Deliway

Como criar uma conta de WhatsApp Business para restaurante

O WhatsApp é uma ferramenta poderosa para organizar a rotina de atendimento de um restaurante, realizar ações de marketing e, consequentemente, vender mais. No entanto, estes benefícios apenas são possíveis se você souber utilizar o WhatsApp do restaurante corretamente.

Criar conta whatsapp restaurante

Se você é o dono ou o gestor de um bar ou restaurante, já se perguntou se a sua empresa está usando o WhatsApp do seu restaurante de modo adequado? Está conseguindo explorar todo o potencial dessa ferramenta em suas vendas? Sabe como usá-lo para vender mais?

O WhatsApp deixou de ser uma tendência há bastante tempo, mostrando que veio para ficar. O aplicativo de mensagens instantâneas é um sucesso entre seus usuários, sendo uma boa parcela deles os empresários e donos de estabelecimentos que desejam otimizar o serviço de atendimento e vender mais.

Neste artigo, você confere como criar uma conta de WhatsApp Business para o seu restaurante, como utilizá-lo de modo apropriado e como atender um cliente pelo WhatsApp da melhor forma possível.

Qual é a importância de ter um WhatsApp para o restaurante?

A resposta parece óbvia, mas nem todos os restaurantes utilizam o aplicativo de mensagens instantâneas para atender seus clientes. Muitos estabelecimentos, inclusive, apenas fazem uso do telefone fixo.

Contudo, a ferramenta para restaurantes é importante à medida que otimiza a rotina de atendimento do negócio e, quando utilizada da maneira certa, aumenta o número de vendas. Além disso, as vantagens do aplicativo para o negócio se multiplicam.

Afinal de contas, ele traz mais credibilidade para o restaurante, permite a programação de mensagens inteligentes e fornece relatórios do desempenho do negócio - dados indispensáveis para tomada de decisões convenientes para a empresa.

Outro ponto positivo é que se o seu restaurante oferece atendimento por delivery, toda a negociação pode ser feita pelo app, sem a necessidade de contratar outro aplicativo específico para essa finalidade. Aliás, além de tudo, uma parcela significativa do marketing do restaurante pode ser feito e direcionado por meio dele.

Divulgue o prato do dia ou promoções no “status” do aplicativo ou, ainda, encaminhe mensagens com desconto aos clientes mais fiéis.

Utilize o aplicativo como um aliado, no entanto, use e não abuse. A divulgação excessiva pode ter efeito rebote e “cansar” os clientes que possuem o número do seu restaurante salvo, ok?

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

Como criar uma conta de WhatsApp Business para restaurante?

Para criar uma conta para o seu restaurante, siga os passos abaixo:

  1. Busque pelo aplicativo na sua lojinha de aplicativos.
  2. Baixe o aplicativo WhatsApp Business.
  3. Abra o aplicativo depois de instalado no celular do restaurante.
  4. Permita que o aplicativo acesse contatos, fotos e arquivos.
  5. Adeque todas as informações e, em seguida, verifique o número do telefone comercial (se você já possui uma conta no WhatsApp com o número desejado, você pode transferi-lo para o WhatsApp Business, pois o próprio app vai sugerir essa opção).
  6. Crie o seu perfil comercial (insira o nome do seu estabelecimento, foto, endereço físico, localização, descrição da empresa, horários de funcionamento, e-mail e site do restaurante).
  7. O nome do app ficará WA Business.

Dê bastante atenção ao passo de número 6, afinal de contas, o seu perfil comercial deve ser preenchido de modo adequado, portanto disponibilizando todas as informações possíveis, ok?

O WA Business deve ser informativo e facilitar o seu atendimento, à medida que fornece o máximo de informações ao cliente, sem que ele tenha que entrar em contato para consultá-las.

Por exemplo, em vez de ter que enviar o seu cardápio para cada cliente, você pode disponibilizá-lo no seu perfil.

Como anexar o seu cardápio no WhatsApp Business?

Para disponibilizar o seu cardápio ou catálogo, como é chamado, siga os seguintes passos:

  1. Abra o WhatsApp Business.
  2. Escolha a opção “Configurações”.
  3. Clique em “Ferramentas Comerciais” ou “Configurações da Empresa”.
  4. Aperte em “Catálogo”.
  5. Adicione fotos do seu cardápio, nome, preço e descrição.
  6. Salve as alterações.

Prontinho! Agora seu cardápio ficará visível para todos os seus clientes que abrirem o perfil do seu restaurante.

Como criar mensagens automáticas no WhatsApp Business?

Depois de baixar o aplicativo, preencher as informações da empresa e anexar o cardápio do seu restaurante, chegou o momento de criar suas mensagens inteligentes.

Você pode programar mensagens automáticas para saudar seus clientes, avisar da sua ausência ou, ainda, encaminhar mensagens rápidas, programando respostas e classificando-as por assunto.

Neste último caso, você pode selecionar palavras-chave, preparar respostas relacionadas e assim, quando um cliente entra em contato, uma mensagem relacionada ao assunto mencionado por ele é disparada automaticamente.

Para programar mensagens automáticas, será necessário:

  1. Abrir o WhatsApp Business.
  2. Escolher a opção “Configurações”.
  3. Clicar em “Ferramentas Comerciais” ou “Configurações da Empresa”.
  4. Escolher em “Ferramentas de Mensagem” o tipo de mensagem que deseja automatizar. As opções serão: mensagem de ausência, mensagem de saudação e respostas rápidas.
  5. Ativar a mensagem, escrever o texto que será enviado automaticamente e selecionar os destinatários.
  6. Salvar as alterações.

Pronto, suas mensagens automáticas foram cadastradas e, a partir desse momento, seus clientes receberão suas mensagens programadas sempre que entrarem em contato com o seu restaurante.

Como atender um cliente pelo WhatsApp?

O primeiro passo para atender adequadamente um cliente pelo aplicativo é programar mensagens de saudação, ausência ou mensagem rápidas. Assim, o seu cliente nunca fica sem resposta, mesmo em momentos em que o restaurante não está funcionando.

Se você optar por não automatizar esse tipo de mensagem, tenha um horário de atendimento estabelecido, cumprindo-o com rigor.

Outro ponto importante é responder os clientes rapidamente, afinal de contas, o WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas, sendo as respostas requisitadas na mesma velocidade. Atenda instantaneamente, principalmente os clientes recém chegados.

Além disso, atente-se à forma como você se comunica e trata os consumidores do seu restaurante. A mensagem precisa ser educada, acessível, clara e objetiva. Nada de linguagem muito rebuscada, mas não exagere no coloquialismo também.

Por fim, lembre-se de divulgar o WhatsApp do seu restaurante, tornando-o um meio de comunicação ativo e, quem sabe, o principal, entre o estabelecimento e seus clientes.

Quer melhorar os resultados dessa leitura? Envie o link deste artigo aos atendentes do seu restaurante e otimize ainda mais essa conversa, ok? Depois disso, lembre-se de reunir a equipe e discutir a importância do WhatsApp para o restaurante.

Transforme o seu cardápio em uma poderosa ferramenta de vendas

Ebook enviado com sucesso!

Agora você pode ler este ebook sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

O que você achou do post?

3 Respostas

Deixe seu comentário
CONHEÇA O OIMENU