Black Friday nos Restaurantes: Ideias criativas de promoções

A Black Friday já é tradicional nos comércios e nada impede que faça parte do meio gastronômico também, como uma ação que pode gerar lucros e novos clientes.

Black friday restaurante

Se você tem interesse em participar desta super ação com o seu estabelecimento, precisa começar a se organizar e adaptar algumas ideias, que poderão - e muito! - dar um up no seu faturamento.

Mesmo com o preço reduzido, não deixe de oferecer qualidade nos produtos, pois esse é o melhor momento para aliar ótimos preços ao trabalho responsável, consolidando novos clientes.

Promoções de restaurantes não podem deixar o consumidor na vontade, por isso reforce o estoque para não acontecer imprevistos. Além disso, sempre divulgue imagens reais dos produtos ofertados, deixando claro os descontos, sabores e tamanhos.

Não esqueça de divulgar o evento do seu restaurante: faça posts caprichados em redes sociais, utilize faixas, cartazes, balões e diversas decorações com as cores da Black Friday.

Com isso, você se destaca e os consumidores serão atraídos para o local. Para ajudar nas ideias, preparamos dicas de promoções criativas para restaurantes:

1. Promoções secretas

Se você tem uma lista de clientes fiéis, valorize, pois mantê-los é tão importante quanto conquistar alguns novos. Por isso, aproveite a Black Friday do restaurante para aproximá-los ainda mais, oferecendo alguma promoção exclusiva, como por exemplo, pratos pela metade do preço ou sobremesa gratuita.

2. Ofereça itens gratuitos

Uma ótima forma de fazer com que as pessoas tenham interesse em conhecer o seu estabelecimento em uma Black Friday de comida, é comida gratuita. Por mais ousada que essa proposta pareça, tornar um dos seus pratos mais vendidos gratuitos fará com que o cliente consuma mais entradas e bebidas.

O ideal aqui é fazer uma proposta como “os 50 primeiros clientes ganham o prato x de graça” e, não esqueça: distribua senhas para manter a organização.

3. Combos especiais para Black Friday

Os combos já são uma estratégia antiga para atrair o público que quer comer bem por um preço bom. Durante a Black Friday do restaurante, é interessante criar combos especiais para a data, sendo através de uma nova combinação nunca ofertada antes ou um prato carro-chefe do restaurante com as combinações favoritas dos clientes.

Se o restaurante utiliza cardápio digital, é possível lançar essas promoções no cardápio e deixá-las em destaque para que quando os clientes chegarem na mesa, já terem acesso a essas novidades do cardápio, sem precisar que o garçom precise explicar pessoalmente as opções.

Além de ajudar na venda pelo impulso de aproveitarem a nova sugestão, fique de olho para ver a reação dos seus consumidores e perceba se vale a pena incluir a ideia no cardápio futuramente.

4. Leve mais por menos

Hamburguer black friday

Nada mais atraente do que pedir 1 e ganhar 2, é um tipo de recompensa que gera satisfação. O ideal é fazer essa promoção para drinks, entradas e sobremesas.

5. Ofereça algo inédito

A exclusividade sempre é bem-vinda. Distribua cortesias ou brindes, que podem ser surpresas ou não, para ajudar a fidelizar clientes. A sugestão aqui é, ao fazer o pedido da comida, o cliente ganhar desde um novo drink do seu restaurante até um bilhete de cinema ou item personalizado.

Fique atento, pois é um bom momento para testar uma nova bebida ou sobremesa que você tem a intenção de inserir no cardápio, ajudando a descobrir a recepção dos consumidores.

6. Benefício em grupo

Nada melhor do que aproveitar promoção com os amigos ou familiares, por isso, crie uma promoção especial para quem chegar com um determinado número mínimo de companheiros. Além de ser rentável, você pode trabalhar com descontos maiores e todo mundo sai ganhando.

7. Sorteio pelas redes sociais

Os sorteios clássicos e tão atuais não poderiam faltar nessa época em que redes sociais são uma febre. É simples e a mecânica é sempre a mesma. Para concorrer, você pode optar que seu cliente siga determinadas redes sociais do estabelecimento, marque amigos, curta e compartilhe alguma imagem ou faça algum cadastro em sites próprios para sorteio.

Oferecer uma bebida, sobremesa ou até refeição completa incentiva os consumidores a conhecer o seu negócio.

Dicas extras

Prepare o seu restaurante para um movimento muito maior que o normal, então incentive desde cedo as reservas dos consumidores, isso também ajudará no controle do estoque.

Na época de Black Friday, a demanda de consumo costuma dobrar, por isso é importante prestar atenção e tornar o sistema de reservas obrigatórias, assim é possível evitar filas e a insatisfação dos clientes.

Use esse momento para analisar os resultados e ver o que deu certo e o que não deu, assim é possível se preparar melhor para o próximo ano e moldar as suas promoções de uma forma que gere mais lucro que prejuízo, além de aumentar os clientes regulares e satisfazer os que já conhecem o seu negócio, mantendo a fidelidade.

Os descontos, pratos especiais e distribuições de brindes podem ser organizados de várias formas específicas, vindo a durar o mês de novembro inteiro, várias semanas, uma semana, um dia ou algumas horas. Organize-se com antecedência que tudo dará certo.

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