Por que o autoatendimento no restaurante é uma vantagem?

Quer saber como fazer o seu restaurante mais eficiente? O autoatendimento é a resposta!

A tecnologia domina o mundo hoje, a facilidade e praticidade que traz são incomparáveis com qualquer outro serviço. Por causa disso, quem está no mercado procurando novas maneiras de atrair clientes ao seu negócio pode investir em tecnologias sem medo. Uma inovação que tem se tornado cada vez mais comum em bares e restaurantes é o uso do autoatendimento - seja via cardápio digital ou totem.

A utilização do cardápio digital trará muitos benefícios ao seu restaurante, tanto para os clientes quanto para o próprio estabelecimento. Começando pela agilidade e rapidez que traz ao atendimento! Uma das críticas mais comuns a restaurantes costuma ser a demora, tanto dos atendentes quanto da cozinha, algo que o autoatendimento irá extinguir quase que completamente do seu restaurante.

Essa agilidade traz ainda mais benefícios ao seu restaurante, como, por exemplo, a redução de erros em pedidos e um aumento no ticket médio.

Confira com mais detalhes sobre o porquê é uma boa ideia investir no cardápio digital!

Pré-atendimento e Atendimento

Autoatendimento

O cardápio digital pode ser disponibilizado através do site do estabelecimento para o cliente já ter noção do que irá encontrar até mesmo antes de chegar no restaurante. Desta forma, ao chegar, tanto o pedido será feito prontamente quanto o cliente será servido mais rápido.

Outro ponto positivo, tanto para clientes mais tímidos ou clientes que gostam de conferir todas as opções antes de escolher o seu pedido, o cardápio digital é um grande facilitador. Tira a pressão dos garçons de explicar as opções e de pegar o pedido da mesa e tira a pressão do cliente de ter que escolher mais rápido.

Também evita aqueles clientes que entram para conhecer o local e acabam indo embora pois não conseguiram fazer seu pedido ou porque o garçom demorou muito para chegar. Como o cardápio já está pronto para ser consultado e para realizar o pedido, mesmo que a casa esteja lotada o cliente ainda vai poder pedir sua refeição sem perder tempo com atendimento.

Ponto de Vendas (PDV)

O ponto de vendas (PDV) é uma parte extremamente importante do seu restaurante ou bar. Afinal, é o local onde o seu produto é exposto para a venda, que é o grande objetivo de se ter um negócio. Ao utilizar o cardápio digital, você estará contribuindo imensamente para a agilidade do PDV, fazendo seu restaurante trabalhar mais rápido e com eficiência. Isto porque com a interatividade do cardápio digital facilita a escolha da refeição, fazendo o pedido chegar diretamente na cozinha e imediatamente começar a ser produzido.

Eliminação de Filas

sem filas

Ninguém gosta de ficar em filas, certo? Todos fazem o possível para evitar locais que têm muita fila, e isso é até um dos motivos pelos quais os serviços delivery estão fazendo tanto sucesso nos últimos anos.

Em restaurantes que trabalham com pedidos ao caixa, o cardápio digital será um benefício ainda maior! Isto porque ele não necessita de garçons irem até a mesa (o que provavelmente era o objetivo de pedidos no caixa) e também evita filas e clientes impacientes. Mesmo que o restaurante esteja cheio, os clientes poderão pedir suas refeições sem precisar esperar por ninguém.

Aumento do Ticket Médio

aumento de consumo

Ao ter a liberdade para olhar todo o cardápio com calma e poder fazer o pedido em seu próprio tempo, sem a necessidade de ficar caçando um garçom em dias agitados (ou mesmo sendo apressado pelo garçom em dias parados), o cliente acaba se sentindo mais à vontade analisando o cardápio e acaba consumindo mais produtos.

Às vezes pedindo um adicional à refeição, às vezes pedindo uma sobremesa que normalmente não pediria, às vezes também pedindo um maior número de bebidas. A facilidade em adicionar produtos extras ao pedido e poder fazer isso sem pressão alguma ou correria, faz com o que o cliente se sinta mais à vontade no seu espaço.

Redução de Erros

É muito comum quando o garçom está anotando um pedido, que ele esqueça que o cliente pediu seu lanche sem molho, sem algum ingrediente ou com algo extra. Também acontece muito de esquecer qual o sabor da bebida que o cliente pediu.

Com o autoatendimento, sendo o próprio cliente quem faz o pedido e este indo diretamente para a cozinha, os erros em pedidos serão drasticamente reduzidos. Consequentemente, você terá clientes mais satisfeitos e que voltarão ao restaurante com mais frequência.

Tudo isso, claro, contando que você tenha uma boa equipe na cozinha, em número suficiente para dar conta da produção necessária. Afinal, se os pedidos acabarem sendo feitos na pressa, erros também podem acabar ocorrendo, porém bem menos frequentes.

Inovação

Nada melhor do que mostrar ao seus clientes que você se importa em trazer maior qualidade e diferentes opções de atendimento através do cardápio digital. Mais do que isso, a plataforma do cardápio digital já disponibiliza um espaço para pesquisas de satisfação, dando liberdade ao cliente avaliar o restaurante e este tipo de serviço.

Além disso, a utilização do cardápio digital também pode ser uma ótima maneira de atrair novos clientes ao seu estabelecimento. Com o marketing e a plataforma certa, você pode esperar ótimos resultados ao chamar novos clientes ao seu restaurante - muitas vezes pela curiosidade de testar o cardápio digital, que já uma novidade interessante por si só, mas também acontece de atrair clientes que já utilizaram e têm preferência por esse estilo de atendimento.

Integração de Dados

mesa de restaurante

A integração de dados é uma grande vantagem para você, como dono de restaurante. Isto ocorre porque ao utilizar o sistema de autoatendimento do cardápio digital, é possível integrar todos os dados e levantar dados tais como vendas, estoques, produtos e financeiro. Bem mais prático do que fazer manualmente utilizando tabelas e planilhas, não é mesmo?

Essa integração de dados lhe permite economizar tempo e dinheiro, mostrando tudo em um só lugar exatamente quais áreas exigem mais atenção e até que produtos são os mais procurados e populares no seu restaurante. Todos os dados em um só lugar, com rápido e fácil acesso a hora que precisar.

Alinhamento Fiscal

O alinhamento fiscal é importante para qualquer tipo de negócio de vendas funcionar corretamente, é o que irá garantir o cumprimento de obrigações fiscais e tributárias. E a vantagem do autoatendimento é que ele já atende a essas obrigações sem necessidade de um investimento extra, e os pedidos também já estão prontos para NFC-e/SAT e PAF-ECF. A única coisa que você precisa fazer agora é adquirir o seu sistema de cardápio digital!

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