Como definir a missão, a visão e os valores de um restaurante?

Parte essencial no planejamento de qualquer negócio, saiba o que é e como definir a missão, visão e valores do seu restaurante e tenha acesso a um exemplo pronto para se basear e construir o seu.

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Missão valor visão restaurante

Para definir a missão, visão e valores de um restaurante, você deve pensar no que seu restaurante busca oferecer, como você quer que ele seja reconhecido e o porquê da existência dele.

Obviamente, não é uma tarefa simples e deve ser pensada com cautela. Afinal, esses três pilares serão visualizados pelos seus clientes sempre, seja de forma prática no seu estabelecimento ou até mesmo na internet.

Por isso, neste post explicamos para você o que é cada um desses pilares e como definir missão, visão e valores de um restaurante, além de termos criado um exemplo para você ver como é fácil montar o seu.

Por que estabelecer missão, visão e valores?

A missão, visão e os valores de uma empresa garantem que você sempre tenha algo a conquistar, seja no dia a dia ou a longo prazo, podendo visualizar até mesmo o que é necessário para alcançar os objetivos de um restaurante.

O planejamento é parte essencial de um negócio. Sem ele, a chance de um empreendimento falhar é muito grande.

Estabelecer cada um desses elementos, já no início, antes de inaugurar o empreendimento, garante com que você e sua equipe saibam sempre no que estão trabalhando e possam atingir o objetivo em comum.

Basicamente, essa tríade ajuda a lembrar onde você está, aonde quer chegar e como fazer isso.

3 passos para definir missão, visão e valores de um restaurante

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A missão é o objetivo a atingir diariamente

A missão do seu restaurante mostra ao seu cliente o objetivo que você e sua equipe têm a cumprir todos os dias. Qual a razão do seu restaurante existir? Seja claro e objetivo nesse momento!

Mas como definir a missão de um restaurante?

Separe as palavras-chave que definem todas as questões abordadas acima. Se o objetivo do seu restaurante consiste em atender bem seu cliente, utilize palavras-chave como “atendimento” e “qualidade”, por exemplo.

É nesse elemento que você também deve pensar sobre a razão da existência do seu estabelecimento. Se o seu restaurante nasceu de um sonho, se é um negócio de família ou até mesmo algo inovador no ramo. Tudo deve constar por aqui. No nosso exemplo, usaremos as palavras-chave “sonho” e “diferencial”.

A visão são as metas pensadas para o futuro

Como você espera ver seu restaurante em cinco anos? A visão é o elemento que mostra aos seus clientes os planos futuros e a meta que seu estabelecimento tem para o futuro.

Este quesito pode abordar tanto questões de estrutura física do seu estabelecimento quanto as impressões dos seus clientes no futuro. Por isso, pense em como você gostaria que seus clientes se referissem ao seu negócio a longo prazo.

Seja realista nesse momento. Escolha metas possíveis de serem alcançadas a médio e longo prazo e que combinem com o perfil do seu negócio. Para o nosso exemplo, escolhemos as palavras “referência” e “tecnologia”.

Os valores são os princípios em que seu restaurante acredita

No o que o seu restaurante acredita? Para você, quais são as características admiráveis a serem encontradas na sua equipe e no seu restaurante? É na seção de valores que você deve elencar as qualidades que seu restaurante possui.

Pense, também, em diversos aspectos:

  • higiene;
  • atendimento;
  • sustentabilidade;
  • conforto;
  • praticidade; e
  • experiência gastronômica.

Esses são alguns exemplos para você pensar sobre seus valores.

O que seu restaurante oferece de bom em relação a esses aspectos? Preza pela higiene? É um aliado da sustentabilidade? Oferece conforto? Todos esses aspectos podem ser acrescentados aos valores da sua empresa.

Para o nosso exemplo, escolhemos as palavras-chave “sustentabilidade” e “praticidade” para estabelecer os valores do restaurante.

Exemplo de como fazer missão, visão e valores de um restaurante

Depois de escolher as melhores palavras-chave para cada um dos elementos da sua tríade, é hora de desenvolver melhor o texto. Um parágrafo é suficiente para desenvolver cada elemento.

Para a nossa empresa-exemplo, consideramos um restaurante japonês, no centro da cidade, com ampla clientela que busca sempre as melhores alternativas tecnológicas para melhorar o atendimento.

Missão: "Apresentar um diferencial em qualidade e atendimento em relação a outros sushis da região. Afinal, o Restaurante Sushi existe a partir do sonho de proporcionar aos seus clientes uma experiência única e surpreendente no consumo de comida japonesa."

Visão: "Ser referência na área de comida japonesa, aliando a tecnologia ao atendimento rápido e eficaz de nossa equipe."

Valores: "Aliamos o conceito de praticidade e sustentabilidade com o uso do cardápio digital, que evita o desperdício de folhas e impressões desnecessárias. Acreditamos em uma equipe dedicada ao entregar o seu pedido com eficiência e rapidez e prezamos pelo conforto de nossos clientes para que experienciem a verdadeira gastronomia japonesa oferecida por nosso restaurante."

Agora que você já sabe por onde começar, e mesmo que você já atue no seu negócio há algum tempo, dá para começar a pensar no que o seu negócio significa para você.

Depois, dá até para usar esses textos para usar no treinamento dos seus colaboradores e até na contratação, buscando pessoas que acreditam nas mesmas ideias.

Isso tudo serve para você chegar mais longe.

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