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Aprenda a criar um slogan criativo para seu restaurante

Criar um slogan para restaurante nem sempre é uma tarefa fácil. Siga as nossas dicas para comunicar de forma criativa a essência da sua marca para o mercado.

Slogan para restaurantes

Muita gente acredita que criar um slogan para restaurante trata-se de juntar algumas palavras que elogiem o negócio em uma frase. Na verdade, é mais do que isso e sua criação merece atenção especial.

Comunicar o seu negócio ao mercado deve estar entre as prioridades das suas estratégias, afinal, quem não é visto, não é lembrado. E sua comunicação tem mais chances de dar certo se você tiver um branding bem feito, ou seja, uma identidade visual concisa, em que logo e slogan sejam capazes de comunicar a essência do seu negócio.

Tudo deve se complementar, mas o slogan tem papel fundamental por ser o elemento que posiciona a sua marca na cabeça do consumidor e define a sua oferta. Importante, não é? Vamos entender mais.

O que é um slogan

Se você está se perguntando para que serve um slogan, a nossa dica é: não menospreze a sua importância e dedique um tempo para criá-lo.

O grande desafio na hora de criar um está em conseguir gerar identificação do seu público-alvo com a sua marca e com o que você tem para oferecer dentro de uma frase curta. Sim, a frase precisa ser curta, para ser memorável.

Quando as pessoas escutam ou leem o seu slogan, deve fazer sentido para elas, imediatamente, que se trata “do restaurante que tem o melhor escondidinho da cidade”, por exemplo. Os consumidores devem lembrar de você pelos motivos certos. E o slogan é o seu maior aliado para isso.

Em inglês, slogan significa “grito de guerra”. Assim como uma equipe é identificada em uma gincana pelo seu grito, a sua marca é identificada no mercado pelo seu slogan.

Para alimentar a sua criatividade e mostrar o quanto um slogan é importante para uma marca, seguem três exemplos que você certamente conhece:

Slogan criativos restaurante

O que cada uma dessas frases têm em comum? Elas exprimem as principais características desses negócios.

Quando encontramos o “amo muito tudo isso”, ele entrega todo o posicionamento do McDonald's, que tem a ver com trabalhar constantemente para cativar seu público-alvo, onde quer que ele esteja, sendo uma marca amada pelos seus consumidores. Quem gosta, se identifica, quem não conhece, quer saber porque tanta gente ama.

Já a Hellmann's se intitula como a melhor maionese que existe, porque seus ingredientes são únicos, nenhuma outra maionese tem o que ela tem ou é “de verdade”, porque só ela é “a verdadeira maionese”. É uma empresa que existe desde 1913 e pode usar uma comunicação assim pela experiência que tem.

E o Nescau, que é uma marca muito ligada ao público infantil e jovem, está dizendo que com ela o consumidor tem a energia que precisa para encarar a agenda com disposição, mas não só isso, é uma “energia que dá gosto”, porque além de fazer bem, é uma bebida diferenciada, com um gosto bom, literalmente.

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Como criar um slogan de restaurante

Trouxemos alguns exemplos ligados à alimentação para já deixar você no clima, mas agora é a sua vez. Um slogan para restaurante precisa comunicar a sua essência e posicionamento para o mercado, precisa ser único, curto e certeiro. Mas como fazer isso? Siga nossos passos!

1.  Preparação

Antes de começar a pensar no slogan, tenha bem claro em mente:

Qual seu posicionamento?

Por exemplo: o McDonald's baseia seu posicionamento em quatro pilares: segmentação, experimentação, adaptação e inovação. Por atuar em mais de 117 países, é imprescindível para ele entender as necessidades de diferentes culturas, por isso precisa segmentar, experimentar e se adaptar para inovar.

É daí que saiu o “amo muito tudo isso”, porque ele consegue fazer essa frase ter sentido para seus consumidores em diferentes países, por se posicionar para que isso aconteça.

Qual seu diferencial?

O que torna o seu negócio diferente de outros restaurantes que fazem a mesma coisa que você, seja pelo Brasil ou na sua região? É um atendimento de excelência, um tempero que ninguém mais tem, um prato único, a sua decoração, a sua localização? O que é?

Quem é seu público-alvo?

