Como montar e abrir uma pastelaria de sucesso

Conheça os motivos pelos quais você pode investir para abrir uma pastelaria de sucesso e tudo que você precisa para começar a ganhar dinheiro com esse negócio!

Compartilhe
 

Os motivos para querer montar uma pastelaria de sucesso são compreensíveis: o preparo de pastéis é simples, o consumo é rápido e barato e, além de tudo, é delicioso!

Esse alimento tão simples faz um grande sucesso no Brasil e é um produto muito popular e fácil de encontrar em lanchonetes, mercados, padarias e feiras.

Justamente porque há uma grande procura por esse lanche, podemos acreditar que uma pastelaria dá dinheiro, desde que você faça boas escolhas e cálculos certeiros.

Para começar, a alimentação é um ramo da economia que está em constante e contínuo crescimento. Então, investir em algo nesse ramo pode ser uma boa ideia.

No Brasil, o pastel é um dos lanches mais queridinhos no dia a dia, devido à facilidade de consumo, seja para comer feito na hora ou levar para comer em casa ou no escritório.

Logo, pastelarias têm, sim, grandes chances de serem um bom negócio — e mesmo uma pastelaria de pequeno porte pode começar dando uma boa margem de lucro.

Apesar disso, não imagine que vai ser fácil, pois você vai precisar trabalhar bastante, com muita dedicação e além disso, ter um bom planejamento.

É preciso pensar na localização, estrutura, equipe de funcionários e ainda mais importante: nos aspectos legais para o seu negócio funcionar.

Por que abrir uma pastelaria?

Higiene pastelaria

Aqui estão os motivos que você deve considerar ao investir em uma pastelaria!

1.  Produto barato

Não apenas porque o pastel é um produto barato de produzir, mas porque ele também pode ser vendido por um valor baixo, o que é algo que atrai todos os tipos de clientes ao seu estabelecimento.

Além disso, como já mencionamos, é um lanche de rápido consumo e fácil de levar para comer em outros locais se for necessário - o que atrai ainda mais interessados.

2.  Preparo simples

Além de ser barato, o preparo do pastel também é bastante simples: basicamente, você precisa de massa e recheio, e ambos podem ser preparadas com antecedência pelos funcionários.

Isso é excelente para uma operação de restaurantes, pois torna todos os processos ainda mais práticos, bastando montar e fritar os pastéis na hora que o cliente fizer o pedido.

3.  Contratação fácil

Mesmo uma pastelaria de pequeno porte precisa de um número mínimo de quatro funcionários: pasteleiro, ajudante, atendente e caixa.

Estimamos que com uma equipe desse tamanho seja possível fazer uma média de 450 pastéis por dia.

É fácil contratar pessoas habilitadas para o cargo de pasteleiro(a), tendo em vista a facilidade de preparo do lanche.

Praticamente qualquer pessoa consegue aprender a montar e fritar um pastel — mas claro que você vai dar preferência a quem já tiver experiência prévia, o que, no Brasil, vai ser fácil de encontrar.

Contratando bons funcionários (pensando em escolaridade, saúde e experiência) e com treinamentos de rotina, a sua pastelaria vai passar a ser a queridinha da região!

4.  Cardápio variado e criativo

Apesar de ser um produto tão simples, você pode investir em diversas opções criativas de recheios.

Variando dos clássicos presunto e queijo, frango com catupiry, calabresa, queijo, etc., dá para inovar e pensar em algumas combinações únicas que chamem atenção à sua pastelaria.

Que tal atum e tomate seco? E você pode ainda apostar nos sabores de pastéis doces!

Uma boa maneira de pensar o seu cardápio é conferir o que seus concorrentes estão servindo, mas sem copiar.

Melhor ainda é inovar no estilo de atendimento, deixando o cliente livre para escolher os ingredientes de sua preferência e recebendo o pastel montado na hora, só para ele!

Além dos recheios, garanta que o seu cardápio de bebidas inclua opções que combinam bem com o tradicional pastelzinho brasileiro, tais como sucos naturais e café.

Mas também ofereça variações como água de coco, refrigerantes e caldo de cana. Um bom e completo cardápio é sucesso garantido!

5.  Vendas rápidas

Por ser um produto tão comum no dia a dia dos brasileiros, a quantidade de pastéis produzidos e vendidos num único dia será bastante grande, tornando seu negócio lucrativo.

Isso porque as vendas são rápidas e o giro do negócio é bem importante: quanto mais rápido seus clientes comem, mais rápido deixam o seu estabelecimento, dando lugar a novos clientes.

Ainda mais se você seguir a dica de manter um cardápio criativo, pois essa é uma forma de agradar e conquistar um público ainda maior.

6.  Equipamentos comuns

Os equipamentos utilizados na fabricação de pastel são bastante fáceis de encontrar, sejam eles novos ou usados.

Claro que para comprar equipamentos usados você vai precisar averiguar as condições em que se encontram tais equipamentos e se já deram problemas antes.

Certifique-se de comprar visando a qualidade antes de fechar um negócio apenas por ter um bom preço!

Agora que você já sabe o porquê a sua pastelaria vai ser um bom negócio, vamos entender o que precisa para montar uma pastelaria.

Como montar uma pastelaria

Vendas pastelaria

1.  Planejamento

Para qualquer tipo de negócio, a fase do planejamento é fundamental.

É preciso sentar para estudar o mercado no qual está ingressando. Pesquise e coloque tudo que você imagina para o seu estabelecimento no papel e, a partir disso, conseguirá ter uma boa noção de gastos e prioridades - desde equipamentos necessários até número de funcionários.

Como você pode perceber, essa parte não é fácil e requer tempo e paciência.

Não se apresse na empolgação de começar o seu restaurante!

2.  Aspectos legais

Se você já está envolvido no mundo dos negócios, sabe que não é possível manter um estabelecimento sem cumprir algumas obrigações legais.

Se você não sabia disso ainda, é uma boa hora para começar a pesquisar quais são os procedimentos necessários para começar sua pastelaria.

Você com certeza precisará do alvará da Vigilância Sanitária. Contudo, antes disso, procure um contador para lhe explicar todos os procedimentos e busque ter a orientação de um analista contábil e/ou administrador de empresa também.

Seu sucesso depende disso!

3.  Localização

Escolher a localização da sua pastelaria é algo que também precisa ser feito com muita paciência.

Você provavelmente já tem alguns pontos em mente, mas certifique-se de analisar bem a região:

  • o movimento;
  • os horários de pico;
  • se já possui estabelecimentos com opções de lanche por perto; e
  • faça uma análise de consumo das pessoas que frequentam a região.

4.  Estrutura e equipamentos para pastelaria

A estrutura da sua pastelaria já deve ser considerada durante o planejamento, para ver se tudo que é preciso se encaixa no ponto que você está de olho.

Estrutura básica de pastelarias

Você precisa garantir que haja espaço para, no mínimo, os seguintes ambientes:

  • área de produção;
  • armazenamento de produção;
  • recepção e caixa;
  • salão; e
  • sanitários.

Lista de equipamentos para pastelarias

Confira nossa lista de equipamentos essenciais para entender se o espaço comporta tudo que é preciso para abrir uma pequena pastelaria.

Vale também para estabelecimentos maiores. Olhe só!

  • geladeira;
  • freezer para pastel;
  • balcão refrigerado;
  • câmara fria;
  • fogão industrial;
  • batedeira;
  • estufas;
  • fritadeiras;
  • bancada para preparo de massas;
  • utensílios de cozinha;
  • cilindro para massas;
  • caixa registradora;
  • embalagens;
  • computadores e impressora.

Isso são equipamentos básicos e é possível que você sinta necessidade de incluir alguns e retirar outros. Só você, que está por dentro do seu modelo de negócios, poderá ter certeza.

Mas uma coisa é importante: faça a lista de absolutamente tudo que considerar para adquirir, pois é preciso desses valores para calcular seus investimentos e, depois, precificar seus produtos.

5.  Bons fornecedores

O sucesso da sua pastelaria irá depender em grande parte da qualidade dos ingredientes utilizados na produção do produto.

Para melhor atender seus clientes, é importante que você tenha uma boa matéria-prima. Logo, os fornecedores que você escolher farão a diferença na hora de vender o produto.

Leve em consideração preços, prazos, qualidade e garantia do produtos de seus fornecedores para então escolher os que oferecem as melhores condições para trazer lucro ao seu negócio.

6.  Limpeza e higiene

Limpeza higiene pastelaria

A limpeza e higienização da sua pastelaria não pode ser deixada de lado nem por um segundo.

Qualquer empresa de alimentos precisa enxergar esse fator como prioridade. Além de manter os equipamentos e o local em si limpos, é importante que os funcionários estejam cientes das regras de manipulação de alimentos.

7.  Divulgação

Não tem negócio que consiga sobreviver hoje em dia sem investir em divulgação - principalmente em redes sociais, tais como Instagram e Facebook.

Fotos dos pastéis, da produção e mesmo o compartilhamento de memes relacionados a comida farão seu perfil e, consequentemente, seu restaurante um sucesso!

Não esqueça de trabalhar com promoções e sorteios para dar ainda mais visibilidade ao seu perfil e atrair mais clientes!

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

Qual o lucro de uma pastelaria?

O lucro depende diretamente, principalmente no início da operação, de quanto custou para montar a pastelaria, pequena ou grande.

Além de considerar o seu ponto comercial e o valor do seu investimento, lembrando-se de calcular tudo, desde a compra de uma caneta até o custo dos equipamentos, você precisará montar uma estrutura de custos para o seu restaurante.

Isso quer dizer que a pastelaria dará dinheiro quando o seu faturamento cobrir todos os seus custos e sobrar dinheiro: a isso se chama lucro.

É difícil a gente afirmar qual o lucro de uma pastelaria, pois não há modelo de pastelaria pronto, mas estima-se que o lucro possa ser de a partir de R$ 3.500.

Tudo isso depende da sua margem de lucro, dos custos, da escolha do ponto, dos resultados das suas estratégias de divulgação e muitos outros fatores.

Por exemplo, em pontos de grande circulação de pessoas, há mais vendas durante o dia inteiro, já que pastel é considerado refeição e também lanche — um produto bem democrático.

Por isso repetimos tanto a importância das suas escolhas, durante todo o planejamento da abertura desse negócio. Uma boa dica é ficar de olho em franquias deste segmento, pois há toda uma pesquisa de mercado feita e você poderá ter boas sacadas dessas análises.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais