Deliway

Como fazer meu restaurante vender mais?

Vender mais é meta de todos os negócios, certo? Conheça maneiras para aumentar suas vendas, sem precisar investir muito para isso.

Restaurante vender mais

Um restaurante trabalhando a todo vapor, a equipe da cozinha executando como uma orquestra e os pratos saindo sem parar. Esse é o cenário de um estabelecimento que está vendendo muito.

E é preciso tornar esse sonho realidade, colocando sempre como meta e objetivo o aumento das vendas, certo?

Pensando nisso, separamos umas ideias bem práticas que não requerem grandes investimentos em dinheiro - mas, sim, de tempo e dedicação.

Se você ainda não tinha encontrado respostas quando pensava em "como fazer meu restaurante vender mais", vamos resolver isso agora mesmo!

Como fazer meu restaurante vender muito pela internet

Essa modalidade de vendas, não tão nova assim, virou a única realidade de muitos negócios no mundo todo. E não dá para negar: se quiser vender muito, você vai precisar da internet.

Afinal de contas, com o número de mesas reduzido ou mesmo sem poder abrir, muitos estabelecimentos só sobreviveram por meio do delivery e do take out.

É preciso escolher um aplicativo de delivery para começar essas vendas em domicílio, analisando as melhores taxas, para que você ganhe dinheiro de verdade com as vendas.

O Deliway, por exemplo, cobra as menores taxas do mercado, mas é preciso que você verifique se ele atende às suas necessidades, pois o custo não é a única variável a ser analisada.

Depois de resolver o delivery, é hora de efetivamente marcar sua presença no digital.

Mantenha-se nos holofotes digitais

Comece cadastrando seu restaurante em sites de busca local, como o Google My Business e o Tripadvisor, por exemplo.

Preencha tudo que for solicitado e coloque lindas fotos dos seus produtos e ambientes, deixando tudo bem profissional.

Lembre-se de treinar mais ainda sua equipe, com reuniões semanais e exercícios, por exemplo, já que os seus clientes poderão (e irão!) deixar suas impressões nestes sites. E você quer muitas estrelinhas, certo?

Enquanto você ganha reputação nos buscadores, você já deve estar treinando sua equipe, como acabamos de falar. Mas você pode fazer mais para aumentar suas vendas. E, no mundo digital, quanto mais presença melhor.

Redes sociais de restaurantes

Se ainda não tem, crie agora mesmo contas nas mídias sociais como Instagram e Facebook. Se você já as possui, continue lendo, pois uma conta sem conteúdo não adianta de nada!

É isso: a próxima etapa, que é gratuita, é criar conteúdo. Sugerimos fortemente tirar um dia por mês para preparar conteúdo para o mês todo, ou de tempos em tempos, como preferir. É preciso entregar conteúdo de qualidade para os seus futuros clientes.

Quer entender o que colocar nesse conteúdo? Olhe essas dicas:

  • ensine receitas;
  • mostre os bastidores;
  • conte a história do local;
  • conte a história de um objeto da decoração;
  • apresente sua equipe;
  • fale sobre os ingredientes;
  • mostre seus fornecedores parceiros;
  • mostre sua preocupação com a higiene dos alimentos; e
  • ensine seus clientes a cuidarem da segurança alimentar em casa.

Esses conteúdos precisam ter valor para quem segue você, afinal, segundo Simon Sinek, um marketeiro internacionalmente conhecido pela criação do Golden Circle, "as pessoas não compram o que você faz, elas compram porque você faz isso!”.

Aproveite o seu espaço nessas mídias sociais para revelar o seu propósito, é ele que fará você vender muito!

De vez em quando, claro, mescle com as fotos dos seus pratos. Crie desejo no seu seguidor!

Atraia millennials

A geração de pessoas nascidas entre os anos de 1981 e 1996 é chamada de millennial. São os seus clientes que estão na faixa dos 30-40 anos de idade e, portanto, ativamente no mercado de trabalho.

Como consumidores, seu perfil é exatamente esse que estamos falando até agora: eles nasceram com a internet. São usuários ativos da tecnologia e procuram nela os lugares em que gastarão seu dinheiro.

Vamos aos números: as pessoas dessa faixa etária costumam sair para jantar (ou fazer pedido por delivery) 241 vezes por ano.

Portanto, atrair esse público pode ser a resposta mais certeira para a pergunta sobre "como aumentar as vendas de um restaurante".

Quer ideias de como atrair esses jovens adultos?

  • tecnologia de ponta no restaurante, como cardápio digital;
  • facilidade para delivery, com a escolha de uma excelente plataforma de vendas; e
  • oferecer conteúdo instagramável (que desperte o desejo das pessoas de fotografá-lo e divulgá-lo em suas redes).

Marketing offline

Dando seguimento ao último tópico listado acima, o conteúdo instagramável pode ser variado. É que a geração dos 30 aos 40 anos de idade adora compartilhar tudo nas suas redes sociais. Esse é o novo boca a boca.

Considerando isso, ao oferecer "coisas" para que eles publiquem, de maneira espontânea, você trará ainda mais visibilidade para o seu negócio - e diretamente para um público semelhante ao desse cliente que fez o post.

E visibilidade, para se destacar da concorrência da internet, é fundamental. Lembrando que é preciso manter outros aspectos offline em dia, como equipe bem treinada e produtos de excelente qualidade. Mas o que pode ser dado para gerar essa publicidade espontânea?

Você está convidado a criar, mas aqui vão algumas ideias:

  • embalagens de delivery criativas;
  • no ambiente físico, se você precisar separar alguns assentos para o isolamento de segurança, troque fitas e adesivos por ursinhos de pelúcia;
  • mandar um brinde personalizado, que pode ser até mesmo uma sobremesa ou um bombom;
  • envio de recadinhos e frases motivacionais, junto com os pedidos; e
  • cardápio com descrições super criativas.

Técnicas para criar promoções

Os processos operacionais de um restaurante precisam estar em dia, como o perfeito funcionamento da cozinha, mantendo o respeito às hierarquias e seguindo os demais procedimentos de preparo e manipulação de alimentos.

Além disso e dos já citados, como equipe bem treinada e segurança alimentar em dia, é preciso falar de preços.

Sim, talvez você precise oferecer algumas vantagens de preço para os seus clientes, sem tirar muito do seu lucro, ao contrário, com o intuito de aumentá-lo.

Para isso, a nossa dica é usar e abusar das técnicas de cross-selling e up-selling quando você for criar novas promoções. A cross-selling pode ser traduzida do inglês para algo como venda cruzada, ou seja, são os famosos combos.

Você pode pensar na precificação de itens para um combo, oferecendo algum desconto para a compra do kit completo.

Já o up-sell é fazer o cliente pagar um valor extra para receber uma maior porção de algum produto seu, diferentemente do que originalmente pediria. É mais por apenas um pouquinho a mais!

Outra ideia bem bacana é proporcionar um menu degustação ou mesmo providenciar a harmonização dos pratos da sua cozinha com cerveja ou vinho.

E aí, gostou desse guia para aumentar suas vendas?

A leitura dessas dicas deve ser entendida como um ciclo, já que todos os tópicos devem estar acontecendo ao mesmo tempo, para fomentar o aumento de vendas e sua lucratividade. Além disso, as técnicas para oferecimento de promoções e preços podem e devem ser utilizadas no seu cardápio de delivery.

Aliás, essa é uma ótima maneira de se destacar dos demais concorrentes e é importante deixar claro: o trabalho de conteúdo, redes sociais e internet é um trabalho de formiguinha, sem resultados instantâneos. Deve ser feito sempre e com constância.

Quanto antes você começar, melhor. Se quiser dar um gás na divulgação, faça parceria com influenciadores digitais da sua região, para que seus produtos façam salivar a legião de seguidores que esses profissionais conquistaram nas redes sociais.

Transforme o seu cardápio em uma poderosa ferramenta de vendas

Ebook enviado com sucesso!

Agora você pode ler este ebook sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário