Conheça a psicologia das cores que dão fome

Você sabia que os estímulos que nos dão a sensação de fome estão mais ligados ao cérebro do que ao nosso estômago? As cores dos alimentos são fundamentais na hora de escolher o que comer. Descubra agora como usar essa psicologia a favor do seu negócio.

Compartilhe

Cores que dão fome

Você já se perguntou por que os restaurantes em geral dão preferências às cores amarelas, laranjas e vermelhas? A resposta é bem simples: essas cores dão fome!

A cor tem um grande impacto na escolha dos alimentos, assim como o olfato, isso faz com que a nossa preferência preferência seja influenciada pelo que nós vimos e sentimos.

Em outras palavras, o estímulo para escolher o que comer está relacionado mais ao cérebro do que ao estômago.

A verdade é que quando chegamos em um novo estabelecimento onde não conhecemos o cardápio, optamos por escolher o item que mais nos atrai e essa atração tem a ver com as cores dispostas e a harmonia do prato de modo geral.

Contudo, não é somente as cores dos alimentos que nos influenciam, o ambiente em que estamos também interfere no nosso apetite, inclusive aumentando ou diminuindo nossa fome.

Como usar a psicologia das cores?

Um ótimo exemplo de como usar a psicologia das cores em restaurantes está no famoso McDonald’s. As cores escolhidas pela franquia tem um significado importante e pode-se dizer que auxiliaram a rede de fast-food a ser a grande potência que é.

O vermelho, quando combinado ao amarelo, traz duas sensações: fome e rapidez. O combo perfeito para um fast-food. Ali, as pessoas precisam sentir fome, consumir o produto e deixar o espaço vazio rapidamente para os próximos clientes.

A combinação faz tanto sucesso que raramente você verá as mesmas cores disponíveis em um ambiente no qual a proposta seja o oposto do fast-food.

Restaurantes que optam por oferecer lazer além de bons pratos precisam suavizar um pouco mais as cores para que não remetam à urgência, mas sim ao conforto.

A psicologia das cores é usada pelos profissionais de marketing para remeter inúmeras sensações ao cliente de um negócio, afinal, a ideia é aumentar o consumo. Ou seja, esse conceito ajuda um gestor a alcançar um dos principais objetivos de um restaurante.

Mas, calma! Não basta saber que o vermelho e o amarelo aumentam a fome e que o azul e o verde garantem segurança ao cliente em relação à marca, é preciso saber combiná-las para que o ambiente fique harmônico.

Afinal, o objetivo é criar um ambiente de acordo com o público-alvo do seu restaurante, garantindo uma decoração moderna, atrativa e aconchegante, certo?

O interessante da psicologia das cores é poder conciliar todas essas características sem interferir na identidade do seu estabelecimento.

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

Quais as cores que estimulam a fome?

Confira as principais cores e tons que despertam o apetite, aumentam a segurança do cliente com a marca e garantem um momento de lazer tranquilo, pacifíco e confortável.

Tons fortes

As tonalidades mais escuras aumentam a elegância e o aspecto de exclusividade. Esses tons são usados especialmente por ambientes que optam por pratos mais exclusivos e por locais mais dinâmicos e de identidade forte.

Os estabelecimentos que utilizam esses tons tendem a ter como público-alvo pessoas de negócios, que tendem a consumir rápido e serem mais decididas.

Tons claros

Os estabelecimentos que optam por tons mais claros transmitem maior segurança e credibilidade aos seus clientes, assim como provocam a sensação de maior conforto e aumentam a sensação de receptividade.

Esses tons são escolhidos especialmente para lugares que sejam frequentados por famílias e grupos de amigos, com o intuito de permanência longa.

Cores quentes

Cores frias

Cores neutras

Como as cores podem aumentar suas vendas?

As cores podem auxiliar no aumento das vendas desde que sejam somadas a outros critérios, como um bom ambiente, qualidade nos pratos, cardápios modernos e organização no atendimento.

Esse combo de características desperta o interesse do público em consumir os produtos oferecidos pelo estabelecimento na intenção de experimentar e permanecer no local.

Dito isso, confira alguns dos motivos pelos quais as cores podem ser tão influentes na hora da escolha e do consumo.

  1. Os clientes acreditam que o aspecto visual é o grande responsável pelo efeito imediato da compra.
  2. A combinação de cores das paredes internas e móveis pode interferir na necessidade do cliente de realizar uma quantidade maior de pedidos.
  3. É comum que o público se identifique mais com ambientes que trazem suas cores preferidas.
  4. A maioria das pessoas tende a lembrar de uma determinada marca apenas pelas cores da logomarca.
  5. É possível que as cores de um determinado lugar criem conexão com o sabor experimentado. Assim, o cliente recorda o que consumiu sempre que for exposto às mesmas cores e estilo do estabelecimento.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais