Aumente em até 40% o ticket médio do seu restaurante!

Conheça o oimenu

Brewpub: o que é, como funciona e como abrir um

Se você já frequentou um bar que produz e serve sua própria cerveja, você conheceu um brewpub. Assim, se você gostou da ideia e quer investir nessa modalidade de negócio, chegou a hora de aprender como dar os primeiros passos para abrir um empreendimento desse tipo.

Compartilhe

Brewpub

O brewpub é uma modalidade de estabelecimento onde a cerveja é produzida, comercializada e consumida no mesmo local, ou seja, um bar que produz e serve suas próprias bebidas. O brewpub pode ser aberto junto de um restaurante ou apenas vender sua cerveja - tudo vai depender da sua estratégia.

Embora muito comum na Europa, especialmente em países como a Alemanha, os bares que fazem e servem suas próprias cervejas ainda são novidade no Brasil. 

No entanto, como as cervejas artesanais estão ganhando espaço no coração dos brasileiros, esse pode ser considerado um dos momentos ideais para apostar no segmento.

Por isso, nos parágrafos seguintes, você descobre como funciona a modalidade e por onde começar a montar um brewpub.

O que é brewpub?

O brewpub é traduzido ao pé da letra como “bar do preparo ou bar da fermentação” e conhecido, popularmente, como “cervejaria”. O termo, que vem da língua inglesa, é pronunciado assim: “brupãb”.

No entanto, ao contrário de uma cervejaria, o brewpub apenas pode vender sua cerveja no local em que foi fabricada, enquanto a cervejaria pode ter seus produtos revendidos em mercados, bares, lojas, etc. 

Inclusive, por esse motivo, as leis estaduais diferenciam os dois segmentos e, por consequência, aplicam tributação diferente para cada caso. 

O brewpub é um negócio mais intimista, ou seja, a marca da cerveja produzida nesse tipo de estabelecimento provavelmente não vai virar uma multinacional ou algo parecido. 

Entretanto, mesmo sendo um empreendimento local, o negócio pode ser vantajoso, afinal, pode gerar menos custos do que uma cervejaria, como é o caso da logística que é evitada na modalidade.

Como funciona um brewpub?

De modo geral, tem um aspecto um pouco industrial ou até mesmo rústico. A impressão causada pela modalidade se deve ao fato de a cerveja ser produzida e consumida no mesmo local, comumente sendo servida diretamente de um barril - onde a bebida é armazenada.

Por isso, é importante que um brewpub não funcione em um lugar pequeno, afinal de contas, esse tipo de negócio precisa de espaço para os equipamentos e matéria-prima utilizados na fabricação da cerveja artesanal.

Além disso, para que seu funcionamento não seja interrompido e funcione de acordo com a lei, lembre-se de tirar todos os registros e licenças junto à prefeitura antes de montar o seu negócio.

Vai montar um brewpub e também servir comida como acompanhamento? Então aproveite para conferir 10 dicas de petiscos de bar para servir em porções. 

Como abrir um brewpub?

Acompanhe, a seguir, 5 dicas para começar a montar um brewpub.

1.  Faça uma lista dos equipamentos básicos

Antes de qualquer coisa, faça uma lista dos equipamentos necessários para que o brewpub possa funcionar, essa relação de equipamentos vai ser útil para que você possa ter uma ideia de quanto será necessário desembolsar para montar o estabelecimento.

Os equipamentos básicos e indispensáveis são:

  • Caldeira de mostura.
  • Caldeira de fervura.
  • Moinho.
  • Tina de filtro.
  • Tanque de glicol.
  • Tanque de água quente.
  • Misturador de água quente/fria.
  • Trocador de calor.
  • Plataforma de serviço.
  • Aerador de mosto.
  • Painel de comando.
  • Tanque de pressão e maturação.
  • Bomba para trasfega.
  • Barris.

Com a lista de equipamentos e a média de preço de cada item pronta, podemos passar para o passo de número 2.

2.  Descubra qual será o investimento necessário

Além dos equipamentos e matéria-prima, você deve colocar na ponta do lápis fatores como a quantidade de bebida produzida, o tipo de produção, a região e a legislação de cada lugar. 

No entanto, considerando todos esses fatores e também a opinião de especialistas do mercado, o valor necessário para abrir um brewpub fica em torno de R$ 250 mil.

3.  Decida qual será a quantidade de bebida produzida

De modo geral, a quantidade de bebida produzida por um brewpub fica em torno de 250 a 500 litros, mas tomar essa decisão de acordo com os seus objetivos e seu orçamento é fundamental. Inclusive, ela deve ser tomada antes mesmo de buscar um espaço para o seu novo negócio.

Por exemplo, para abrigar uma sala de brassagem de 250 litros, três fermentadores, estoque de barris com matéria-prima e barris que estarão sendo utilizados na produção, mais o restante dos equipamentos para fabricação da cerveja, será preciso em torno de 70 m². 

Além disso, considerando bares, salão com mesa e cadeiras, banheiros e obviamente um faturamento maior no final do mês, o recomendado é alugar um espaço que tenha, pelo menos, 130 m².

4.  Alugue um local para abrir o seu negócio

Agora, tendo em mente a metragem aproximada estipulada anteriormente, você pode começar a buscar o lugar ideal para abrir o seu empreendimento.

Para facilitar a burocracia, uma dica importante é buscar por um local que já tenha liberação para o funcionamento de bares e restaurantes.

Mas, mesmo com “meio caminho andado”, não deixe de mencionar sua intenção de uso no momento de regularizar o seu negócio e tirar seu alvará de funcionamento.

5.  Capriche na qualidade da sua cerveja

Por último, produza uma cerveja de qualidade indiscutível, afinal de contas, você não quer passar por todo esse trabalho para morrer na praia, não é mesmo? 

Estude, faça cursos, compre matéria-prima de qualidade e contrate profissionais qualificados. Não existe outro caminho!

Agora que você aprendeu como investir em um brewpub e conheceu seus benefícios, que tal compartilhar com a gente o que você achou da modalidade? Comente aqui embaixo!

Leia também:
10 tipos de bares para investir em 2022 
Tipos de restaurante: 8 modelos diferentes para investir 
Como montar um pub de sucesso: o guia completo

Transforme o seu cardápio em uma poderosa ferramenta de vendas

Ebook enviado com sucesso!

Agora você pode ler este ebook sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o oimenu

Saber mais