6 ideias inovadoras para a sua lanchonete

Ter novas ideias sobre o ambiente, a forma de apresentação do cardápio ou itens para servir, pode ser o segredo para aumentar a visibilidade da sua lanchonete perante os concorrentes.

Compartilhe
 

Para conseguir ideias inovadoras para lanchonete é preciso se destacar perante a concorrência, conquistando e fidelizando clientes, aumentando a lucratividade e expandindo os seus negócios.

Um novo planejamento pode ser responsável pelo crescimento da lucratividade, sempre se baseando em pesquisas de mercado, fazendo orçamentos e planejando seu caixa para as novas aquisições.

Lembre-se de que investir no seu estabelecimento não é gastar dinheiro, mas injetar capital no seu produto.

Uma dica importante é começar as mudanças pelo seu cardápio, afinal é ele o maior responsável por fidelizar a clientela e trazer novos clientes ao estabelecimento.

Isso porque, quando as opções oferecidas são saborosas e variadas, o cliente, além de voltar a frequentar seu estabelecimento, certamente o indicará aos amigos, familiares e colegas mais próximos.

Com isso, a excelência do seu serviço acaba servindo ao restaurante como propaganda do próprio negócio. Uma forma barata e eficiente de marketing.

O que vender em uma lanchonete?

É muito comum encontrar alguns itens curingas no cardápio de uma lanchonete, como hambúrgueres, sanduíches naturais de vários tipos, coxinhas, pastéis, por exemplo.

Esses alimentos vendem bem e nunca caem no esquecimento dos clientes, mas, com o passar dos anos, servir sempre os mesmos pratos e da mesma forma, pode acabar enfraquecendo os negócios.

Por isso, é aconselhável oferecer o mesmo produto, mas de uma maneira diferenciada, inclusive alterando a forma de preparo, para que outras opções possam ser oferecidas e degustadas pelos consumidores.

O mesmo serve para os doces, bolos e pães, que podem incrementar o cardápio comum de qualquer lanchonete, mas que ganham um toque especial quando produzidos e apresentados de outra forma.

Para acompanhar, as bebidas mais escolhidas e vendidas em lanchonetes são: sucos naturais, refrigerantes, águas, drinks e cervejas.

Por outro lado, apesar de serem bem consumidos, uma lanchonete que deseje se destacar perante a concorrência não deve apresentar somente estes itens no seu cardápio.

Para não perder a identidade de lanches rápidos, práticos e de fácil manuseio e para trazer inovação gastronômica, novos clientes e um cardápio totalmente acessível a todo e qualquer consumidor, confira algumas ideias do que servir em uma lanchonete:

  • lanches veganos e vegetarianos;
  • nachos;
  • brownies;
  • tapioca;
  • saladas em potes;
  • cafés expressos e cappuccinos;
  • vitaminas com e sem lactose;
  • produtos lactose e glúten zero;
  • doces zero açúcar; e
  • os lanches fitness.

A ideia é inovar e trazer para o seu cardápio os itens que mais combinam com seu público-alvo. Desta forma, os produtos terão a saída desejada e o resultado financeiro esperado.

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

Novidades para lanchonete

Além dos itens do cardápio, lembre-se que o ambiente precisa combinar com o que está sendo oferecido. Isso quer dizer que as novidades não precisam parar na lista de produtos oferecidos: considere inovar no ambiente.

É preciso saber investir nas novidades que cercam seu estabelecimento: uma fachada nova, caso a antiga esteja muito deteriorada, apagada ou manchada, pode ser um bom início.

Mas, antes de modernizar e investir no seu negócio, é preciso pesquisar o público-alvo do seu estabelecimento, saber quem são, o que buscam, quais as preferências, etc.

Caso sua lanchonete seja voltada ao público teen, por exemplo, investir em um bar com inúmeros drinks alcoólicos pode não ser uma boa escolha.

Por outro lado, caso sua lanchonete esteja localizada perto de empresas, oferecer um cardápio de degustação de cerveja, drinks e sofás para descanso, pode ser a opção perfeita de local para um happy hour após o expediente.

6 ideias para destacar a sua lanchonete

O porte do seu estabelecimento não deve definir as inúmeras possibilidades de inovações e tecnologias a serem oferecidas, ao contrário, é possível oferecer itens incríveis mesmo com pouco espaço ou orçamento.

1.  Lanchonete temática

Se o ambiente não for espaçoso, é preciso mais do que nunca saber aproveitar bem cada centímetro do local. Por isso, a ideia de uma lanchonete temática pode ser muito atrativa.