Saber isso é muito importante! Com quem você quer que a sua marca fale quando mostrar seu slogan? Como citamos ali para o Nescau, o público-alvo deles são crianças de 4 a 10 anos, mas também adolescentes e adultos de até 25 anos. A maioria consome o produto no café da manhã.

Conhecer quem é o público-alvo do seu restaurante pode dar um norte sobre o que falar no slogan, como em “energia que dá gosto”, já que energia é essencial para essa fase da vida. Você pode até mesmo fazer pesquisas com seus clientes se tiver dúvidas sobre quem é seu público. Quais seus gostos, costumes, o que mais chama sua atenção?

Qual seu tom de voz?

Você precisa entender também como quer se comunicar: de maneira mais humorada, informal, com termos populares ou com maior refinamento, pomposidade e elegância. Isso tem a ver com o estilo do seu restaurante. E é importante seguir esse tom de voz em todas as suas comunicações.

Um exemplo de como trabalhar isso é pensar em como a Netflix faz. A linguagem que ela usa é a das redes sociais. Se aparece um termo novo, um meme ou um conteúdo viral, eles trazem isso para a sua comunicação. Assim, o tom de voz deles é jovem e divertido. Porque assim é o público-alvo deles.

Usar o tom de voz certo é a melhor forma de garantir um bom relacionamento com o público-alvo do negócio, gerando empatia e engajamento, por falar a língua dessas pessoas e conseguir envolvê-las.

Qual sua missão, visão e valores?

Ter clara a missão, visão e valores do seu restaurante, ou seja, o que você faz, o que quer alcançar e quem você é enquanto marca, é fundamental para realizar uma comunicação efetiva. Se você ainda não tem essas três definições, é altamente recomendado que faça.

Ao responder essas perguntas, a ideia é que você seja capaz de dizer de forma precisa quem é a sua marca e imprimir uma personalidade a ela, de maneira que, se alguém perguntar qual pessoa a sua marca seria, você consiga relacionar o seu negócio a uma personalidade.

Conseguindo isso, você está preparado para pensar no slogan. Pegue papel e caneta.

2.  Escolha adjetivos

Pense em adjetivos que definam o seu restaurante. Pode escolher mais de um. Descreva no papel tudo aquilo que você entende que o seu restaurante é.

Por exemplo: aconchegante, prático, artesanal, acolhedor, caseiro, sofisticado, popular, romântico, variado, refinado, tradicional, descolado, moderno, doce.

3.  Escolha substantivos

Anote também alguns substantivos que possam explicar o seu negócio, seus pratos, seu ambiente.

Por exemplo: sabor, saúde, natureza, leveza, tradição, amor, paladar, carinho, cuidado, família, fartura.

4.  Anote outras formas de chamar seu negócio

Além de restaurante, você pode chamar o seu estabelecimento de quê?

Por exemplo: bistrô, brasserie, botequim, cantina, casa de chá, choperia, bodega, bar, a quilo, lancheria, churrascaria, grill, hamburgueria, pizzaria, doceria.

5.  Anote outros diferenciais

Seu restaurante tem mais alguma característica marcante? Por exemplo: ele é típico de alguma outra cultura, étnico ou mesmo regional? Quem sabe temático? Anote essas palavras na folha também.

6.  Reúna a equipe

Chame as pessoas que trabalham com você e também conhecem o negócio. Mostre as suas anotações, peça que anotem suas percepções. Juntos, comecem a pensar frases de marketing para o seu restaurante que levem em consideração essas palavras. Mais cabeças sempre pensam melhor que uma.

E não se preocupe: você não vai conseguir contemplar tudo isso que foi pensado até aqui em uma frase e a ideia não é essa. Guiar o pensamento para entender a essência do negócio e exprimir palavras que tenham a ver com ele são apenas uma técnica e provavelmente a melhor forma de chegar em um slogan para restaurante que seja marcante, atraindo clientes.

Esse processo com a equipe inclusive não precisa acontecer em um dia, ou se sentir que as frases não estão rolando, faça um intervalo, dê um tempo. É perfeitamente normal que a frase não venha rapidamente e que seja preciso pensar, repensar e pensar novamente sobre ela. Ninguém disse que seria fácil, esse processo é assim mesmo.

Então, mãos à obra! Temos certeza que, aproveitando os ingredientes citados aqui, você conseguirá criar um slogan saboroso para o seu negócio. Trocadilhos à parte, depois conte pra gente nos comentários como seu slogan ficou!

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