7 passos de como montar um delivery de hambúrguer

Os hambúrgueres têm se tornado uma opção cada vez mais popular no Brasil, assim como o delivery, e os dois podem ser uma ótima combinação!

Compartilhe
 

Montar um delivery de hambúrguer inclui investir em equipamentos específicos, um cardápio especial, uma boa rede de contatos com entregadores, estimar tempo de entrega fiel à sua capacidade de produção e pensar em embalagens práticas. Contar com um aplicativo para delivery e com estratégias de marketing para divulgação são os passos finais para alavancar as vendas.

Para quem já tem um restaurante em funcionamento, o caminho é mais curto. Basta adaptar o menu, contratar entregadores e comprar as embalagens. Mas, para quem quer começar um negócio, separamos algumas dicas para abrir uma hamburgueria delivery.

De 2015 para cá, as hamburguerias vêm ganhando espaço no cenário brasileiro. Com cada vez mais pessoas fazendo suas refeições fora de casa e procurando novas opções, o hambúrguer artesanal tem se tornado um dos alimentos mais consumidos no dia a dia do brasileiro.

Quem quer abrir um delivery de lanches enfrenta várias dúvidas, o que é super normal. Começar um negócio é sempre algo desafiador. Mas também não há motivo para preocupações nesse caso, pois preparamos um post completo para você sobre como montar um delivery de hambúrguer em sete passos.

Como montar um delivery de hambúrguer

Para abrir um delivery de lanches é preciso pensar em vários detalhes, principalmente nos equipamentos necessários para a preparação dos hambúrgueres. Olha só o que você vai precisar para montar o seu delivery:

O que precisa para um delivery de hambúrguer

Para começar, você precisará entender o que precisa para um delivery de hambúrguer e quais equipamentos próprios para a preparação. Além disso, não tem como seu negócio funcionar sem embalagens próprias para entrega, certo?

7 passos para montar um delivery de hambúrguer

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

1.  Equipamentos para montar uma hamburgueria delivery

Pode ser que você já tenha uma hamburgueria em funcionamento, mas listamos aqui as opções necessárias para quem vai montar um delivery de hamburgueria. Então, caso você já possua alguns dos equipamentos citados, é só riscar da sua lista.

Além disso, citamos a grelha para hambúrgueres, mas há várias formas de se fazer a carne: grelhada, assada, na chapa, churrasqueira ou no char broiler. Portanto, escolha o que for mais viável para você.

  • Chapa para hambúrguer;
  • Grelha;
  • Coifa;
  • Fritadeira para os acompanhamentos;
  • Exaustor;
  • Fogão;
  • Refrigeradores;
  • Liquidificador ou mixer para preparo dos molhos;
  • Pia e mesas preferencialmente de inox;
  • Utensílios como garfos, facas, espátulas e escumadeiras;
  • Balcões e prateleiras fechadas para armazenamento dos condimentos;
  • Tábuas para corte; e
  • Moedor de carne para fazer blends de hambúrgueres.

2.  Embalagens de hambúrguer para delivery

Depois de providenciar os equipamentos, é hora de pensar na embalagem para hambúrguer delivery que vai servir melhor para o seu negócio. Existem algumas opções no mercado, mas tudo depende de como vai ser feito o transporte e também quanto tempo leva a rota de entrega até o seu cliente.

É claro que, em uma rota de entrega que leve mais tempo, a embalagem ideal seria algo que mantivesse o produto quente por mais tempo. Já para trajetos mais curtos, não há essa preocupação.

O ideal é que você escolha uma embalagem padrão que evite o hambúrguer de “desmontar”. Por isso, separamos algumas opções que podem ajudar o seu negócio.

Hamburgueira de isopor

Embalagem hambúrguer isopor

A embalagem mais tradicional para transporte de sanduíches costuma ser a de isopor. Esta caixinha tem o espaço suficiente para o seu lanche, mas não tem espaço extra, o que garante que o sanduíche não vire ou desmonte na viagem.

Uma vantagem é que este tipo de embalagem mantém a temperatura do hambúrguer por mais tempo, sendo uma boa opção para viagens mais longas. Aliada ao uso do papel alumínio para envolver o hambúrguer, pode ser a melhor opção para longos trajetos.

No entanto, uma desvantagem dessa embalagem é que, com o calor do produto, a caixa pode “suar” e deixar o pão molhado. Portanto, cuidado para não fechar a caixinha com o hambúrguer muito quente.

Caixas de papel cartonado

Embalagens caixa papel cortado

Outra opção é a caixa de papel cartonado, que é mais firme e pode até mesmo levar a logo da sua hamburgueria. Esta opção tem se tornado cada vez mais popular por ser até mesmo uma forma de fazer o marketing do negócio.

A vantagem da caixa de papel é justamente a personalização e você pode até utilizar as embalagens em formato de maletinha para estilizar o produto.

Já a desvantagem é que esse material engordura muito fácil, o que seria uma opção ruim por conta da gordura da carne e no caso de hambúrgueres com muitos queijos.

Saco de papel kraft

Embalagens saco papel kraft

Bonitos e rústicos, esses sacos lembram muito as “browns bags” americanas, que são muito utilizadas para transportar lanches.

A vantagem desse tipo de embalagem é que ela é mais barata e personalizável também. Além disso, o descarte é mais fácil e menos prejudicial ao meio ambiente.

Quanto à desvantagem, também é uma embalagem fácil de engordurar por conta do material ser de papel.

3.  Aplicativos para delivery: opção para turbinar as vendas

Para quem está começando um negócio e ainda não tem muita visibilidade com o público, a dica é investir em aplicativos para delivery, como iFood, Rappi e Deliway, por exemplo, pois essas plataformas se encarregam de apresentar o seu empreendimento a novos clientes.

Além de fazer a mediação cliente-restaurante, alguns aplicativos também oferecem entregadores próprios, assim você não precisa se preocupar em contratar entregador, pois o aplicativo envia o mesmo para fazer a retirada do lanche e a entrega na casa do cliente.

Do contrário, você deve arcar com a contratação de um entregador. Inclusive, se o funcionário não tiver veículo próprio, o restaurante deve fornecer uma moto ou outro veículo para entrega. Em alguns casos, o restaurante até colabora ou arca com o combustível. Por isso, contar com aplicativos para delivery pode ser mais uma vantagem nesse momento.

Mas fique atento: alguns aplicativos cobram taxas altíssimas por essa mediação, e é importante saber que existem opções com taxas menores, como a Deliway, que facilitam essa mediação entre restaurante e cliente de forma mais simples, o que só traz benefícios para você.

4.  Monitore o tempo de entrega

Não há nada mais frustrante do que esperar muito tempo por um lanche quando você está com fome. Por isso, seja sempre realista e sincero com os seus clientes quanto ao tempo de entrega.

Fazer testes da linha de produção e estimar o tempo de entrega é uma ótima ideia. Calcule quanto tempo em média leva para a produção de um hambúrguer e some ao tempo de entrega. Ter mais de um entregador pode auxiliar nesse momento, já que as entregas são feitas geralmente por zonas de atendimento em dias movimentados.

E, se ultrapassar muito o tempo estimado informado ao cliente, tente amenizar a situação pedindo desculpas e mandando um agrado, como uma bebida grátis, sobremesa ou até mesmo uma porção de acompanhamento sem custos adicionais.

5.  Tenha um cardápio de hamburgueria delivery

Existem vários tipos de cardápio para hamburgueria, e você pode sim usar o mesmo cardápio do restaurante, mas muitos estabelecimentos optam por oferecer um cardápio exclusivo para o delivery.

Essa estratégia ajuda na organização e na preparação rápida dos lanches. Aliás, separar os pedidos de retirada no local e a la carte dos pedidos delivery é uma boa alternativa para não atrasar nenhuma entrega. O ideal é que você tenha uma equipe dedicada apenas ao delivery caso sua hamburgueria seja também um restaurante para consumo no local. Nesses casos, uma dica são as cozinhas compartilhadas.

Elaborar um cardápio para hamburgueria não precisa ser uma tarefa difícil. Lembre-se de sempre oferecer opções para diferentes públicos-alvo, tais como:

Hambúrgueres vegetarianos

Cada vez mais pessoas têm aderido a uma dieta sem carne, e não é porque você serve hambúrgueres que não pode oferecer algo para esse grupo de consumidores. Os hambúrgueres de lentilha e carne de soja são opções viáveis para o seu menu, além de seguros para vegetarianos.

Hambúrgueres veganos

As opções para quem é vegano também são bem extensas, mas não se esqueça que, além da carne, quem é vegano também não consome queijo ou ovo, nem mesmo qualquer alimento derivado de animais, então retirar esses ingredientes dos hambúrgueres veganos é obrigação se você oferecer produtos para esse público.

Já para as “carnes”, combinações de cogumelos e vegetais como abóbora, brócolis e grão de bico podem formar o recheio dos hambúrgueres.

Blend de carnes

Para sair do tradicional, uma ideia interessante é oferecer opções de misturas de carnes. O sabor é diferente de um hambúrguer tradicional e você sai da mesmice de outras hamburguerias.

Seleção de acompanhamentos

Fuja das tradicionais batatas fritas como única opção. Essa é uma opção que não pode faltar, claro, mas não deve ser a única no seu cardápio. Invista em anéis de cebola, polenta frita e até mesmo palitos de queijo. Esses acompanhamentos podem ser incluídos até mesmo em combos.

Combos de hambúrguer e acompanhamento

Para turbinar as vendas, que tal oferecer combos de hambúrgueres e algum acompanhamento? Oferecer um desconto nessas combinações pode atrair mais clientes e até mesmo fidelizar. Uma alternativa é estabelecer um combo diferente todos os dias, para que os clientes experimentem mais opções sempre.

6.  Tenha uma boa rede de contato com entregadores

Quem trabalha com delivery tem que ter uma rede de contato com entregadores. Afinal, sem esses colaboradores, o seu produto não chega ao consumidor final.

Muitos desses trabalhadores são autônomos, e você pode fazer acordos ou contratos com motoboys freelancers ou ter o seu próprio entregador integral, mas assim você teria que arcar com os encargos trabalhistas como qualquer funcionário efetivado.

Por conta desses custos, muitos trabalhadores e colaboradores preferem seguir no acordo informal ou trabalhar por meio de contrato. E, por isso, é bom contar com uma rede de contatos para que você não fique na mão se algum entregador passar por algum imprevisto.

7.  Capriche na divulgação

Como todo empreendimento hoje em dia, a melhor maneira de conquistar novos clientes é através da divulgação. Por isso, planeje bem o que você vai postar nas redes sociais e mantenha um feed organizado.

Estar presente nas redes sociais permite que os clientes te encontrem com muito mais facilidade. Uma opção é contratar agências de marketing digital para monitorar as redes sociais da sua hamburgueria.

E que tal contar com os seus clientes na divulgação? Oferecer redes wi-fi hotspot faz com que seus clientes tenham que fazer check-in na página do seu restaurante nas redes para se conectar à internet.

De toda forma, investir na divulgação do seu restaurante, seja ela online ou offline - posters, outdoor, panfletos - é a melhor forma de atrair novos clientes.

Como embalar hambúrguer para delivery

Embalar hambúrguer delivery

Agora que você já tem em mãos todas as dicas para abrir um delivery de hamburgueria de sucesso e conhece as opções de embalagens ideais para esse modelo de negócios, basta embalar com toda a segurança para o transporte e para que os hambúrgueres cheguem intactos na casa dos seus clientes.

Para começar a embalar o hambúrguer, existem dois itens que podem ajudar na hora de preparar o hambúrguer para envio: o papel antigordura e o papel alumínio.

O primeiro é super tradicional no delivery de sanduíches, já que “segura” a gordura que pinga da carne e dos molhos dentro do pacotinho, sem sujar a embalagem. Já o papel alumínio retém melhor o calor dos hambúrgueres, e mantém o produto quentinho por mais tempo.

É claro que essas opções não substituem a embalagem para transporte, mas ajudam a entregar um lanche sequinho e gostoso para o seu cliente. Para garantir que não escorra nada do seu hambúrguer, centralize o sanduíche bem no meio da folha de papel alumínio ou papel-manteiga e feche com dobras na horizontal e depois na vertical para completar.

Assim, você garante que o hambúrguer esteja bem vedado e pode finalizar o envio colocando o lanche em uma das embalagens citadas acima. Prontinho!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais