Decoração para Cantina ou Restaurante Italiano

Conheça alguns truques que podem fazer a diferença na decoração do seu restaurante ou cantina italiana, tornando o seu ambiente mais agradável e firmando a identidade da sua marca.

Compartilhe
decoração de restaurante italiano

A Itália é um país que tem muitas referências - inclusive a própria culinária em si. Diante destes sabores que atravessaram todos os mares, iremos entender como é possível utilizar estas referências na decoração do seu restaurante ou cantina.

Entendendo o crescimento da culinária italiana

Presente em qualquer lugar do mundo, a culinária italiana atravessou o tempo e o espaço e resiste desde sempre, contra muitos modismos culinários que vemos nascer e morrer. É da própria cultura do País, utilizar poucos ingredientes nas suas receitas, mas de qualidade mais superior possível.

Alguns cozinheiros falam que tanto massa quanto pizza e até risotos são como telas em branco, em que é possível criar muitos e muitos sabores inusitados. E os donos de restaurantes já sacaram isso.

Somado ao fato da própria culinária italiana ser extremamente rica e saborosa, aqui, no Brasil, houve muita colonização italiana, o que a torna ainda mais difundida e conhecida. Os cidadãos brasileiros quase todos conhecem muito bem termos como spaghetti, pizza e massa.

Como dito anteriormente, os empreendedores do ramo da alimentação já perceberam a longevidade da gastronomia italiana e, a fim de perdurarem seus investimentos, e claro, sabendo que devem preparar receitas e prestar serviço e experiência de qualidade, optam por esta área tendo em mente o sucesso mundialmente comprovado do ramo.

Falando em experiência, saiba como decorar o seu restaurante italiano

Além de a culinária italiana ser, por si própria, conhecida no mundo todo e ter chegando com ainda mais força junto com os imigrantes italianos por aqui, outro fator importante pra gente levar em consideração, na hora de pensar a decoração do seu restaurante ou cantina italianos, é que a Itália é um país com muitos ícones.

Ou seja, segundo o dicionário, ícone significa "signo que apresenta uma relação de semelhança ou analogia com o objeto que representa (p.ex.: o desenho de uma faca e um garfo cruzados que indicam a proximidade de um restaurante)."

Isso quer dizer que muitos signos, ou símbolos, quando colocamos os olhos sobre eles, nos remetem ao país - e à sua culinária.

São exemplos de ícones bem italianos:

  • Uva;
  • Vinho;
  • Sorvete (ou, em italiano, gelato);
  • Coliseo;
  • Lambretta;
  • Máscaras de carnaval veneziano;
  • Limão siciliano.

Entendeu a linha de raciocínio? Lendo cada um dos itens acima, dados apenas como exemplos, há algo que te leva pro País da pasta. E é daí que você, empreendedor, pode tirar muitas ideias de decoração para o seu estabelecimento.

  • Coloque uma lambreta no salão para criar um ambiente mais moderno;
  • Decore as mesas com garrafas de vinho vazia, para servir de castiçal para uma vela, criando um clima bem de cantina - escuro, romântico e intimista;
  • Ao invés de garrafas de vinho, você também pode utilizar garrafas vazias de azeite de oliva, produto também conhecido.
decoração cantina italiana

Mais ideias de decoração para o seu restaurante ou cantina

Há diversas regiões italianas que contém diferentes receitas. Assim, se você quiser, pode tornar o seu restaurante um cantinho de cada uma dessas regiões. Conheça algumas regiões e seus pratos mais conhecidos, para que possamos explicar melhor como utilizar a decoração para fortalecer a sua marca:

  • Gênova: famosa pelo pesto de manjericão. Que tal utilizá-lo como arranjo nas mesas?
  • Lombardia: produz o queijo gorgonzola. Uma boa ideia é expor todos os seus produtos/estoque - e até criar uma mesa de antepasto (entradinhas), por quilo, para venda dos mesmos. Eles não precisam estar presentes só na cozinha. Uma peça inteira de queijo é muito bonita para ficar escondida;
  • Emilia Romagna: prosciutto di parma, o famoso presunto cru ou presunto de parma. Expô-los, também, assim como as peças de queijo, darão um ar sofisticado ao seu restaurante.

De modo geral, a gastronomia italiana é simples. Assim, se a sua decoração for rústica, com poucos elementos, fará o trabalho. Contudo, há uma certa simplicidade, também, naquelas cantinas bem cheias de itens tradicionais, antigos e fotos de família.

Os italianos são um povo que prezam pela tradição e cultivam a família, então outra boa ideia é causar esse clima no seu empreendimento. Seja acrescentando fotos de família ou objetos antigos, seja deixando apenas uma toalha xadrez nas mesas, o fato é que o simples, porém elegante, é que vai fazer a diferença.

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

Outras ideias para decorar um restaurante italiano são:

  • Fitinhas com as cores da bandeira da Itália penduradas no teto;
  • Galhos secos com limão siciliano ou uvas também remeterão à gastronomia local. Fica um charme colocar uma árvore bem estratégica no centro do salão. Há restaurantes famosos que possuem até mesmo uma fonte, em pleno salão, remetendo à Fontana di Trevi, em Roma.

Por que a decoração do seu restaurante é importante?

Decorar o seu restaurante faz parte da identidade que a sua marca passa para os seus clientes. É através desta identificação que você fortalece sua marca, o seu estabelecimento comercial. Pensar em cada detalhe - quanto mais melhor! - vai proporcionar para o seu cliente uma experiência fantástica.

Capriche nas receitas e no atendimento, utilize os melhores ingredientes. Mas o ambiente também faz parte da experiência. Além de ser confortável, limpo e aconchegante, faz toda a diferença quando você sabe, só de entrar no restaurante, se vai comer pizza ou hambúrguer.

Manter o cliente sempre envolvido no clima que você está com intenção de proporcionar - e do que quer vender - é um jeito, também, de fidelizá-lo. É aí, nesses aparentemente pequenos aspectos, que você fortalece a sua marca e a fixa no mercado.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais