Black Friday nos restaurantes: ideias criativas de promoções

Você não pode deixar passar as oportunidades que surgem no dia mais comercial do ano! Veja, neste artigo, as melhores dicas de ofertas de Black Friday para o seu restaurante não ficar para trás nas vendas.

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Cliente efetuando pagamento de seu prato na maquina de cartão

Para aproveitar a Black Friday no seu restaurante, você precisa oferecer promoções exclusivas e válidas só no grande dia – ou na semana e até mesmo no mês, caso você queira prorrogar a ação. Essas ofertas precisam ser tão atrativas e chamativas que será impossível que o cliente não queira aproveitá-las.

Alguns exemplos aparecem logo adiante, neste artigo, mas, antes de tudo, lembre-se: são milhares de estabelecimentos país afora que planejam super descontos para novembro todos os anos e food services não devem ficar de fora!

Se você tem interesse em participar do evento comercial mais esperado do ano, precisa começar a se organizar o quanto antes, sempre, e adaptar algumas ideias, que poderão dar um up no seu faturamento. Afinal, Black Friday e comida super combinam!

Confira agora tudo o que você precisa saber para incluir a maior promoção do ano na rotina do seu empreendimento.

Como fazer uma Black Friday para restaurante?

Crie promoções secretas, ofereça itens gratuitos, faça combos especiais, permita que os clientes “levem mais por menos”, proponha algo inédito, planeje algum tipo de benefício em grupo e faça sorteios nas redes sociais para aproveitar a data ao máximo.

A Black Friday costuma ter só 24h de duração, então, você precisa gerar uma demanda gigantesca por meio das suas ofertas! Ainda assim, mesmo com o preço reduzido, não deixe de oferecer qualidade nos produtos, pois esse é o melhor momento para reter fregueses e conquistar novos clientes.

Promoções de restaurantes não podem deixar o consumidor na vontade, por isso, reforce o estoque para não passar por imprevistos e divulgue imagens reais daquilo que estiver disponível para venda, deixando bem claro quais são os descontos, sabores e tamanhos.

Pegue um papel e uma caneta e anote estas dicas!

1.  Crie promoções secretas para clientes fiéis

Aproveite a Black Friday do seu restaurante para aproximar ainda mais aquela listinha de clientes fiéis e ofereça alguma promoção exclusiva a eles, como pratos pela metade do preço, sobremesa gratuita ou até mesmo um descontão naquele drink especial.

Você pode enviar essas ofertas especiais por meio de uma lista de transmissão no WhatsApp do seu restaurante, por mensagens diretas no Instagram ou até mesmo por uma cartinha dada em mãos na próxima visita deles ao restaurante.

2.  Ofereça itens gratuitos

Outra ótima forma de fazer com que as pessoas tenham interesse em conhecer o seu estabelecimento durante uma Black Friday de comida, é oferecer opções gratuitas.

Por mais ousada que essa proposta pareça, disponibilizar algum acompanhamento, uma bisnaga de molho especial, uma bebida da casa etc. costuma incentivar os clientes a terem outros consumos – dessa vez, pagos! – na mesma refeição.

Quer apostar alto e dar um prato inteiro de brinde? O ideal aqui é fazer uma proposta como “os 50 primeiros clientes ganham”, e não esqueça: distribua senhas para manter a organização e garantir que seja só essa galera que vai aproveitar a promoção mesmo.

3.  Faça combos especiais para Black Friday

Os combos já são uma estratégia antiga para atrair o público que quer comer bem por um preço bom. Durante a Black Friday, é interessante criar combos especiais para a data. A ideia é fazer uma nova combinação nunca ofertada antes ou divulgar o prato carro-chefe do restaurante com as combinações favoritas dos clientes.

Se o restaurante utiliza cardápio digital, é possível lançar essas promoções lá, na tela principal, e deixá-las em destaque para garantir que os clientes já tenham acesso às novidades logo quando chegarem na mesa.

Fique de olho na reação dos consumidores sobre tudo o que for vendido dentro e fora dos combos, com desconto ou de exclusivo durante um dia, uma semana ou o mês de novembro: talvez você perceba que vale a pena tentar incluir algumas alternativas no cardápio normal do food service e testá-las o restante do ano também.

4.  Permita que o cliente “leve mais por menos”

Nada mais atraente para um consumidor do que pedir algo e ganhar em dobro, afinal, esse é um tipo de recompensa que gera enorme satisfação! O ideal é fazer essa promoção para drinks, entradas e sobremesas, sempre se preocupando com lucratividade e rentabilidade.

Lembrando, mais uma vez, que ter um controle de estoque eficiente impede que você fique sem recursos no dia que, provavelmente, terá o maior movimento do ano. Por isso, calcule tudo muito bem e mais de uma vez antes de bater o martelo, ok?

5.  Ofereça algo inédito

A exclusividade sempre é bem-vinda. Distribua cortesias ou brindes nunca antes vistos, que podem ser surpresas ou não, para ajudar a fidelizar clientes. Confira algumas sugestões logo abaixo.

  • Um bilhete de cinema para quem comprar a sobremesa X
  • Um item personalizado do local, como uma camiseta exclusiva, para quem consumir mais de determinado valor
  • Descontos aleatórios nos pedidos que instigam o cliente a consumir ainda mais
  • Copos, pratos ou talheres personalizados que possam ser levados para casa
  • Caricaturas de cada freguês degustando sua refeição, caso o seu food service tenha um clima descontraído
  • Fotos no estilo polaroid do cliente com a família ou com os amigos curtindo um momento legal no seu estabelecimento – talvez até com um porta-retrato de papel com a logo do seu negócio e uma frase fofa também!

Esse também é um bom momento para testar uma nova bebida ou sobremesa que você tem a intenção de inserir no cardápio, já que a situação é perfeita para descobrir a recepção dos consumidores sobre o produto.

6.  Crie um benefício em grupo

Aproveitar uma data especial, mesmo que comercial, com os amigos ou familiares é sempre ótimo, por isso, crie uma promoção especial para quem chegar com um determinado número de acompanhantes. Além de ser rentável, você pode trabalhar com descontos maiores e todo mundo sai ganhando.

7.  Faça sorteios nas redes sociais

Os sorteios não podem faltar nesta época do ano! Você pode pedir para seu cliente seguir as redes sociais do seu estabelecimento, marcar amigos, curtir e compartilhar alguma imagem nos Stories e, depois, recolher todos os comentários que estiverem dentro das regras estipuladas por aí para cadastrá-los em sites próprios para sorteio.

Oferecer uma bebida, sobremesa ou até uma refeição completa – se for viável – como retribuição aos vencedores incentiva os consumidores a conhecerem o seu negócio nesse tipo de ação.

Você também pode fazer parcerias com outros estabelecimentos, sejam eles do ramo gastronômico ou não. Que tal sortear um kit? Imagine a felicidade da pessoa que ganhar!

E, com base em tudo o que você leu até o momento, descubra algumas promoções-relâmpago que super podem funcionar na Black Friday para diferentes tipos de restaurantes. Adapte aquelas que mais gostar para aplicar no seu empreendimento.

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Quais são as melhores ideias de promoção-relâmpago para Black Friday?

Oferecer rodízios exclusivos, sabores diferentes e combos promocionais são ideias matadoras para usar em uma promoção relâmpago para Black Friday, porém, a escolha da mais adequada vai variar de acordo com o ramo do seu restaurante.

Uma hamburgueria pode fazer rodízio de mini-hambúrgueres só na última semana de novembro, enquanto uma pizzaria pode dar descontos irresistíveis o mês inteiro ou uma pizza broto no pedido de redondas maiores.

E nem mesmo os restaurantes orientais ficam sem opções, já que podem oferecer sequências de yakissoba e outros pratos quentes com um valor especial para a data.

Dá uma olhada em como aproveitar ao máximo cada área!

3 melhores ideias de promoção de hambúrguer para Black Friday

Rodízio de mini-hambúrgueres, misturas especiais de dois ou mais produtos e desafios únicos que resultam em brindes entram na lista das melhores ideias de promoção para hamburguerias na Black Friday.

Muitos empreendedores aproveitam a data todos os anos para esbanjar nas ofertas, e o que você pode apresentar de diferente aos seus clientes?

1.  Disponibilize combos especiais

Que tal criar novos combos especialmente para a Black Friday? Oferecer algo inédito pode ser um atrativo para aqueles que ainda não se convenceram sobre sair para jantar – se você publicar a oferta na internet com dias ou até semanas de antecedência, é claro, e reforçá-la sempre que possível.

O ideal é montar uma combinação de hambúrguer + bebida + sobremesa, mas você pode inovar e oferecer uma entrada, dois hambúrgueres em um combo só ou até mesmo uma combinação apenas de bebidas. Deixe a imaginação fluir!

Se precisar, outro artigo Abrahão, falando sobre ideias de Dia dos Namorados para food services com a mesma proposta, pode trazer ainda mais inspirações. Leia depois que terminar este.

2.  Crie desafios de Black Friday

Já pensou em estimular o consumo com desafios que vão mudando no decorrer do dia que marca a Black Friday em todo o país e no mundo?

Você pode oferecer um hambúrguer monstruoso na faixa para quem conseguir devorá-lo em menos de 1 hora, por exemplo, ou fazer um desafio de shots e drinks para os consumidores que forem maiores de idade, preferencialmente depois das 18h e só se prometerem não dirigir para voltar pra casa.

Inclusive, é possível incluir essa ideia no happy hour da sua hamburgueria e talvez até firmar algum tipo de parceria com os taxistas do bairro ou apps de mobilidade!

3.  Ofereça um rodízio de mini-hambúrgueres

Uma dica para inovar, testar tendências e fazer com que os consumidores conheçam mais do seu restaurante, se for uma hamburgueria ou similar, é apostar no rodízio de mini-hambúrgueres.

Você pode cobrar um valor fixo para que os clientes degustem os sanduíches em miniatura e, em paralelo, oferecer um cardápio variado dos pratos da casa em tamanho menor que são pagos individualmente.

Assim, você produz em larga escala e não corre o risco de ficar sem insumos!

E já que o tema está ganhando tanto sabor que chega a dar água na boca, rola a tela só mais um pouquinho e aproveita para absorver sugestões específicas para outros nichos também.

Agarre-se à máxima de que nada se cria, tudo se transforma, que você vai ver como elas podem ser interessantes para o seu restaurante, independentemente do produto vendido.

Ideias de promoção de Black Friday para pizzaria: inspire-se!

Quem resiste a uma boa pizza, não é mesmo? Se for com descontos irresistíveis mesmo, fica impossível não sucumbir à tentação! Confira algumas ideias que você pode adotar na Black Friday da sua pizzaria:

  • rodízio de pizza pela metade do preço;
  • 50% de desconto em drinks para os 50 primeiros clientes da noite;
  • sabores exclusivos; e
  • pizza brotinho grátis no pedido de uma pizza grande.

Além disso, você também consegue tranquilamente aproveitar as dicas anteriores deste artigo, como a divulgação das promoções nas redes sociais!

Ideias de promoção de Black Friday de sushi e comida japonesa

Muita gente é fã daquele sushizinho, e as ideias listadas abaixo para uma Black Friday de restaurante oriental têm tudo para transformar um dia de vendas em um case de sucesso . Aposte nelas!

  • Desconto nas bebidas ou o famoso “Pague um e leve dois”
  • Rodízio de pratos quentes, como o yakissoba e os empanados
  • Combos promocionais com desconto
  • Peças de sushi exclusivas da Black Friday
  • Barcas de X peças enviadas com oito ou até dez peças adicionais

Se o seu restaurante trabalha com sistema de entregas também, as dicas abaixo podem ser super úteis e somar à lista que você acabou de ver.

Ideias de promoção para delivery em Black Friday

Já foi dito, mas vale repetir: os combos e promoções de “leve dois e pague um” são extremamente relevantes para conquistar clientes durante a Black Friday para quem trabalha com delivery – de hambúrguer, pizza, comida japonesa, entre outros produtos.

Além disso, cupons de desconto de 50% ou um pouquinho mais ou até menos para um número limitado de pessoas e entrega grátis para todos os pedidos feitos no dia contam muito, só não esqueça de estudar a viabilidade dessas ofertas para que você não saia perdendo grana.

Agora, não adianta de nada fazer essas promoções mega elaboradas se ninguém souber que elas estão acontecendo. Coloque a boca no trombone, ou melhor, os dedos no teclado, e partiu divulgar!

Como fazer um anúncio de Black Friday para restaurante? A cereja do bolo!

Para fazer uma boa propaganda de Black Friday para seu restaurante, você precisa aproveitar todos os canais de comunicação que possui com os seus clientes, como redes sociais, WhatsApp e/ou até mesmo o bom e velho folheto.

Para você não dizer que faltou ajuda nesse sentido também, além de todas as dicas trazidas até aqui, pegue estas ideias de post para restaurante específicas de Black Friday.

  1. Faça uma publicação com uma pegada “save the date”, mostrando que você vai participar da Black Friday, mas sem dar muitos detalhes.
  2. Para instigar ainda mais a curiosidade das pessoas, traga pequenos spoilers das promoções que virão.
  3. Um dia antes da BF propriamente dita, antecipe uma ou duas promoções que farão as pessoas ficarem com água na boca e o dinheiro na mão.
  4. Na sexta-feira, abuse dos stories mostrando todas as delícias que estão em promoção e faça um post com todas as informações.
  5. Experimente surfar na onda dos “prensadões” de posts ou, como algumas pessoas chamam, dos “dumps” e reúna um apanhado de fotos e vídeos publicados pelos próprios clientes no decorrer do dia ou da semana em um mesmo carrossel no Instagram.

Pode ter certeza que vai ter muita gente aproveitando suas promoções nessa data tão disputada, desde que você se organize para isso...

Como garantir que tudo ocorra bem durante uma Black Friday?

Prepare o seu restaurante para um movimento muito maior do que o normal, incentivando, desde cedo, as reservas, já que isso também ajudará no controle do estoque e na organização para que não falta nada no grande dia.

Se você achar melhor, torne as reservas obrigatórias e só atenda quem se antecipar e deixar o nome “na lista”, assim, é possível evitar filas e a insatisfação dos clientes.

Use esse momento de mais vendas e mais atendimentos para analisar os resultados e ver o que deu certo e o que não deu, se preparando melhor para o próximo ano e moldando as suas promoções para gerar mais lucros do que prejuízos, além de aumentar a base de clientes regulares e satisfazer os que já conhecem o seu negócio, mantendo a fidelidade.

Caso sobre um tempinho, dê um pulo no food service concorrente para ver como as coisas estão rolando por lá. Exemplos reais são sempre bem-vindos! Boa sorte!

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Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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