7 Ideias práticas para atrair clientes para o seu Bar

Essas ideias irão ajudar você a como atrair clientes para o seu bar de maneira simples e prática!

Se você já tem seu negócio em funcionamento ou está planejando abrir em breve, é sempre uma boa hora para atrair novos clientes para o seu bar. Mas como fazer isso? Com tantas opções diferentes para as pessoas escolherem, como é possível fazer para que o seu espaço se destaque no meio da multidão e fazer com que clientes o escolham ao invés de outros restaurantes?

O foco aqui é: se diferenciar dos demais. Oferecer uma experiência única, que desperte a curiosidade das pessoas e as façam se sentir bem e confortável. Não é apenas um cardápio interessante que vai chamar a atenção dos clientes ao seu espaço, mas todo um conjunto de ambientação, atendimento, marketing e produto.

O importante, além de oferecer um serviço de qualidade, é oferecer um serviço tão bom que faça as pessoas voltarem novamente, chamando os seus amigos e até mesmo a família para aproveitar o local. Um lugar ideal para as pessoas relaxarem e aproveitarem, no qual tanto as pessoas quanto você poderão mostrar isso pro público através das redes sociais.

Abaixo estão dicas de como fazer isso acontecer e atrair novos clientes para o seu estabelecimento.

Ambientação

ambiente bar

Criar um bom ambiente é essencial para o seu restaurante fazer sucesso. Um espaço confortável, bem iluminado e agradável com certeza fará com que os clientes voltem e tragam cada vezes mais pessoas junto! A fase de planejamento é uma das mais importantes para garantir um negócio de sucesso.

Por isso, planeje bem coisas como que tipo de mesas e cadeiras você irá utilizar, como irá distribuir estes pelo salão, se terá um lounge com sofás, se terá um bar com bancos para espera, o estilo e tema da decoração, onde ficarão as luzes, etc.

Se você tem uma proposta para o seu estabelecimento (com bebidas temáticas ou um bar esportivo, por exemplo), trabalhe com uma decoração de acordo. Os clientes adoram coisas práticas e diferentes!

Entretenimento

Sair para jantar e escutar uma boa música ao vivo é bastante prazeroso, mas sair para jantar e não conseguir nem se comunicar com o garçom é bem frustrante. Se você for oferecer forma de entretenimento tal como música ao vivo, garanta que está fazendo um bom trabalho e não atrapalhando seus clientes, com um volume adequado e com mesas longe o suficiente para aqueles que não estão ali pela música.

Indo mais a fundo na questão de entretenimento, tem muitas opções que você pode utilizar para chamar atenção do público atual e ainda atrair um novo público ao seu estabelecimento. Como, por exemplo:

  • Disponibilizar jogos de cartas e tabuleiros
  • Fazer um espaço com mesas de sinuca
  • Instalar arcades
  • Fornecer uma noite de karaoke
  • Fazer transmissão de eventos esportivos

As pesquisas de satisfação nesse quesito são ótimas para ajudar a analisar o que está dando certo e o que poderia ser eliminado. O bom de ter uma diversidade maior com esses tipos de entretenimento é que você pode adaptar e fazer coisas diferentes a cada experiência!

Atendimento

Atendimento bar

Uma equipe bem treinada com certeza é algo a se destacar em bares e restaurantes. Pessoas que sabem lidar com o estresse de uma noite movimentada sem descontar nos clientes é raro hoje em dia, então certifique-se de contratar pessoas qualificadas e forneça treinamentos de rotina.

Assim, não apenas a sua equipe irá saber como lidar com situações difíceis, eles também irão tornar a noite dos clientes mais agradável desde o momento de chegada. Invista em pessoas diferentes para as funções diferentes, tornando o atendimento um tanto quanto padronizado. Por exemplo, o garçom atende as mesas, o barista faz as bebidas, e um assistente fica encarregado de levar os pedidos até as mesas.

Autoatendimento

Além disso, você também pode invistir na tecnologia do cardápio digital. Esta plataforma de autoatendimento facilita para os clientes conseguirem chegar, facilmente olhar o cardápio inteiro e realizar seu pedido sem a necessidade de esperar pelo garçom. O pedido feito pelo totem de autoatendimento ainda vai diretamente para a cozinha, fazendo com que este seja produzido e servido ao cliente com mais agilidade e eficiência.

Além de melhorar o atendimento, o faturamento do restaurante e a satisfação de seus clientes também irão subir bastante (o que você vai conseguir comprovar já que a plataforma do cardápio também oferece uma pesquisa de satisfação para o cliente realizar).

Redes Sociais

redes sociais bar

Para locais que lidam com entretenimento e vendas, é essencial manter redes sociais ativas e interativas com o público. Fazer divulgação de cardápio, eventos e promoções é a melhor estratégia de marketing que você pode seguir (além de trabalhar com site/blog próprio). Mais que isso:

Sempre responda reviews e comentários (tanto positivos quanto negativos), isso irá mostrar o quanto você dá importância à opinião e valoriza o cliente.

Compartilhe conteúdos relevantes, principalmente utilizando o site ou blog da empresa. As pessoas querem se divertir, mas muitas também gostam de aprender coisas novas. Ao compartilhar conteúdos relevantes, você chama atenção mostrando que realmente sabe com o que está lidando.

Use hashtags personalizadas e peça a interação dos clientes, tente uma promoção como “poste uma foto usando a hashtag X e ganhe um desconto no seu pedido”. É bom para motivar o cliente a consumir mais e ainda dar visibilidade para o seu restaurante!

Você ainda pode utilizar das redes sociais com um meio para pesquisas de satisfação, fazer posts simples onde o cliente pode apenas selecionar uma de duas opções já é uma maneira de conhecer a preferência do seu público.

Happy Hour

happy hour bar

Para quem administra bares, saiba que o happy hour é um dos melhores investimentos a se fazer. Bebidas em dobro, porções complementares e desconto para grupos são apenas algumas das ideias mais comuns que você pode utilizar. Mas você também pode inovar com promoções personalizadas de acordo com a proposta do seu bar ou restaurante.

Promoções

Além do happy hour, as promoções num geral são ótimas para aumentar o seu faturamento médio, e ainda mais: elas se mostram bastante eficazes em atrair (e manter!) clientes por perto. Promoções diárias, em datas comemorativas ou em dias de eventos especiais (se o seu estabelecimento faz transmissão de evento esportivos, por exemplo) são sempre bem vindas.

Promoção para cliente-fidelidade também é uma boa opção a considerar para o seu estabelecimento. Todo mundo costuma ter um bar ou restaurante preferido e, se você investir em alguma promoção para clientes fiéis, eles irão frequentar o local ainda mais vezes!

E aqui vai uma ideia bônus para você: faça uma promoção para o motorista da rodada! É comum ter alguns clientes que desistem de aparecer no happy hour porque não tem carona ou porque não querem pagar a mais para conseguir um transporte depois. Então você pode trabalhar com promoções de sucos e drinks não-alcoólicos para os motoristas da rodada!

E claro, você também pode investir em alguma parceria com companhias de táxi ou aplicativos de transporte. Além de ajudar seus clientes, também estará dando uma visibilidade maior ao seu bar já que as companhias também podem receber descontos através dessa parceria (e também podem ajudar com a divulgação ao conversar com os próprios clientes).

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