Se você já está envolvido no mundo dos restaurantes, você com certeza já ouviu falar na plataforma do iFood. Afinal, esse é um dos maiores aplicativos de entrega de comida online existentes atualmente. E, se você está pensando começar a utilizar no seu restaurante, há algumas coisas as quais considerar.

Aplicativos delivery podem ajudar o seu restaurante a aumentar o número de vendas em até 50%! Não apenas ele é uma vantagem para a sua rentabilidade, o cliente também vê como um ponto positivo já que muitas vezes é preferível receber as refeições em casa ao invés de ter que se locomover até o estabelecimento. Além disso, você acaba economizando com meios de divulgação já que através do aplicativo você vai estar ganhando uma grande visibilidade.

Utilizar uma plataforma como o ifood com certeza será bastante rentável para o seu negócio, por isso montamos esse guia de como se cadastrar e quais as vantagens que você terá. Confira a seguir.

Como funciona o sistema iFood

como cadastrar no ifood

Antes de realizar o seu cadastro, é preciso ter em mente que o seu negócio precisa cumprir com algumas exigências mínimas, tais como ter acesso a uma internet rápida e estável, ter pelo menos um computador, ter uma equipe de entregas própria e ter um atendimento rápido.

Além disso, esteja ciente de que existe uma taxa cobrada sobre os pedidos gerados no site. Para se cadastrar, o serviço é gratuito e não há qualquer tipo de mensalidade ou anuidade. Porém, há essa taxa sobre pedidos feitos. Ela é de 12% sobre o valor total da compra e ela só é efetivamente cobrada quando o pedido é concluído no sistema do iFood.

Outros detalhes para você ter em mente:

  • Apenas pessoas jurídicas podem realizar cadastro
  • Não é necessário um local físico para atender clientes
  • O iFood não é responsável pelas entregas

O cadastro

Agora que você já está ciente de como funciona o sistema iFood, o procedimento para cadastrar o seu restaurante é bem simples, tudo que você precisa fazer é seguir esses cinco passos:

  1. Acesse o site e vá na opção “Cadastre seu Restaurante” no menu superior da tela
  2. Clique em “Quero ser Parceiro”
  3. Certifique se o seu estabelecimento preenche todos os requisitos necessários para finalizar o cadastro
  4. Selecione as opções e clique em “Enviar”
  5. Uma nova guia será aberta para você preencher e enviar para análise todas as informações do seu negócio

Finalizado esse processo, a equipe do iFood fica responsável por entrar em contato com você para finalizar a contratação.

Vantagens de utilizar o iFood

Há muitas vantagens ao aderir um sistema tal como o iFood, assim como há muitas vantagens em começar a utilizar qualquer tipo de tecnologia inovadora para melhorar o seu restaurante! Aqui estão alguns pontos positivos de começar a usar o aplicativo:

Visibilidade

É verdade, não há meio melhor para dar visibilidade ao seu restaurante hoje em dia do que nas redes sociais. Contudo, a plataforma do iFood conta com milhares de usuários ativos diariamente, o que pode apenas significar que o seu restaurante irá receber uma boa visibilidade através do aplicativo também. Além de que, se você utilizar fotos bem produzidas e de alta qualidade, isso será um grande atrativo aos clientes em potencial.

Promoções

Não há dúvidas de que as promoções são uma das melhores maneiras de aumentar o ticket médio do restaurante e aí entra mais uma vantagem do iFood: ele permite cadastrar promoções de maneira prática e fácil. O seu negócio ganha ainda mais visibilidade e aumenta o número de pedidos!

Pagamento online

Atualmente, todos estão tão ocupados o tempo todo que até mesmo sair para uma boa refeição acaba se tornando um empenho enorme. Por conta disso, o iFood tem sido um sucesso tão grande e tudo que puder ser feito online é um alívio para as pessoas. Dito isto, a disponibilização do pagamento online através do próprio iFood é um diferencial que faz o cliente ter prazer em realizar o pedido! Sem contar que também diminui as taxas de cancelamentos de pedidos - ótimo para os donos de restaurante!

Dicas para estar preparado

Tenha um CNPJ

Como apenas pessoas jurídicas podem realizar o cadastro na plataforma, é importante que você tenha um CNPJ para o seu negócio. Caso você ainda não tenha, agilize esse processo e certifique-se de que todas as suas operações no restaurante estão legalizadas.

Capacidade de produção

Não adianta querer aumentar o seu negócio e as suas vendas se o seu estabelecimento, equipe e estoque não estiverem preparados para isso. Garanta que a qualidade da sua produção não deixe a desejar pelo aumento no número de pedidos!

Outra coisa, certifique-se de vender apenas produtos prontos para consumo!

Isso parece algo óbvio para se dizer, mas ainda assim é importante ressaltar. Você está oferecendo um serviço delivery e as pessoas esperam que assim que a entrega seja realizada elas já possam se alimentar, afinal, essa é a alma do negócio!

Entregadores

A quantidade de entregadores vai depender do tamanho do seu restaurante. Apenas conforme você for ganhando experiência, você vai entender a necessidade de contratar mais entregadores ou não. Apesar disso, a princípio é melhor ter um entregador sobrando do que um faltando - ninguém gosta de ficar esperando muito tempo após fazer um pedido.

Inclusive, a plataforma do iFood recentemente começou a oferecer um serviço de logística para entrega, então caso você não queira contratar os seus próprios entregadores, você pode entrar em contato e ver se o iFood fornece cobertura para a sua região.

Atendimento de qualidade

Não é porque você está oferecendo um serviço online que a qualidade de atendimento precisa ser deixado de lado. A satisfação do cliente ainda é o que está em jogo e, apesar de que o aplicativo lida com grande parte da comunicação e venda, você precisa estar a postos para resolver qualquer problema que possa vir a ocorrer.

Cardápio

dicas ifood

Em uma venda online, o cardápio é a única coisa em jogo para impressionar o cliente em potencial - já que o ambiente e os atendentes não serão utilizados nesse momento. Então, é bastante importante que você dê uma atençãozinha extra ao cardápio. Cadastre os itens com nomes e descrições chamativas e criativas, além de utilizar fotos bem produzidas e de alta qualidade. A apresentação faz uma grande diferença na hora da compra e os seus clientes com certeza irão finalizar os pedidos se o cardápio for bem produzido.

Mais do que isso, é interessante você adicionar informações tais como o tamanho do prato, quais os ingredientes (para os alérgicos e intolerantes saber com o que estão lidando, por exemplo) ou quantas porções o prato rende.

Acompanhe comentários e avaliações

A melhor maneira de entender o crescimento do seu negócio é através do cliente. Acompanhar os comentários e avaliações que os clientes fazem do seu restaurante através do aplicativo do iFood será uma forma de ver o que você precisa fazer para melhorar e em quais pontos focar! Além disso, você também pode responder os comentários e avaliações - os clientes adoram um restaurante interativo!

São vários os benefícios de se utilizar o serviço delivery via iFood por uma contratação tão simples, não é mesmo? Contanto que você tenha todas as informações necessárias acerca do seu restaurante (que você já deveria ter de qualquer maneira para manter controle sobre os negócios), não será apenas fácil, mas também uma contratação rápida. Com certeza vale a pena adquirir esse serviço para aumentar o seu faturamento e visibilidade!