Os temas podem ser variados, de acordo com o seu público-alvo, e pode ter luzes, sofás, mesas diferentes, muitas cores ou objetos pendurados, tudo que traga identidade a sua lanchonete.

É aconselhável apenas que, por ser um local pequeno, os itens temáticos não ocupem o espaço do salão, deixando os clientes desconfortáveis.

Por isso, procure investir em papéis de paredes, itens suspensos, ou que façam parte do espaço a ser consumido, como cadeiras diferentes, mesas que tragam uma proposta inovadora, por exemplo.

2.  Invista na permanência

Investir na permanência do cliente pode ser uma estratégia de marketing, afinal, quanto mais tempo dentro da lanchonete, maiores serão as chances de consumo.

Para que isso seja possível, invista em televisores suspensos por toda a lanchonete e coloque uma programação de acordo com os fregueses, opte por jogos de futebol, clipes musicais, séries ou filmes.

A probabilidade dos clientes permanecerem até o final da programação é enorme, sendo que durante toda a estadia eles estarão consumindo.

É aconselhável ter um funcionário oferecendo produtos e bebidas aos clientes. Mas, outra ideia mais rentável e também inovadora, é dispor sobre as mesas cardápios digitais.

3.  Cardápio digital

Este modelo de cardápio online, além de inovador, traz um aspecto moderno ao ambiente, pois sua fácil acessibilidade permite que os clientes de qualquer faixa-etária manipulem o tablet sem dificuldades.

Os comandos são simples e funcionam como se fossem um garçom particular de cada mesa. Os pedidos são efetuados pelos próprios consumidores e enviados diretamente para a cozinha.

Por ser de fácil manuseio e estar sempre à "disposição" do cliente, os produtos costumam ser pedidos com mais frequência, aumentando a lucratividade do estabelecimento.

Outro ponto importante é que para espaços pequenos, quanto menor o trânsito dentro do ambiente, mais aconchegante o espaço fica. Por isso os tablets podem ser uma boa escolha, diminuindo a movimentação de garçons.

4.  Cardápio via QR code

Outra forma de investir em tecnologia é a utilização de cardápios via QR Code. Com ele, basta que o cliente abra a câmera do seu celular e escaneie o código disposto na mesa, de maneira que será automaticamente direcionado para o menu do restaurante.

É possível criar um cardápio digital completo em QR code, ou seja, além de oferecer o menu no celular do próprio cliente, o restaurante consegue oferecer a opção de finalizar pedidos e efetuar pagamentos, tudo em um único código.

Assim, o consumidor consegue realizar todos os processos do seu próprio celular, de maneira simples, prática e rápida.

5.  Marketing

O marketing, além de auxiliar na divulgação, pode ser uma ferramenta inovadora também. Isso porque, é possível utilizar as redes sociais para lançar desafios que conquistem os clientes e os motivem a irem ao estabelecimento.

Uma ideia criativa de desafio é pedir aos usuários da rede social para postarem uma foto toda terça-feira no feed, frequentando o local, por exemplo. De modo que, após a terceira foto postada, a quarta visita à lanchonete vale um lanche, um petisco ou um drink ao cliente.

É válido informar no post do desafio que o estabelecimento precisa ser marcado e o perfil do cliente deve estar em modo público, para que seja possível acompanhar os posts.

Utilizando essa estratégia, seu estabelecimento ganha propaganda, visibilidade e novos clientes, que podem passar a frequentar a lanchonete com mais frequência em busca de promoções e desafios.

6.  Cores, texturas e espelhos

Lembre-se de que inovar não precisa ser algo tão difícil. Sendo assim, caso a grana estiver curta para trocar as cores ou as texturas das paredes, inove trocando os utensílios ou as pequenas decorações.

Aposte em cores fortes, escuras, texturas elegantes e, principalmente se o espaço for pequeno, utilize os espelhos na decoração, pois eles trazem a impressão de que o espaço é maior e acabam dando um charme a mais ao local.

Caso seu ambiente seja escuro, opte por moldura de espelho nos quadros, vasos espelhados nos cantos. Isso faz com que os feixes de luzes sejam refletidos, aumentando a iluminação do espaço de forma harmônica.

Por último, caso queira um local mais alegre, opte por pintar as cadeiras e mesas de cores fortes e coloridas, o que é uma ideia bastante barata, visto que o preço das tintas sai mais em conta, se comparado ao preço de cadeiras novas.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais