Como escolher o tipo ideal de decoração de pub?

A decoração de pub pode ser confundida com a maneira que decoramos e denominamos o boteco brasileiro, entretanto, há uma pequena diferença que separa essas duas nomenclaturas.

Compartilhe

Decoração pub

A decoração de um pub bar se difere da decoração de restaurantes mais tradicionais. Isso porque os pubs são lugares mais aconchegantes e com música ambiente que não atrapalhe as conversas dos clientes.

O ambiente do pub deve possuir cadeiras, banquetas, sofás rodeados por mesas para apreciação dos drinks e, claro, das boas cervejas, a bebida oficial de um pub de sucesso.

O conceito desse tipo de estabelecimento é original da Irlanda e sempre que pensamos neste ambiente logo nos vêm à cabeça muita cerveja, local aconchegante, amigos e um espaço rústico.

Isso porque os pubs irlandeses são conhecidos pela decoração rústica, com utilização de muita madeira, além de se estabelecerem em espaços pequenos e, geralmente, subterrâneos.

Bem, há uma ótima explicação para isso. Os irlandeses buscam os pubs geralmente no inverno e, por isso, o melhor lugar para estar é no subterrâneo, protegidos da baixa temperatura.

A decoração em madeira acontece pelo mesmo fato, por causa das baixas temperaturas do inverno, de modo que, quanto mais móveis e estruturas em madeira em um mesmo local, mais aquecido as pessoas estarão.

Como decorar um pub bar?

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

Primeiro, é preciso ter em mente a diferença entre o pub e o boteco brasileiro. Os botecos utilizam mesas e cadeiras na rua, com o intuito de deixar o cliente aproveitando seu drink ao ar livre. Lembre-se de entender que o clima do nosso País também influencia nessa prática.

Os pubs, em contrapartida, não possuem espaços na rua, mas possuem mesas, cadeiras e todo o conforto em um ambiente fechado. Ambiente esse, que deve conter uma boa música em um volume confortável, cervejas variadas e artesanais, além de petiscos e entradas leves.

É importante ressaltar que todos esses detalhes fazem diferença para atrair o sucesso, além disso, esses detalhes devem estar em harmonia com a decoração. Sendo assim, saiba que existem alguns critérios que influenciam na decoração.

Veja só!

1.  Iluminação

Todo estabelecimento para ser aconchegante precisa contar com uma boa iluminação, principalmente se a proposta for usar cores escuras em móveis e paredes. A falta de iluminação apropriada pode causar mal-estar aos clientes que podem acabar deixando o local antes do esperado.

Desta forma, lembre-se sempre que a iluminação faz parte de um ambiente bem decorado! Use os candelabros, abajures, luzes de led, lâmpadas ou arandelas. Opções diferentes e modernas não faltam no mercado.

Porém, cuidado: assim como um ambiente escuro pode causar desconforto, um ambiente iluminado demais pela luz artificial, também pode acabar incomodando.

2.  Espaço

O conforto em relação ao espaço é definido pela fácil locomobilidade pelo ambiente, sem que os garçons precisem fazer malabarismos para servir os pedidos e considerando, também, o conforto dos clientes, que buscam por um local no qual consigam se locomover sem apertos ou esbarrões.

De nada resolve um ambiente extremamente decorado, sem espaço suficiente para locomoção e conforto, não é mesmo?

3.  Móveis

Os móveis básicos como cadeiras, mesas, banquetas e aqueles do espaço do bar devem ser escolhidos após a definição do estilo do pub. Entretanto, para que seu estabelecimento fique realmente com “cara” de pub, dê preferência aos móveis de madeira.

Tanto nos pubs irlandeses quanto nos ingleses, a madeira prevalece na escolha, pois ela garante um ambiente mais descontraído, menos sério e mais aconchegante, também.

4.  Papéis de parede

Os papéis de parede que imitam o quadro negro, por exemplo, garantem um ar mais descolado ao ambiente e possibilitam interação com os clientes, que podem criar desenho e frases.

Além deste modelo, outros são bem vistos, como os papéis de parede que imitam a madeira. Em vez de investir uma quantia alta em madeira e acabamentos, pode-se escolher a opção mais em conta. Os revestimentos em papel de parede se encaixam bem nesta categoria.

5.  Cores

Não pense que por escolher móveis e papéis de parede que utilizam a madeira como principal característica de decoração, o pub não pode ganhar cor. Pode e deve, aliás, se esse for o estilo definido de acordo com o público-alvo.

Caso contrário, busque escolher cores neutras e escuras, somente para dar contraste à madeira. É importante saber que as madeiras possuem coloração diferentes umas das outras e as cores auxiliares devem estar em harmonia com o tom escolhido para a madeira.

Por exemplo, para mesas de madeira escura, as banquetas que levam um estofado mais claro ou em um tom similar podem garantir uma melhor harmonização no ambiente.

6.  Estilos temáticos

Caso escolha fazer uma decoração temática, a forma como os petiscos e cervejas serão servidos devem combinar com o tema. Assim, fica muito mais moderno, divertido e atrativo para o público.

Por falar em público, lembre-se de que, antes de escolher a decoração, é preciso definir as pessoas que frequentam o estabelecimento. Isto é, fazer a definição do público-alvo.

Para isso, recolha informações nas redes sociais do seu negócio. Dessa forma, é possível descobrir:

  • idade;
  • gostos musicais;
  • quais as bebidas mais pedidas;
  • quais as comidas favoritas; e
  • séries, filmes e hobbies favoritos.

Todas essas informações auxiliam a escolher a temática do pub. Por exemplo, para um público-alvo que goste do estilo musical de MPB, aposte em uma decoração com cores mais claras e cervejas mais leves, petiscos mais saudáveis e iluminação mais amarelada, que cause um efeito de pôr-do-sol e entardecer.

Por outro lado, se o público preferir o bom e velho rock, não tenha dúvidas: aposte no preto, em designs modernos, em quadros decorativos que retratam imagens de bandas de rock e motos.

Para bar/pub, dê preferência a outras bebidas além das cervejas, como whiskey, martines, vodkas e destilados em geral.

Aposte em uma decoração em madeira mais escura, na cor nogueira. Essa coloração escura proporciona um toque mais requintado e noturno, exatamente como um pub deve ser. Entretanto, é preciso estar atento com a disposição das luzes para não deixar o ambiente escuro demais.

5 tipos de decoração temática para pub

Decoração temática pub

1.  Decoração pub brasileiro

Para um pub brasileiro, o que você consegue imaginar? Algo que lembre as calçadas da Lapa? A diversidade da Rua Augusta da cidade de São Paulo?

Isso mesmo, é possível juntar esses conceitos numa decoração bem “abrasileirada” usando as cores branco, azul-escuro, preto e, claro, nosso verde e amarelo.

Para esse ambiente, que tal reservar um espaço na parede para os quadros que mostram um pouco de cada capital do Brasil?

Se seu bar tiver tema esportivo, seria incrível e muito bem conceituado utilizar as fotos da Copa do Mundo, em que nosso País foi cinco vezes campeão.

Por último, utilizar copos diferentes para servir caipirinhas de variados sabores também conta como item de decoração.

2.  Decoração pub inglês

Aqui a decoração já muda um pouco: nada de cores vivas como verde-bandeira ou amarelo. As opções devem ficar entre as cores da bandeira do Reino Unido: vermelho-escuro, azul-marinho e branco.

Além disso, os móveis devem trazer um pouco da Inglaterra, sendo assim, a opção será investir em madeiras de demolição, aquelas com tons mais naturais e com formas robustas.

As cervejas, que também podem fazer parte da decoração, devem ser mais corpulentas e escuras.

Uma dica incrível e totalmente britânica são as cabines telefônicas: utilize esse conceito e espalhe telefones antigos pelo salão, eles devem acrescentar um toque criativo e divertido na sua decoração.

3.  Decoração pub irlandês

Assim como os ingleses, a opções aqui são os móveis rústicos amadeirados e as cervejas mais densas e escuras devem prevalecer no seu menu e na sua decoração.

As cores, no entanto, fogem um pouco do ar britânico e remetem um século bem distante, afinal, a Irlanda continua sendo atração turística pelas inúmeras batalhas do século 17.

Mas os móveis e a decoração podem ir além dos detalhes em madeira: as pedras também conquistam espaço nesse estilo, isso porque existem ainda muitos castelos medievais no país dos irlandeses.

Como todo conceito mais antigo, é possível modernizar a ideia, caso essa seja a sua necessidade. Por exemplo, pode-se trocar as pedras brutas por alicerces de mármore em tons mais amarronzados, configurando um ar medieval e moderno ao mesmo tempo.

Ah! Opte por couro nas bancadas e cadeiras, para que o ambiente fique ainda mais aconchegante e elegante, sem perder a essência.

4.  Decoração pub americano

Os pubs americanos ganham destaque pela vibe rock e esportes, isto é, o ambiente acaba ganhando dois temas diferentes: as bandas de rock nacionais dos EUA dividem espaço com os grandes times americanos.

Não existem dúvidas de que os estadunidenses são patriotas e por isso as paredes geralmente são cheias de referências das conquistas do país, seja em nível musical ou por meio do esporte.

As cervejas para esse estilo, devem ser mais finas e com bastante espuma e os petiscos devem levar amendoim, fazendo referência ao Texas.

A decoração deve conter madeira mais fina que as de demolição e em tons mais claros também. Além disso, lembre-se de que os tons, apesar de parecidos, são diferentes da bandeira do Reino Unido.

Aqui, as cores são as primárias, ou seja, o vermelho, azul e branco, que devem estar estampadas pelo ambiente. A dica é: pôr uma bandeira americana ao lado de uma brasileira na maior parede do pub para ganhar destaque.

5.  Decoração para pub moderno

Se a ideia é inovar com base no conceito moderno, use a criatividade e siga o conceito industrial, com canos e fios aparecendo, cores escuras e materiais como cobre, ferro ou latão.

Luminárias suspensas, paredes escuras ou papéis de parede com estampas mais claras e neutras, para que dê contraste com as cores escuras escolhidas para os móveis.

Faça uma área de maior descontração, com minisofás e mesas de centro para apoiar a bebida, use almofadas para decorar essa área em tons escuros e de diversas formas geométricas.

A segunda opção é utilizar da forma rústica para fazer o pub, isto é, use as cordas navais para aprimorar e dar detalhe ao espaço.

Busque por tons como grafites e cinza claros, para que deem destaque às plantas espalhadas por todo o ambiente.

Uma parede de plantas falsas também é tendência nas decorações, em que banquetas de madeira crua e sem verniz podem servir de mesinhas menores para as famosas plantas suculentas.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais