Marketing digital para restaurantes e bares: guia completo

Qual a melhor estratégia de marketing digital para restaurantes? Confira aqui 8 passos para destacar o seu negócio online!

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Investir em marketing sempre foi algo de extrema importância para todo e qualquer tipo de negócio e, claro, ainda hoje os panfletos, pôsteres e anúncios de rádio e TV ainda funcionam. Porém, agora tem algo muito mais eficiente para atrair clientes para o seu negócio: o marketing digital! A internet pode ser uma grande aliada para dar visibilidade ao seu restaurante se você souber o que fazer e quais ferramentas utilizar.

Antes a internet era um meio para os jovens, mas atualmente, todos dão uma olhadinha no site ou nas redes sociais daquele restaurante novo antes de se arriscarem a ir até o local. De acordo com uma pesquisa, 75% dos clientes consultam opiniões online quando procuram um restaurante. Então, é essencial que você esteja sempre ativo e que faça um bom marketing para restaurantes do seu negócio. Mas como fazer isso? Isso é o que vamos mostrar para você aqui.

Antes de seguir em frente, você precisa pensar por onde começar. Pergunte-se algumas coisas básicas:

  • O que um consumidor irá encontrar se pesquisar meu restaurante na internet?
  • Tem algum diferencial no meu negócio comparando com os concorrentes?
  • As redes sociais do restaurante estão ativas e atualizadas?

Se você não não souber a resposta dessas perguntas, você precisa urgente de marketing digital para restaurantes ao seu lado. A sua obrigação é ler esse artigo para melhorar a sua visibilidade online e colocar as dicas em prática!

1. Público alvo

marketing digital para restaurantes

Antes de começar a criar e compartilhar posts, é fundamental que você saiba para quem o seu conteúdo está sendo direcionado. Não adianta você cativar um público jovem e descontraído nas redes sociais se quem frequenta o seu restaurante tem um perfil mais sério.

Então, antes de mais nada, trace o perfil de quem já frequenta o seu restaurante.

Você deve levar em conta detalhes como idade, estado civil, formação acadêmica, ocupação profissional, o que consomem, que tipo de música gostam e quais redes sociais utilizam. Dessa maneira, será possível traçar uma persona que ajuda a bolar a melhor estratégia para atingir tanto aqueles que já frequentam o local, quanto os possíveis consumidores que você irá atrair pelo marketing digital.

A persona é um perfil semi fictício que você vai criar de acordo com a visão que tem para o seu restaurante, será uma mistura do perfil de clientes que já frequenta o seu estabelecimento com o perfil de uma clientela que você está buscando cativar online.

2. Site do restaurante

O marketing digital para restaurantes só será eficaz se você der atenção aos detalhes e se dedicar em criar um site de qualidade. Você precisa de um site que seja otimizado e intuitivo, onde o cliente consiga achar o que quer de maneira fácil e rápida. Nessas horas, a identidade visual do seu negócio será um ponto importante! Todos gostamos de frequentar lugares que tem uma personalidade marcada, e, através do marketing digital, a sua comunicação será essa identidade visual.

Você precisa definir algumas coisas: a sua visão e essência, como contar a sua história, e que tipo de conteúdo produzir - principalmente se o seu site é estilo blog. Dessa maneira, torna-se mais fácil para o cliente criar um laço com o restaurante e sentirem-se motivados a consumir no local.

Há algumas coisas que serão obrigatórias para o seu site, tais como:

  • Atender às necessidades do cliente (em questão de cardápio, preços, etc.)
  • Ter um botão de reservas online
  • Apresentar os dados para contato (atualizados!)
  • Possuir os links para as redes sociais utilizadas
  • Ser adaptado para dispositivos móveis
  • Utilizar-se de conhecimentos SEO

3. Redes sociais

marketing para restaurantes

Não há dúvidas de que as redes sociais estão dominando o marketing digital atualmente, principalmente as plataformas do Instagram (que já tem cerca de 800 milhões de usuários ativos!) e Facebook. Por conta disso, você precisa se utilizar deles da melhor maneira possível.

Realizar promoções e promover eventos através dessas redes será um grande atrativo para os consumidores em potencial. Além disso, fazer sorteios, oferecer descontos por interação com a página e trabalhar com marketing de indicação (incentivando o cliente a divulgar o seu restaurante através de pequenas recompensas como descontos e cupons compartilháveis).

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4. Experiência do consumidor

A experiência do consumidor vai estar, na verdade, diretamente relacionada com o uso de redes sociais. Como já mencionado, o marketing de indicação será uma boa ajuda para manter e atrair novos clientes para o seu restaurante.

Então, o que você precisa focar em seguida é em otimizar a experiência do consumidor. Por exemplo: colocando música ambiente, trazendo música ao vivo, mantendo um ambiente limpo e bem decorado, etc. Quando se trata de proporcionar uma boa experiência, apele para todos os 5 sentidos do cliente (paladar, olfato, visão, audição e tato).

5. Diferencial tecnológico

Para se destacar no mercado, você sempre precisa oferecer algum diferencial. Seja esse nas comidas e bebidas oferecidas, ou na tecnologia que você utiliza dentro do seu restaurante. Por exemplo, você pode investir em um soluções inteligentes digitais onde o cliente pode fazer reservas, pedidos e pagamentos online.

Na mesma linha, você pode adequar o seu restaurante ao cardápio digital, nos últimos anos ele tem crescido bastante e tem sido muito bem recebido pelos clientes nos mais variados estabelecimentos.

6. Marketing de relacionamento

Se você seguir as dicas anteriores, o marketing de relacionamento (ou seja, a fidelização do cliente) será uma consequência das suas ações. Contudo, se você quer tornar esse o objetivo do seu plano de negócios, então há algumas coisas mais específicas nas quais você precisa focar, tais como:

  • Um programa de fidelidade
  • Um canal de comunicação com o cliente
  • Atendimento de qualidade
  • Realização de campanhas personalizadas (de acordo com seu público-alvo)
  • Monitoração dos resultados dessas campanhas

7. Google Meu Negócio

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O Google Meu Negócio é uma ferramenta do Google que você pode utilizar para dois benefícios: ser facilmente encontrado através de uma pesquisa pela plataforma Google, e também acompanhar o que estão falando do seu restaurante online. Tanto os clientes quanto você terão acesso a horário de funcionamento, fotos, avaliações, reviews, telefone e endereço (com a disponibilidade de abrir o Google Maps) - além de oferecer também um link direto para o site do seu negócio.

Além disso, quando você utiliza o Google Meu Negócio, existe uma opção na plataforma para você entender melhor quem é o público que chega até o seu restaurante por esse meio. O menu insights oferece:

  • Análise de como as pessoas descobriram o seu restaurante (se por pesquisa específica pelo local ou se por uma pesquisa similar que levou até ali)
  • Se a busca foi feita pelo Google ou pelo Maps
  • O que o cliente fez ao realizar a busca (se ele entrou no site, se ele procurou rotas no maps, etc.)

Para cadastrar o seu negócio nessa plataforma, basta entrar no site Google Meu Negócio e clicar em “comece agora”. A partir disso, você simplesmente preenche as informações necessárias sobre o seu restaurante!

8. Medindo resultados

Cada estratégia de marketing que você for utilizar, você necessariamente irá precisar acompanhar os resultados. Para fazer isso de maneira mais eficiente e realmente ver se você está chegando em algum lugar, estabeleça algumas metas antes de aplicar a estratégia de marketing.

Pense de maneira simples e objetiva, por exemplo: ganhar X novos seguidores no Instagram em X período de tempo.

Através dessa meta, você consegue ter uma visão melhor de que tipo de planejamento você precisa, onde será melhor fazer investimentos e ao final do período de tempo determinado, você terá resultados claros em cima da meta inicial. Dessa maneira, será mais fácil de ver o que está dando certo e qual será o seu próximo passo!

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