10 ideias práticas para atrair clientes para o seu bar

Atrair clientes para o seu bar não precisa ser um desafio. Descubra dez estratégias para atrair novos clientes e fidelizar os que você já tem no seu bar ou pub.

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Se você já tem seu negócio em funcionamento ou está planejando abrir em breve, é sempre uma boa hora para pensar em ideias para atrair clientes para o bar.

Mas como fazer isso? Com tantas opções diferentes para as pessoas escolherem, o que é possível fazer para que o seu espaço se destaque no meio da multidão e fazer com que clientes o escolham ao invés de outros restaurantes?

O foco aqui é pensar em ideias para bares que possam se diferenciar dos demais. Oferecer uma experiência única, que desperte a curiosidade das pessoas e as façam sentir bem e confortáveis. Não é apenas um cardápio interessante que vai chamar a atenção dos clientes ao seu espaço, mas todo um conjunto de ambientação, atendimento, marketing e produto.

O importante, além de oferecer um serviço de qualidade, é oferecer um serviço tão bom que faça as pessoas voltarem novamente, chamando os seus amigos e até mesmo a família para aproveitarem o local.

Crie um lugar ideal para as pessoas relaxarem e aproveitarem, no qual tanto elas quanto você poderão mostrar isso pro público através das redes sociais.

Abaixo estão algumas ideias simples para bar de como fazer isso acontecer e atrair novos clientes para o seu estabelecimento.

10 ideias práticas para atrair clientes para o seu bar

Obviamente, ninguém gostaria de passar tempo em um lugar desorganizado, sujo e mal cuidado, não é mesmo? Para saber como deixar um bar atraente, você deve planejar cada cantinho com a ambientação, oferecer entretenimento aos seus clientes, um bom atendimento e, é claro, contar com atrativos, como promoções.

Algumas ideias também podem ser adotadas como ideias para pub, se você tem um ambiente mais versátil. De qualquer forma, confira o que não pode faltar em um bar!

1.  Ambientação

Ambiente bar

Criar um bom ambiente é essencial para o seu restaurante fazer sucesso. Um espaço confortável, bem iluminado e agradável com certeza fará com que os clientes voltem e tragam cada vez mais pessoas junto com elas.

A fase de planejamento é uma das mais importantes para garantir um negócio de sucesso. Mas como deixar um bar atraente?

Primeiramente, você precisa pensar no ambiente, planejando bem alguns detalhes, como:

  • que tipo de mesas e cadeiras você vai utilizar;
  • como vai distribuir esses itens pelo salão;
  • se terá um lounge com sofás;
  • se terá um bar com bancos para espera;
  • qual o estilo ou o tema da decoração; e
  • onde ficarão as luzes.

Investir em quadros e iluminação estratégicos pode ser uma boa ideia também. Essa é uma boa ideia para pub, aliás: investir em um bom planejamento de salão, com mesas e mais iluminação nos cantos, enquanto a área do bar e do balcão fica mais à meia-luz, por exemplo.

Se você tem uma proposta para o seu estabelecimento (com bebidas temáticas ou um bar esportivo, por exemplo), trabalhe com uma decoração de acordo. Os clientes adoram coisas práticas e diferentes!

2.  Entretenimento

Entretenimento bar

Sair para jantar e escutar uma boa música ao vivo é bastante prazeroso, mas sair para jantar e não conseguir nem se comunicar com o garçom é bem frustrante.

Se você for oferecer forma de entretenimento tal como música ao vivo, garanta que está fazendo um bom trabalho e não atrapalhando seus clientes, com um volume adequado e com mesas longe o suficiente para aqueles que não estão ali pela música.

Indo mais a fundo na questão de entretenimento, tem muitas opções que você pode utilizar para chamar atenção do público atual e ainda atrair um novo público ao seu estabelecimento.

Veja:

  • disponibilize jogos de cartas e tabuleiros;
  • faça um espaço com mesas de sinuca;
  • instale arcades;
  • forneça uma noite de karaokê; ou
  • faça transmissão de eventos esportivos.

As pesquisas de satisfação, nesse quesito, são ótimas para ajudar a analisar o que está dando certo e o que poderia ser eliminado. O bom de ter uma diversidade maior com esses tipos de entretenimento é que você pode adaptar e fazer coisas diferentes a cada experiência!

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3.  Atendimento

Atendimento bar

Uma equipe bem treinada com certeza é algo a se destacar em bares e restaurantes. Pessoas que sabem lidar com o estresse de uma noite movimentada sem descontar nos clientes, por exemplo, são raras hoje em dia. Então, certifique-se de contratar pessoas qualificadas e forneça treinamentos de rotina.

Assim, não apenas a sua equipe saberá como lidar com situações difíceis, mas também vão tornar a noite dos clientes mais agradável desde o momento de chegada. Invista em pessoas diferentes para funções diferentes, tornando o atendimento um tanto quanto padronizado.

Por exemplo, seguindo um organograma básico de bar, o garçom atende as mesas, o barista faz as bebidas e um assistente fica encarregado de levar os pedidos até as mesas.

4.  Autoatendimento

Autoatendimento cardápio digital

Além disso, você também pode investir na tecnologia do cardápio digital. Esta plataforma de autoatendimento facilita que os clientes olhem o cardápio inteiro e realizem seu pedido sem a necessidade de esperar pelo garçom.

O pedido feito pelo totem de autoatendimento ainda vai diretamente para a cozinha, fazendo com que este seja produzido e servido ao cliente com mais agilidade e eficiência.

Além de melhorar o atendimento e o faturamento do restaurante, a satisfação de seus clientes também vão subir bastante (fatores que podem ser avaliados pelo gestor através da própria plataforma do cardápio, que também oferece uma pesquisa de satisfação para o cliente realizar, além de relatórios financeiros completos que podem ser acessados pelo empreendedor).

5.  Redes Sociais

Rede social bar

Para locais que lidam com entretenimento e vendas, é essencial manter redes sociais ativas e interativas com o público. Fazer divulgação de cardápio, eventos e promoções é a melhor estratégia de marketing que você pode seguir (além de trabalhar com site/blog próprio).

Mais que isso, procure sempre responder reviews e comentários (tanto positivos quanto negativos), isso mostrará o quanto você dá importância à opinião e valoriza o cliente.

Compartilhe conteúdos relevantes, principalmente utilizando o site ou blog da empresa. As pessoas querem se divertir, mas muitas também gostam de aprender coisas novas. Ao compartilhar conteúdos relevantes, você chama atenção mostrando que realmente sabe com o que está lidando.

Uma boa ideia é fazer com que os próprios clientes façam a propaganda do seu bar, oferecendo benefícios para os que são mais engajados nas redes sociais, espalhando plaquinhas com o @ do estabelecimento pelo local e encorajando os clientes a interagirem e fazerem uma boa propaganda de bar para ter acesso a alguns descontos.

Use hashtags personalizadas e peça a interação dos clientes. Tente uma promoção como “poste uma foto usando a hashtag X e ganhe um desconto no seu pedido”. Isso é bom para motivar o cliente a consumir mais e ainda dar visibilidade para o seu restaurante!

Não esqueça de sempre repostar as menções dos seus clientes ao seu perfil. Curta e compartilhe boas avaliações. Tudo isso faz com que você seja visto não só pelos seguidores do seu bar ou pub, mas também pelos seguidores dos clientes que postam o conteúdo no seu empreendimento.

Você ainda pode utilizar as redes sociais como um meio para pesquisas de satisfação. Fazer posts simples, em que o cliente pode apenas selecionar uma de duas opções, já é uma maneira de conhecer a preferência do seu público.

Falando em público, que tal ampliar a sua clientela? Há várias formas de se fazer isso, mas uma estratégia que já é clássica e não falha em conquistar um público novo para o seu bar ou pub é a criação de promoções.

6.  Faça Promoções

Fazer promoções bar

Além do happy hour, as promoções em geral são ótimas para aumentar o seu faturamento médio e mais: elas se mostram bastante eficazes em atrair (e manter!) clientes por perto.

Promoções diárias, em datas comemorativas ou em dias de eventos especiais (se o seu estabelecimento faz transmissão de evento esportivos, por exemplo) são sempre bem vindas.

São várias as ideias de promoções que você pode adotar no seu bar. Listamos, abaixo, algumas opções para você se inspirar.

7.  Happy Hour

Happy hour bar

Para quem administra bares, saiba que o happy hour é um dos melhores investimentos a se fazer. Bebidas em dobro, porções complementares e desconto para grupos são apenas algumas das ideias mais comuns que você pode utilizar. Mas você também pode inovar com promoções personalizadas de acordo com a proposta do seu negócio.

8.  Cartão fidelidade

Cartão fidelidade bar

Promoção para cartão fidelidade também é uma boa opção a considerar para o seu estabelecimento. Todo mundo costuma ter um bar ou restaurante preferido e, se você investir em alguma promoção para clientes fiéis, eles frequentarão o local ainda mais vezes!

Basta pensar em algo que você possa oferecer como gratificação àqueles clientes que estão sempre apoiando o seu empreendimento.

Que tal oferecer um drink por conta da casa a cada 10 compras no estabelecimento?

Assim, você motiva seus clientes a estarem sempre consumindo, voltando ao seu estabelecimento e, quem sabe até mesmo trazendo alguns amigos, não é mesmo?

9.  Motorista da rodada

Motorista rodada bar

Faça uma promoção para o motorista da rodada. É comum ter alguns clientes que desistem de aparecer no happy hour porque não têm carona ou porque não querem pagar a mais para conseguir um transporte depois.

Oferecer descontos em sucos e drinks não-alcoólicos para os motoristas da rodada pode ser mais uma ideia para conquistar novos clientes.

Aliás, você pode ainda fazer parcerias com empresas de transporte, como companhias de táxi ou aplicativos de transporte. Além de ajudar seus clientes a voltarem para casa de modo seguro, também estará dando uma visibilidade maior ao seu bar, já que as companhias também podem receber descontos através dessa parceria (e também podem ajudar com a divulgação ao conversar com os próprios clientes).

10.  Hora do desconto

Fazer descontos bar

Que tal separar uma faixa de horário para oferecer bebidas com descontos especiais? Você pode oferecer 20% de desconto em drinks fora do horário de pico, por exemplo. Medidas como essa ajudam a trazer clientes ao seu estabelecimento em horários que, de costume, não são muito movimentados.

Isso ajuda a diminuir os prejuízos com custos de operação em horários que seu bar ou pub ficam mais vazios.

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