8 fatos que você precisa saber para montar um restaurante

Quando o assunto é montar um restaurante, dúvidas e mais dúvidas surgem, seja sobre as burocracias legais, seja sobre os equipamentos e até como se organizar para que seu estabelecimento seja um sucesso. Por isso, preparamos este post para você!

Compartilhe

Montar um restaurante

Se você está pensando em como montar um restaurante, saiba que existem alguns quesitos que você deve prestar atenção - mesmo se o seu sonho for montar um restaurante pequeno até se for o maior do país: existem alguns passos fundamentais para a inicialização.

Em primeiro lugar, você precisa saber qual o tipo de restaurante quer montar: se vai ser uma pizzaria, hamburgueria, casa de comida japonesa, mexicana, estilo self-service ou algum outro tipo diferente de restaurante.

Depois de escolher o ramo no qual vai atuar, o próximo passo é saber a idade dos seus futuros clientes e o que eles consomem, o que gostam e,  principalmente, o que faz com que eles escolham o ambiente no qual vão jantar ou lanchar.

E, neste ritmo, o último passo para que seu sonho comece a sair do papel é escolher o local do seu restaurante, o nome e criar uma logomarca que seja a cara do seu restaurante, firmando a sua marca.

Agora que você já conheceu as três primeiras dicas para montar o seu restaurante, está na hora de começarmos a desvendar a parte burocrática.

1.  Exigências burocráticas

Para começar a montar seu restaurante, você precisa dar entrada na documentação e algumas são obrigatórias, como por exemplo:

  • tipo da empresa, nome e descrição;
  • inscrição na prefeitura, para conseguir o alvará de localização;
  • registro na Junta Comercial de sua cidade;
  • registro na Secretaria da Fazenda;
  • registro no Sindicato Patronal;
  • inscrição do CNPJ na Receita Federal.

É preciso, também, entrar em contato com a Vigilância Sanitária para conhecer as normas e as leis que seu restaurante precisa seguir, para que não haja problemas futuros.

Depois de todos os passos legais concluídos, você pode começar a pensar nos equipamentos para montar seu restaurante, afinal, um bom restaurante precisa de bons equipamentos, completos e de qualidade, não é mesmo?

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

2.  Equipamentos

Não importa qual segmento alimentício você escolheu ou se seu restaurante será pequeno, médio ou grande e nem se haverá inúmeros pratos elaborados ou um cardápio simples, com pratos fáceis e de pouco manuseio.

A cozinha do seu restaurante precisa estar bem equipada com coifas, fornos, geladeiras, freezers, panelas e outros inúmeros acessórios e utensílios indispensáveis para uma cozinha industrial.

Por isso, a sua primeira tarefa será pesquisar os melhores preços para a compra de equipamentos de boa qualidade e de baixo custo, para que seu restaurante comece com o pé direito em relação às questões financeiras.

O interessante é encontrar um bom fornecedor, que disponha do maior número possível dos equipamentos que você precisa, para que a negociação possa ser feita conseguindo boas vantagens, para ambas as partes.

Claro que, além da cozinha, existem outros equipamentos para montar um restaurante, como, por exemplo mesas, cadeiras, talheres e copos.

São vários equipamentos necessários para garantir a qualidade do seu estabelecimento, para que o seu cliente se sinta confortável e confiante.

3.  Equipe

Trabalho em equipe

Uma equipe de restaurante precisa ser engajada e competente para fazer toda a diferença. Por isso, você precisa confiar nos seus funcionários para destinar tarefas e ter a certeza de que tudo saia corretamente.

Além disso, você precisa escolher a pessoa certa para exercer cada função, para que ninguém fique sobrecarregado e faça o serviço de forma incompleta. Sendo assim, você precisará contratar o número certo de pessoas para completar a sua equipe.

Este número de funcionários dependerá do tamanho do seu restaurante, pois a sua equipe precisa de cozinheiros, recepcionista, barman, auxiliar de limpeza e, claro, garçons.

Vale ressaltar que a quantidade de garçons pode ser menor, caso você opte por aderir a um atendimento automatizado no seu estabelecimento.

4.  Gestão: lucros e economia

Até agora você pensou em todos os detalhes e organizou tudo para abrir seu restaurante, no entanto, nossas dicas para montar um restaurante ainda não acabaram.

Isto porque durante todo o processo de organização, compra de equipamentos e a seleção da sua equipe, você precisa ter na ponta do lápis o valor do seu investimento, para que seu negócio possa inaugurar com uma gestão alinhada e financeiramente sólida.

Assim, você precisa saber trabalhar com o seu dinheiro e economizar na hora de escolher as mercadorias, os fornecedores, o lugar e todas as outras despesas e investimentos necessários para a fundação de um estabelecimento.

Após todo este controle de gestão pré-inauguração, você deve ter em mente que precisa manter a economia e a organização também após a inauguração.

Para isso, você precisa de um bom controle de estoque, além de controlar o desperdício e ter uma boa noção de quanto cada equipamento gasta, para que possa ser feita a economia de forma correta, sem prejudicar a qualidade dos pratos do seu restaurante.

5.  Diferencial

Você pode estar com tudo organizado e pronto para a abertura do seu restaurante, mas, se o seu estabelecimento não possuir um diferencial, algo que realmente chame a atenção, ele poderá ser somente mais um restaurante no meio de tantos. E nós não queremos isso, certo?

Então, vamos às dicas para trazer algo diferente e inovador para conquistar uma boa clientela!

  • qualidade, sabor e boa apresentação dos pratos;
  • preços justos e promoções que estimulem os clientes a comprarem mais;
  • ambiente bem iluminado, bem decorado, com ideias modernas e que pense no meio ambiente;
  • cardápio criativo e que contenha muitas opções para os clientes vegetarianos;
  • tecnologia rápida e atrativa, como tablets para pedidos, app para delivery.
  • Aliás, quando falamos em encontrar um diferencial, é impossível não falar em delivery, uma vez que esse sistema de vendas está crescendo exponencialmente a cada dia que passa.

    A demanda é enorme e você pode - e deve! - conseguir se destacar dentro das plataformas. O Deliway, o iFood e o Uber Eats oferecem muitas funcionalidades como acrescentar fotos em alta qualidade e um espaço para criar descrições diferenciadas.

    Ao escolher um serviço de delivery, contudo, é preciso estudar as taxas cobradas e áreas em que elas oferecem o atendimento. O Deliway, por exemplo, oferece as menores taxas do mercado e atende as pequenas cidades do País também.

Dá para considerar, ainda, se o seu estabelecimento for voltado para o estilo "bar", um número bom de TVs para reproduzir jogos de futebol e outros esportes.

Qualquer pequeno detalhe já é um grande diferencial e nós sabemos que, para se destacar, você precisa chamar a atenção dos clientes, por isso, leia atentamente a próxima dica que trouxemos para ajudar você a montar o restaurante.

6.  Decoração

Pode parecer que, entre milhares de coisas para se resolver, a decoração acabaria sendo o menor dos seus desafios. Porém, saiba que ela é um dos quesitos mais complexos e que requerem toda a sua atenção.

A decoração vai além de combinar as cores ou objetos. Decorar um restaurante é dar identidade a ele, é mostrar ao seu cliente que tipo de restaurante é o seu, o que oferecem e como oferecem.

Tudo o que você precisa para montar um restaurante que conquiste e que ofereça segurança aos seus clientes, deve começar pelo nome a ser escolhido para o mesmo.

Seu cliente terá um breve “julgamento” do seu restaurante através do nome escolhido, afinal, não combina uma hamburgueria com o nome de algo que lembre um restaurante japonês, por exemplo.

Um restaurante que sirva comida italiana deve ter um nome fácil, pequeno e que faça o cliente se lembrar da Itália. Assim como um restaurante japonês deve ter um nome que lembre o país do sushi.

Viu como a decoração engloba muitos detalhes e como eles são importantes para dar uma identidade e, principalmente, para passar a segurança que seu cliente precisa para saber que está fazendo a escolha certa?

7.  Concorrência

Agora que você já chegou até aqui, falta pouco para ter um visão geral de como montar um restaurante e entender qual é a sua concorrência e como ela funciona é um bom método para conseguir aumentar seus lucros e se destacar.

Por isso, estudar sua concorrência é fundamental e é preciso conhecer quais são os problemas que eles enfrentam para que você não passe pelos mesmos problemas.

Além de entender o que faz os clientes frequentarem o seu concorrente, lembre de que o diferente atrai muito mais do que a cópia. Jamais copie as ideias dos seus concorrentes: faça diferente e conquiste seus clientes pela exclusividade e personalidade do seu restaurante.

8.  Marketing

Marketing restaurante

Por fim, mas muito importante, nossa dica é investir e - muito! - numa boa campanha de marketing.

Espalhar para todos os cantos sobre seu restaurante, sobre como ele funcionará e, também, divulgar fotos dos pratos pode ser um bom começo.

Claro que, para a semana de inauguração do restaurante, um marketing diferenciado, com promoções e com noites especiais para atrair a clientela é fundamental e pode trazer uma maior lucratividade.

As promoções chamam o cliente para experimentar, mas a qualidade do seu produto, a segurança do ambiente e um atendimento diferenciado são os itens que, efetivamente, fidelizam o cliente ao seu restaurante.

Evite erros

Analise bem cada detalhe, leia, ouça e converse com profissionais de cada área, para que você tenha certeza dos passos que devem ser seguidos e a forma que precisa ser feita, a fim de conseguir montar seu restaurante de forma eficiente.

Conte sempre com uma segunda opinião antes de fechar contratos com os fornecedores, comprar os equipamentos e demais serviços.

Mantenha suas pesquisas e tabelas de preços organizadas para poder comparar e ter total controle financeiro.

Caso você não se sinta seguro, a sua primeira contratação pode ser um consultor financeiro, administrado ou um gerente de restaurante que tenha noções básicas sobre o gestão financeira e experiência no ramo.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais