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Overdelivery: o que é e como usá-lo na prática

Para conquistar clientes, nada melhor do que superar as expectativas deles, não é mesmo? O overdelivery pode ajudar seu negócio nessa tarefa!

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O que e overdelivery

Não é segredo para ninguém que o delivery de alimentos se tornou um mercado mais competitivo nos últimos anos. Isso faz com que os restaurantes precisem inovar, entregando além do esperado pelo cliente.

Se você pensa que o delivery se trata apenas de entregar os seus pratos, está enganado: o consumidor valoriza a experiência e o relacionamento proporcionados durante as entregas. E o overdelivery é justamente esse "a mais" que você pode começar a entregar para agradar seu público, superando expectativas e fidelizando clientes.

Mas como fazer isso?

O que é overdelivery

Ao traduzir literalmente do inglês, overdelivery é “entregar mais”. Na prática, é quando o empreendedor foca em superar as expectativas do cliente de delivery, incluindo algo não esperado no atendimento ou na embalagem, agregando valor ao serviço.

Além de buscar fidelizar clientes, essa é uma prática que costuma reduzir a taxa de abandono do carrinho e que aumenta o “boca a boca”, porque torna seu cliente um divulgador do seu negócio, o que leva a atrair novos clientes e gera uma cultura interna voltada à satisfação do consumidor do seu restaurante.

Entretanto, para alcançar os resultados esperados, essa não pode ser uma prática feita apenas uma vez. É preciso que o atendimento esteja engajado em sempre surpreender o cliente, de maneira constante. É preciso traçar estratégias e seguir firme nelas, inclusive atualizando-as sempre que necessário.

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Estratégias de marketing em overdelivery

Sem dúvida, a melhor forma de surpreender seu cliente é investindo na embalagem de delivery. Você já parou para pensar na embalagem como a parte do seu restaurante que chega até o cliente? Isso faz ter uma nova percepção, não é?

Se a sua embalagem anda simples demais ou você não se importa com o estado em que ela chega ao consumidor, é assim que ele está vendo o seu negócio: simples demais e descuidado.

Para eliminar essa percepção, você pode fazer algumas mudanças nas suas embalagens e também no atendimento. Essas ações serão sentidas pelo cliente, que lembrará de você e provavelmente voltará a comprar no seu estabelecimento. Confira algumas ideias!

1.  Utilize embalagens de qualidade

Nada de economizar na hora de pensar nas embalagens do seu delivery. Claro, elas devem caber no seu orçamento, mas não cometa o erro de achar que esse cuidado não é necessário.

Invista em embalagens que garantam que seu produto chegará na temperatura certa para o cliente e sem revirar durante a viagem, afinal, a apresentação é muito importante! Dificilmente você voltará a pedir de uma pizzaria cuja pizza chegou com os sabores todos misturados dentro da caixa, não é?

2.  Personalize suas embalagens

O que você prefere: receber um pacote de papel pardo, uma sacolinha de mercado branca ou uma embalagem colorida, com algo escrito e em um formato inesperado?

Temos certeza que entregar seu delivery em uma embalagem igual a de todo mundo passará batido pelo seu cliente, mas entregar em uma embalagem personalizada fará com que ele lembre de você.

3.  Entregue brindes

E não precisa ser nada muito caro, não. Um copo personalizado ou uma ecobag, que são úteis para o dia a dia, e brinquedos e passatempos para as crianças (se isso tiver a ver com o público-alvo do seu restaurante) são ótimas ideias que não deixarão seu delivery passar em branco.

4.  Ofereça marketing sensorial

Entre os melhores exemplos de overdelivery que podemos citar, está explorar os sentidos do seu cliente: tato, olfato, audição, visão e, é claro, paladar.

Você pode oferecer embalagens com texturas ou que viram objetos de decoração depois de usadas, pode entregar algum tipo de aroma, como aromatizantes personalizados com algum cheiro que tenha a ver com o seu negócio, ou quem sabe criar uma playlist em uma plataforma de streaming, convidando o cliente a se conectar com você pela música!

5.  Capriche no atendimento

Além de dedicar atenção à embalagem e ao que será entregue com ela, saiba que todo cliente ama delivery que chega no prazo. E ama ainda mais se chega antes dele!

Por isso, invista para que sua entrega seja ágil, desde o preparo e embalo até a pessoa que vai realizar essa entrega. Se possível, marketing do seu delivery ou oriente para que sejam gentis durante essa tarefa.

Você também pode oferecer um frete mais barato que a concorrência ou grátis, cupons de desconto ou criar um plano de fidelidade que seja vantajoso para o cliente voltar a pedir do seu restaurante.

Também pense nas formas de divulgação do seu serviço, como vai acontecer o marketing do seu delivery. No caso de novos clientes, você já começa a surpreender desde o primeiro contato, com uma comunicação diferenciada, fotos atrativas e atendimento online rápido e amigável.

6.  Prometa só aquilo que pode cumprir para o cliente

Também mostre, de maneira clara, que esse “a mais” que ele está recebendo não está sendo pago por ele, ou seja, que não se trata de uma venda casada, que é proibida por lei. Garanta para o consumidor que ele está pagando apenas pelo produto principal.

Para isso, você precisará dedicar parte do seu orçamento, que poderá custar mais no início, mas que terá grandes chances de retornar em mais vendas a longo prazo!

Esperamos que essas dicas possam ter inspirado você a produzir um overdelivery capaz de fidelizar e atrair novos clientes. E lembre-se: depois de inovar uma vez, seu cliente espera que você mantenha o alto padrão. Então busque renovar suas estratégias de tempos em tempos para continuar colhendo bons frutos!

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