demais estratégias, pois o sistema de cardápio digital dispõe de relatórios de vendas integrados ao cardápio.

Desta forma, podem visualizar o que vende mais, quanto estão lucrando com determinado produto, e os pedidos que menos saem, por exemplo, podendo criar ofertas em tempo real.

Transforme o seu cardápio em uma poderosa ferramenta de vendas
O que você achou do post?

6 Respostas

Deixe seu comentário