Como colocar meu cardápio no Instagram e divulgá-lo?

O Instagram pode ser considerado o aplicativo mais popular da atualidade. Por isso, saber como colocar o seu cardápio no Instagram é também estender as possibilidades de venda ao ambiente online.

Compartilhe

Cardápio instagram

Saber como colocar o cardápio no Instagram para divulgar o seu cardápio, promover seu restaurante e interagir com os seus clientes deve ser considerada uma das alternativas de marketing orgânico mais interessantes para os dias atuais, assim como fazer uso do WhatsApp corretamente.

O Instagram é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos que reúne mais de um bilhão de usuários ao redor do mundo.

O que muitos não sabem é que o aplicativo, além de ser um ambiente online de informação e entretenimento, pode ser uma ferramenta de marketing e tanto para a capitalização e manutenção da clientela de um negócio.

Portanto, nos parágrafos seguintes, você confere como fazer uso da rede social do seu restaurante para reter e atrair novos clientes.

Qual a importância de utilizar o instagram como ferramenta de vendas?

O Instagram, assim como o WhatsApp, é um aplicativo que auxilia, e muito, na conversão das vendas. No entanto, essa adesão generosa apenas acontece se a forma como você utiliza o perfil comercial do seu restaurante for adequada e, ainda, se o público-alvo do seu restaurante é adepto à rede.

Sabe aquele ditado que diz: quem não é visto não é lembrado? Pois bem, quem não está online também não.

Seguindo essa linha de raciocínio, chegamos ao Instagram, rede social de compartilhamento de fotos e vídeos, com mais de 95 milhões de usuários brasileiros, sendo ainda a quarta rede social mais utilizada no ano de 2020.

Em outras palavras, fazer uso do aplicativo pode melhorar muito o seu alcance e, além de ser uma boa forma de fidelizar a sua clientela, é um meio para a captação de novos clientes.

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

Como colocar o cardápio no Instagram?

Existem duas maneiras: a primeira consiste, basicamente, em adicionar fotos do seu cardápio nos stories do aplicativo e, em seguida, adicioná-las aos destaques.

A segunda maneira consiste em disponibilizar o link do seu cardápio na biografia do seu perfil comercial na ferramenta. Para isso, basta disponibilizar o seu cardápio em PDF no Google Drive e, em seguida, compartilhar o link do documento no seu perfil.

Lembre-se de tornar público o link do seu cardápio, assim qualquer pessoa que possuí-lo poderá acessá-lo, sem ter que pedir permissão para conferi-lo.

Aliás, além do link do seu cardápio, você também pode colocar o link do WhatsApp Business do seu restaurante no seu perfil na rede social. Nesse caso, você deve fazer uso de um aplicativo específico para hospedá-los, sendo o mais utilizado o Linktree.

Com esse tipo de auxílio, o cliente aperta no link hospedeiro e é encaminhado à uma página com vários outros links, escolhidos por você, de modo que o seu cardápio e o seu contato pelo WhatsApp sejam mais acessíveis.

Como divulgar seu restaurante no Instagram?

Divulgar o seu restaurante pelo Instagram não tem segredo, basta que você faça uso de todos os recursos que o aplicativo oferece. Da maneira mais sábia possível, claro.

Pense assim: a conta do seu restaurante na mídia social deve ser tratada como uma vitrine ou, melhor, como uma extensão do seu estabelecimento no mundo online.

Logo, o user do seu restaurante deve aparecer com frequência para outros usuários, assim como a qualidade de suas fotos, vídeos e mensagens devem ser adequadas.

Mas, além de ter um cuidado especial com a forma em que a sua empresa se comporta na rede social, outro ponto importante é contar com algumas estratégias de marketing digital para divulgar o seu negócio.

E isso inclui a qualidade do conteúdo compartilhado, ou seja, você deve saber o que postar em posts e stories, caprichar na criação e utilização de hashtags, repostar fotos e vídeos em que o seu restaurante é mencionado, mostrar a rotina do seu estabelecimento uma vez lá outra cá, apresentar os colaboradores, interagir com os clientes e etc.

Além da forma orgânica de divulgar o seu restaurante, você ainda pode promover alguns dos seus posts, fazendo com que a sua marca chegue até um número maior de pessoas. Mas, atenção: esse tipo de ação, ao contrário de outras citadas neste artigo, não é gratuita.

Divulgue seu cardápio pelo QR Code

Sabia que, além das estratégias divulgadas acima, é possível criar um QR Code do seu cardápio e divulgá-lo no Instagram e demais redes sociais do seu restaurante?

Assim, com o seu cardápio em QR Code, basta que o cliente abra a câmera do celular e aponte para o código e, instantaneamente, terá o cardápio do seu restaurante nas palmas das mãos, através do seu aparelho celular.

Com o Abrahão Pocket, por exemplo, o cliente pode acessar o cardápio, fazer o seu pedido, chamar o garçom, escrever avaliações, ver e fechar a conta. Apenas utilizando o próprio celular.

Por fim, lembre-se: colocar o seu cardápio no Instagram e utilizar a ferramenta para promover a sua marca e aumentar as vendas é uma estratégia que deve ser explorada urgentemente pelo seu restaurante. Os resultados vão surpreender, viu?

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais