Deliway

Como cadastrar meu restaurante em sites de busca local

A internet é uma excelente fonte de busca e, muitas vezes, determina a escolha dos consumidores, que se baseiam em experiências de outras pessoas. Conheça cinco sites de avaliação online para saber a análise do seu restaurante.

Cadastrar restaurante busca local

Hoje em dia, uma pessoa que tem interesse em conhecer um novo lugar, seja ele restaurante, barzinho ou café, vai buscar, na internet, as opções e analisar - de onde estiver - os tipos de serviços oferecidos, o ambiente e também a opinião de quem já frequentou o estabelecimento.

Você mesmo já deve ter feito isso. É algo instintivo: queremos saber o que outros clientes acharam daquele lugar e se realmente vale a pena investir nosso tempo e dinheiro. Ou seja, a internet é capaz de revelar a impressão que os seus clientes tiveram do seu negócio.

É importante oferecer o melhor em termos de cardápio, ambiente, limpeza do restaurante, enfim: em todos os quesitos que fazem parte da administração do seu negócio.

Também é importante, ao cometer qualquer erro, saber lidar com o cliente e recompensá-lo de alguma forma, evitando com que o seu negócio seja rebaixado nos sites de avaliações e afaste as chances de novos clientes.

Pensando nisso, separamos os principais sites de avaliação de restaurantes que você deve monitorar, justamente para saber qual a opinião dos consumidores e poder melhorar o quanto antes, caso tenha cometido algum erro de gestão e atendimento.

É importante, também, conhecer esses sites para conseguir a chance de responder seus clientes, demonstrando caráter na sua gestão e preocupação com a excelência no seu negócio.

Vamos aos sites?

1.  Google Business - ou Google Meu Negócio

Ao procurar por um negócio local, o Google é um dos primeiros avaliadores a atrair o olhar do pesquisador.

Além disso, todos os tipos de negócio, sejam físicos ou não, podem ter uma conta no Google Business.

Além de receber as avaliações, o dono do negócio pode respondê-las, através de comentários.

A ferramenta também divulga horário de funcionamento, telefone, endereço, site oficial, fotos e vídeos.

Passo a passo para cadastrar a empresa no Google Business

Cadastrar restaurante google business

1.  Crie ou tenha uma conta ativa no Gmail;

2.  Acesse o Google Meu Negócio: selecione o tipo de negócio que mais se adequa às atividades da sua empresa, entre essas três opções: estabelecimento, área de cobertura e marca;

3.  Adicione o endereço onde fica a sede da sua empresa no Google Maps;

4.  Preencha todas as informações sobre a sua empresa nos campos solicitados;

5.  Crie sua página no Google+ para realizar o processo de verificação.

Após esse processo, você receberá uma mensagem informando que o Google enviará uma carta ao endereço cadastrado com um código de verificação.

Ao receber esta carta, retorne à página do Google Meu Negócio para informar o código e verificar sua autenticidade e daí você já poderá passar a receber as avaliações e respondê-las com eficiência.

2.  Facebook

Cadastrar restaurante facebook

O Facebook é uma rede social que conta com milhões de usuários, exercendo uma grande influência sobre eles.

Percebendo a relevância que possui, a rede social desenvolveu uma ferramenta para realizar reviews de estabelecimentos.

A avaliação através do Facebook é realizada por meio da pergunta “você recomenda?”, sendo possível escolher como resposta apenas “sim” ou não”.

O objetivo desse tipo de verificação é tornar a avaliação mais objetiva e o argumento mais elaborado para justificar a resposta.

Qualquer segmento de negócio pode ter sua página na rede, sendo permitido responder o feedback do cliente.

Passo a passo para cadastrar a empresa no Facebook

1.  Acesse o Facebook e crie ou faça login em uma conta;

2.  Acesse a aba de “páginas” e clique em “criar nova página”;

3.  Classifique sua página, escolhendo o tipo de negócio: negócio local ou lugar; empresa, organização ou instituição; marca ou produto; artista, banda ou figura pública; entretenimento ou causa ou comunidade;

4.  Siga o passo a passo das instruções, preenchendo os campos solicitados e está pronto.

3.  Tripadvisor

Cadastrar restaurante tripadvisor

Sendo o maior site de viagens do mundo, o Tripadvisor possui mais de 350 milhões de usuários que compartilham os seus momentos, positivos ou negativos, em hotéis, pousadas, shoppings e, é claro, restaurantes.

Nele, o cliente pode dar uma nota, adicionar fotos e comentar a sua experiência. O dono ou gerente do restaurante poderá respondê-lo, desde que tenha cadastro.

Passo a passo para cadastrar a empresa no Tripadvisor

1.  Acesse a página do TripAdvisor para proprietários e clique em “criar um perfil agora mesmo”;

2.  Selecione a modalidade do seu negócio;

3.  Preencha todos os dados solicitados para ter a verificação da sua empresa;

4. Crie uma descrição;

5.  Preencha os dados referentes aos serviços que seu estabelecimento oferece;

6.  Acrescente excelentes fotografias;

7.  Marque a caixinha de seleção de texto, clique em “enviar” e o seu perfil está pronto.

4.  Yelp

Cadastrar restaurante yelp

O Yelp é um site que vem crescendo cada vez mais no ramo de avaliações, conectando consumidores com empresas.

Podem fazer parte dele todos os segmentos de negócio e os usuários compartilham informações relevantes, através de breves comentários sobre os lugares que visitam.

O site conta com a opção de nota, comentário e também mostra quantos reviews o restaurante já possui.

É possível responder a avaliações, em modo particular ou publicamente, o que é uma ótima vantagem.

Passo a passo para cadastrar a empresa no Yelp

1.  Abra a página para donos de negócios do Yelp e clique em “começar”;

2.  Adicione nos campos em branco todas as informações sobre a sua empresa e clique em “adicionar”;

3.  Um e-mail de verificação será enviado para você. Confirme o processo para adicionar o seu negócio.

É importante selecionar uma categoria e inserir um e-mail válido para garantir que a sua empresa seja encontrada o mais fácil possível e também para obter a verificação.

5.  Apontador

Cadastrar restaurante apontador

O site faz o mesmo trabalho que as antigas páginas amarelas das agendas, trazendo para a pesquisa vários tipos de negócios das mais diversas áreas, com endereço completo, telefone, horários de atendimentos e também a chance de avaliar com nota e comentário.

Passo a passo para cadastrar a empresa no Apontador

1.  Acesse a página do Apontador para cadastrar um novo local;

2.  Preencha todos os dados solicitados;

3.  No próximo passo, a sua página já estará criada e você precisa editar o perfil da sua empresa acrescentando contato, endereço, informações sobre funcionamento e imagem;

4.  Lembre-se de verificar o e-mail para confirmar a sua conta.

Como evitar avaliações negativas na internet

Outra forma de receber o feedback dos clientes é através do sistema de avaliações do cardápio digital.

Ao fim do atendimento, o consumidor poderá realizar uma avaliação no próprio tablet em que realizou o pedido, fazendo elogios, deixando opiniões ou contando as frustrações sobre o restaurante e o serviço prestado.

Essa é uma excelente maneira de prevenir ações e conteúdos que prejudiquem o seu negócio (e que podem rapidamente se espalhar pela internet), pois ao mesmo tempo em que você garante ao seu cliente que está levando em consideração a sua opinião, você deixa as possíveis avaliações negativas apenas no tablet.

Enfim, você deve estar ciente de que não é possível controlar o que dizem do seu restaurante na internet, porém, é seu dever influenciar positivamente a sua marca.

Utilize todas as formas possíveis de avaliações para identificar problemas, corrigir os que tiverem essa possibilidade e evitar com que eles aconteçam novamente, prestando um atendimento qualificado, seguindo regras de etiqueta para gerenciamento de restaurantes e positivando a imagem do mesmo, a fim de atrair novos clientes e fidelizar os da casa.

Transforme o seu cardápio em uma poderosa ferramenta de vendas

Ebook enviado com sucesso!

Agora você pode ler este ebook sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário