Soft Opening: conheça este modelo de inauguração de restaurante

Confira aqui essa ideia para inauguração de restaurante que é um grande sucesso e vai atrair os olhares para o seu negócio!

Compartilhe
 

Se você está começando o seu negócio no ramo de alimentação fora de casa agora, talvez esteja em busca de ideias para a inauguração do seu restaurante, certo?

Uma maneira que já é bastante conhecida fora do país, e tem se conquistado espaço, no Brasil, atualmente, é o soft opening. O termo é da língua inglesa e indica algo similar a uma “pré-abertura” do seu restaurante.

Essa é uma maneira de fazer o restaurante começar a funcionar, sem todo o alarde de uma festa de inauguração, que é tão comum no Brasil. Assim, as pessoas ficam mais confortáveis e a equipe toda de funcionários consegue se adaptar melhor a como será o dia a dia do estabelecimento.

É quase uma oportunidade para testar o funcionamento do seu negócio, depois de todo o planejamento feito, durante a execução e construção do seu sonho.

Há inúmeras vantagens para quem utiliza esse tipo de inauguração de restaurante, estando, entre elas, uma maior interação com o público e a conquista do consumidor, afinal o atendimento será muito superior e mais acolhedor do que seria em uma grande abertura.

Confira mais informações e benefícios do soft opening a seguir.

O que é soft opening

O soft opening, como mencionado acima, é uma pré abertura do restaurante, feita, normalmente, sem divulgação e para apenas alguns poucos clientes - geralmente convidados do dono e funcionários. Essa primeira abertura tem como objetivo testar, de certa forma, os serviços do estabelecimento.

Inclusive, nesse estilo de inauguração, poderá ser feita uma abertura parcial do restaurante, ou seja, apenas alguns setores (como o salão e a cozinha, por exemplo), para poder analisar e entender o que está funcionando e o que precisa ser melhorado, antes de começar, efetivamente, a receber os clientes.

Algo que não é possível quando é realizada uma grande inauguração, pois a equipe não está acostumada, nem mesmo com uma pequena quantidade de clientes - e daí você consegue imaginar que não daria muito certo montar um evento enorme, não é mesmo? Sem contar que poderia estar chamado a atenção do público para os possíveis erros operacionais.

Além disso, o soft opening é uma das ideias para inauguração de restaurante que ajudam a minimizar os custos, tanto financeiros quanto de imagem do local, já que evita desperdício de comidas e, igualmente, evita clientes insatisfeitos por um atendimento mal realizado ou pela falta de produtos logo no início do negócio.

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

Por que optar pelo sistema de soft opening

Por que optar pelo sistema de soft opening

O sistema soft opening, para inauguração de restaurantes, pode ser, também, uma forma de preparação para o estabelecimento e para os funcionários, antes de pensar em uma inauguração oficial e de maior abrangência - essa, sim, contando com divulgações e até oferecendo descontos e promoções especiais para os primeiros visitantes.

E, como já mencionado, é uma estratégia muito importante para entender o que está faltando no restaurante. Quando se convida amigos e familiares para participar do soft opening, já é possível fazer uma análise bem completa do que está funcionando e do que vai precisar de alguns ajustes.

Como fazer o seu soft opening

Para realizá-lo, você precisa apenas abrir o seu restaurante e começar o funcionamento, como se estivesse aberto desde sempre, de acordo com todo o planejamento feito anteriormente, para este momento.

Mas, algumas dicas que podem ajudar são:

  • Não fazer uso do marketing digital de início;
  • Convidar apenas amigos e familiares - inclusive para poder confiar nas críticas e sugestões;
  • Distribuir convites para a equipe de funcionários, convidando seus amigos e familiares;
  • Fazer avaliações com a equipe toda no dia seguinte ao soft opening, para tirar notas sobre o que deu ou não deu certo;
  • Conversar com os convidados para ouvir as opiniões e críticas do soft opening.

É muito mais simples e segura a opção de inauguração de restaurante com o sistema soft opening. Com um bom planejamento, tudo dará certo - sem contar que essa é uma maneira bastante tranquila de fazer o seu negócio começar a funcionar, enquanto inicia a adaptação da equipe a uma rotina futura mais costumeira do estabelecimento.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais