Tudo que você precisa saber antes de criar a fachada do restaurante

Confira‌ ‌tudo que você precisa para que a fachada de seu restaurante seja um sucesso aos olhos de quem mais importa: o seu cliente!

Compartilhe

Fachada do restaurante

Sempre que vamos escolher um restaurante para fazer nossa refeição, a primeira coisa que olhamos é a fachada, até mesmo antes de conhecer o cardápio. É por esse motivo que a aparência externa — e interna também — precisam de muita atenção.

Você provavelmente já ouviu alguém dizer que “a primeira impressão é a que fica”, certo? E é isso mesmo. A fachada do seu restaurante deve conseguir transmitir o tipo de ambiente e culinária que você vende.

Existem diferentes estilos de fachadas para cada estilo de restaurante e, para escolher entre eles, é preciso considerar, além da culinária e tipo de experiência, o seu público-alvo. Quem você deseja atrair para o seu restaurante? Qual produto você servirá?

Pensando nisso, a gente preparou um conteúdo bem legal para que você possa se inspirar e escolher a fachada que melhor se adequa ao seu negócio. Vamos conferir?

4 tendências de fachadas de restaurantes

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

Fachada de restaurante rústico

Fachada restaurante rustico

O estilo rústico combina muito quando se busca um ar mais natural, em conexão com a natureza. Geralmente é mais utilizada em lugares perto da praia ou campo, mas isso não significa que não pode ser vista em cidades.

Esse tipo de fachada é cada vez mais utilizado, principalmente por seus componentes serem madeira, pedra e tijolo, o que transmite um ar de simplicidade e acolhimento que podem ser combinados para deixar o ambiente ainda mais agradável.

2.  Fachada de restaurante simples

Fachada restaurante simples

Para o planejamento de uma fachada simples basta que você use e abuse da criatividade. Você pode optar por algo mais tradicional e rústico, como na sugestão acima com madeira e tijolos, ou dar um ar mais moderno com a utilização de ferro e vidro.

A proposta para as fachadas mais simples é que sejam originais.

Deixar o espaço acolhedor mesmo gastando pouco, sendo que uma ótima dica é fazer isso com materiais que você já tenha, apenas modificando-os. Muitas vezes uma boa tinta e acabamento já são suficientes para a fachada ficar incrível!

3.  Fachada de casas antigas restauradas

Fachada restaurante casa antiga

O vintage está na moda e nada melhor do que incorporar essa tendência em seu estabelecimento. As construções antigas têm seu charme único, muitas vezes só necessitando de alguns reparos para ficarem ainda mais incríveis e únicas!

Quem não se apaixona por aquelas portas e janelas enormes?

Hoje em dia muitos tentam recriar esses aspectos característicos, além do piso, revestimento e pintura para relembrar essas instalações mais antigas.

Com a restauração de uma casa e a adaptação para transformá-la em restaurante, você garante que tudo mantenha a característica original e ainda mantém a segurança na estrutura do estabelecimento.

Com esse tipo de fachada ainda é possível mesclar um pouco os estilos e acrescentar alguns itens na decoração para mostrar que mesmo com uma estrutura clássica é possível ser moderno.

4.  Fachadas de restaurantes modernos

Fachada restaurante moderno

Apostar em uma fachada moderna e contemporânea não tem erro! Com esse estilo você pode abusar de vidros e metais.

Essa tendência é muito caracterizada pelo uso das cores mais neutras como branco, preto e cinza, com apenas alguns detalhes coloridos em amarelo ou azul, por exemplo. Outros itens muito utilizados são as plantas e as luzes, para deixar o ambiente mais alegre e aconchegante.

Se estiver indeciso e não conseguir escolher apenas um modelo, não se preocupe com isso. Uma alternativa é mesclar os estilos, por exemplo, utilizar itens modernos em uma restauração de casas antigas ou até mesmo incorporar detalhes rústicos em um ambiente moderno ou simples.

Como escolher a fachada de restaurante

Algumas perguntas ajudam a entender melhor qual estilo seguir, pois, se for um fast food ou bufê, por exemplo, não combinaria um ambiente com pouca luz e velas. Entretanto, a decoração de um restaurante clássico ou com cozinha autoral, combina velas e uma música ambiente, para que os clientes fiquem mais tempo no estabelecimento.

Somente depois de decidir a proposta do cardápio e o estilo que quer seguir, planeje a fachada. Como dito anteriormente, a fachada é o primeiro contato entre cliente e restaurante, então precisa ser atrativa visualmente e não deve seguir um estilo diferente da proposta da decoração interna.

Tudo precisa ser harmônico.

Abusar das plantas, madeiras ou metal e, principalmente, luzes pode ser algo que combine com todos os estilos de restaurantes. Afinal de contas, é muito importante embelezar a fachada, deixando-a bem iluminada, pois isso atrai clientes.

Realize constantes manutenções, demonstrando preocupação e cuidado com o seu estabelecimento e com os clientes. Isso é capricho.

As cores para fachada do restaurante

Depois que o estilo é definido, o segundo passo é escolher as cores, e esse é um detalhe fundamental, pois são elas que mais chamam atenção e propõem experiências de forma indireta.

Cuide para que as cores do seu logo e da sua marca estejam presentes e sejam facilmente identificáveis.

Além disso, as cores têm significados e você pode brincar com elas. Se o seu objetivo é um estabelecimento com um rápido fluxo de pessoas entrando e saindo (como fast food, bufê, cafeterias, etc.) as cores indicadas são as quentes: amarelo, laranja e vermelho, pois são elas que instigam a sensação de agitação e, principalmente, fome.

Agora, se você deseja que a experiência gastronômica dos clientes seja um pouco mais calma e duradoura (como grill, jantar fino, clássico, etc.) você opta por tons mais frios: azul, verde, cinza, pois são essas que transmitem tranquilidade e relaxamento.

Depois de definir tudo isso, cardápio, público-alvo, estilo e cores, é hora de aplicar essas ideias na fachada, pois isso ajudará e muito o seu restaurante a ser um grande sucesso!

Lembre-se que sempre é possível contar com a ajuda de algum profissional do ramo, como um arquiteto. Criatividade é o que vai ser fundamental para que seu restaurante ganhe destaque no endereço em que ele estiver localizado.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais