Você conhece a verdadeira história da pizza?

Que todo mundo ama uma boa pizza, não é nenhuma novidade. Mas você já se perguntou como esse alimento surgiu? Conheça a história da pizza!

Compartilhe

História da pizza

Segundo a revista Italianística, no artigo A Pizza: Delícia de Súditos e Reis entre a Oralidade e a Literatura, de Fabiano Dalla Bona, a história da pizza tem três mil anos e, apesar de pensarmos diretamente na Itália ao falar desse alimento, a verdade é que todas as civilizações conheceram massas produzidas com farinha e água que foram assadas sobre pedras incandescentes ou em fornos primitivos.

No entanto, a maioria das pesquisas remetem à origem desse prato tão popular na cidade de Nápoles, na Itália, lá pelo século XVIII. Mas essa delícia foi sendo reinventada e, hoje, nós provamos diferentes pratos com diversos recheios mundo afora.

No Brasil, por exemplo, existem pizzarias que oferecem mais de 100 sabores diferentes! Já imaginou?

Do Egito Antigo às mesas italianas, são muitas as comidas que lembram o que hoje chamamos de pizza. Vamos conhecer melhor essa história?

História da pizza no mundo

A origem da pizza aconteceu com os egípcios, quando eles desenvolveram uma massa bem fina e de forma circular, hoje mais próxima a um pão árabe. Seus inventores a chamavam de pão de Abrahão ou simplesmente piscea, de onde vem a palavra que conhecemos hoje.

Conforme o tempo foi passando, outros povos começaram a incorporar ingredientes a esse alimento, com o auge possivelmente acontecendo quando o tomate chegou à Europa, hoje um dos principais ingredientes de uma boa receita.

Portanto, não sabemos dizer quem foi que inventou a pizza. Temos apenas registros de receitas que foram transformando a refeição no que ela é hoje. Ainda antes dos italianos, é possível encontrar relatos de que gregos e fenícios também acrescentaram seu tempero no prato que degustamos atualmente.

Também não podemos dizer com precisão qual foi a primeira pizza do mundo, mas a história da pizza nos conta que a primeira receita chegou na Itália enquanto ocorriam as Cruzadas, na Idade Média, pelas mãos de muçulmanos e turcos.

No começo, por ser uma comida barata e que matava a fome, elas serviam para alimentar trabalhadores pobres do sul da Itália. À massa, eram adicionados apenas azeite e algumas ervas. Com o passar do tempo, ao chegar na cidade italiana de Nápoles, ela ganhou o formato redondo que se come dobrada ao meio. Foi assim que o prato se popularizou.

Além do tradicional molho de tomate, a pizza napolitana tinha também toucinho, peixes fritos e adivinha só? O famoso queijo! Assim, podemos dizer que, apesar de não ter tido origem exata e exclusivamente na Itália, os italianos tiveram, sim, importância fundamental na história da pizza, pois foram eles que deram à iguaria a cara mais próxima aos dias atuais.

Considerada a pizzaria mais antiga do mundo, a Antica Pizzeria Port’Alba abriu em 1738 e pode ser visitada até hoje em Nápoles.

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

História da pizza no Brasil

Já no Brasil, a primeira pizza chegou com ingredientes italianos, por volta do século XIX. O pizzaiolo Carmino Corvino foi quem trouxe a novidade para São Paulo. Em 1910, ele veio morar no País, quando inaugurou a Cantina Santa Genoveva, no bairro paulistano Brás.

Hoje, a então pizzaria mais antiga do Brasil não existe mais e desde lá abrasileiramos esse prato de diversas maneiras, chegando a sabores até mesmo inesperados, pois quase todo tipo de cobertura é possível quando temos uma massa de pizza nas mãos. O que não falta é criatividade para montar um cardápio de pizzaria irresistível.

O prato é tão querido pelos brasileiros que tem até mesmo uma data em sua homenagem, comemorada desde 1985: 10 de julho, o Dia da Pizza. A data foi definida a partir de um concurso estadual que escolheu as 10 melhores receitas de marguerita e muçarela, em evento promovido pelo secretário de Turismo de São Paulo à época, Caio Luís de Carvalho.

Tivemos até mesmo que aprender a cobrar pizza dois sabores, porque não nos contentamos com apenas um único sabor no mesmo prato, e que atire a primeira pedra quem nunca se aventurou em um rodízio, provando até mesmo mais de 10 sabores!

Curiosidades da história da pizza

Aqui no Brasil, a iguaria até acabou originando a famosa expressão “tudo acaba em pizza”, que não é nada amigável, mas surgiu por causa de outra paixão brasileira: o futebol.

Dizem que aconteceu, na década de 1960, uma reunião bastante longa entre os diretores do Palmeiras, time de futebol paulistano que, curiosamente, foi criado por descendentes italianos, quando foi feito um pedido de 18 pizzas.

No dia seguinte, Milton Peruzzi, jornalista que acompanhou a reunião, publicou uma matéria no jornal Gazeta Esportiva com o título "Crise do Palmeiras termina em pizza". Desde então, essa expressão nunca mais saiu da boca do povo, em referência a situações que não são resolvidas.

Já no mundo, as famosas redondas fizeram parte de um fato histórico envolvendo moedas digitais: Laszlo Hanycez realizou, em 2010, a primeira transação de compra de um produto com uma criptomoeda, adquirindo duas pizzas da rede de pizzarias norte-americana Papa John’s, por 10 mil bitcoins.

Com a paridade do dólar com o bitcoin, nove meses depois, elas passaram a valer literalmente US$ 10 mil e, atualmente, a valorização desse criptoativo indica que elas valeriam algo em torno de US$ 630 milhões!

Agora que você descobriu mais detalhes sobre a história da pizza e algumas curiosidades envolvendo um dos alimentos mais conhecidos do mundo, que tal compartilhar esse conteúdo com seus amigos?

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais