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Black Friday nos Restaurantes: Ideias criativas de promoções

O dia mais comercial do ano está chegando e você, dono de restaurante, não pode ficar de fora das promoções da Black Friday. Veja dicas de ofertas que você pode divulgar nesse dia para não ficar para trás nas vendas!

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Black friday para restaurantes

Está chegando o evento comercial mais esperado do ano. São milhares de estabelecimentos pelo País afora que planejam super descontos para a última sexta-feira do mês de novembro. E não é porque o seu negócio é do ramo gastronômico que você deve ficar de fora dessa, muito pelo contrário, a Black Friday para restaurantes também tem tudo para ser um sucesso!

Se você tem interesse em participar desta super ação com o seu estabelecimento, precisa começar a se organizar e adaptar algumas ideias, que poderão - e muito! - dar um up no seu faturamento.

Sem mais delongas, confira tudo o que você precisa saber para incluir a maior promoção do ano na rotina do seu empreendimento.

Como fazer uma Black Friday para restaurante

Obviamente, você não pode ficar olhando a concorrência fazer ofertas irresistíveis enquanto contempla um salão vazio. Para começar uma promoção incrível no seu restaurante, é só seguir as dicas que preparamos para você.

Mesmo com o preço reduzido, não deixe de oferecer qualidade nos produtos, pois esse é o melhor momento para aliar ótimos preços ao trabalho responsável, consolidando novos clientes.

Promoções de restaurantes não podem deixar o consumidor na vontade, por isso, reforce o estoque para não passar por imprevistos. Além disso, sempre divulgue imagens reais dos produtos ofertados, deixando bem claro quais são os descontos, sabores e tamanhos.

Não esqueça de divulgar o evento do seu restaurante: faça posts caprichados em redes sociais, utilize faixas, cartazes, balões e diversas decorações com as cores do evento.

Com isso, você se destaca e os consumidores serão atraídos para o local. Para ajudar nas ideias, preparamos dicas de promoções criativas para restaurantes. Pegue um papel e uma caneta e vamos lá!

1.  Promoções secretas

Se você tem uma lista de clientes fiéis, valorize, pois mantê-los é tão importante quanto conquistar novos consumidores. Por isso, aproveite a Black Friday do restaurante para aproximá-los ainda mais, oferecendo alguma promoção exclusiva, como pratos pela metade do preço, sobremesa gratuita ou até mesmo um descontão naquele drink especial.

Você pode enviar essas ofertas especiais por meio de uma lista de transmissão no WhatsApp do seu restaurante.

2.  Ofereça itens gratuitos

Uma ótima forma de fazer com que as pessoas tenham interesse em conhecer o seu estabelecimento em uma Black Friday de comida, é oferecer opções gratuitas. Por mais ousada que essa proposta pareça, tornar alguns pratos mais vendidos gratuitos por uma noite fará com que o cliente consuma mais entradas e bebidas.

O ideal aqui é fazer uma proposta como “os 50 primeiros clientes ganham o prato x de graça” e não esqueça: distribua senhas para manter a organização.

3.  Combos especiais para Black Friday

Os combos já são uma estratégia antiga para atrair o público que quer comer bem por um preço bom. Durante a Black Friday do restaurante, é interessante criar combos especiais para a data. A ideia é fazer uma nova combinação nunca ofertada antes ou divulgar o prato carro-chefe do restaurante com as combinações favoritas dos clientes.

Se o restaurante utiliza cardápio digital, é possível lançar essas promoções no cardápio e deixá-las em destaque para garantir que os clientes já tenham acesso a essas novidades do cardápio quando chegarem na mesa, sem precisar que o garçom explique pessoalmente as opções.

Além de a novidade ajudar nas vendas e impulsionar os clientes a aproveitarem a nova sugestão, fique de olho para ver a reação dos seus consumidores e perceba se vale a pena incluir a ideia no cardápio futuramente.

4.  Leve mais por menos

Nada mais atraente para um consumidor do que pedir algo e ganhar em dobro! É um tipo de recompensa que gera satisfação. O ideal é fazer essa promoção para drinks, entradas e sobremesas.

Lembre-se mais uma vez: um controle de estoque eficiente impede que você fique sem recursos no dia de provável maior movimento do ano. Por isso, faça bem as contas.

5.  Ofereça algo inédito

A exclusividade sempre é bem-vinda. Distribua cortesias ou brindes, que podem ser surpresas ou não, para ajudar a fidelizar clientes.

Confira algumas sugestões de brindes para oferecer na Black Friday do seu restaurante:

  • Ao fazer o pedido da comida, o cliente pode ganhar desde um novo drink do seu restaurante até um bilhete de cinema ou item personalizado do local.
  • Dê descontos aleatórios nos pedidos, os clientes vão adorar e a ação pode instigá-los a consumir mais.
  • Faça promoções-relâmpago envolvendo as redes sociais do seu restaurante: anuncie que o consumidor que fizer uma postagem e marcar o estabelecimento pode ganhar um super drink ou outro brinde da sua escolha. Essa estratégia funciona como publicidade para o seu negócio!

Esse também é um bom momento para testar uma nova bebida ou sobremesa que você tem a intenção de inserir no cardápio, pois a situação é perfeita para descobrir a recepção dos consumidores quanto ao produto.

6.  Benefício em grupo

Nada melhor do que aproveitar uma promoção com os amigos ou familiares, por isso, crie uma promoção especial para quem chegar com um determinado número de companheiros. Além de ser rentável, você pode trabalhar com descontos maiores e todo mundo sai ganhando.

7.  Sorteio pelas redes sociais

Os sorteios clássicos e tão atuais não poderiam faltar nessa época em que redes sociais são uma febre. É simples e a mecânica é sempre a mesma. Para concorrer, você pode exigir que seu cliente siga determinadas redes sociais do estabelecimento, marque amigos, curta e compartilhe alguma imagem ou faça algum cadastro em sites próprios para sorteio.

Oferecer uma bebida, sobremesa ou até refeição completa nesse tipo de ação incentiva os consumidores a conhecer o seu negócio.

Você também pode fazer parcerias com outros estabelecimentos, sejam eles do ramo gastronômico ou não. Que tal sortear um kit com esses outros negócios? Todo mundo vai sair ganhando!

Abaixo, citamos algumas promoções que você pode fazer na Black Friday para diferentes tipos de restaurantes, olha só!

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Black Friday de hamburgueria

Uma dica de ouro para se preparar para a Black Friday em uma hamburgueria é analisar a concorrência. Muitos empreendedores vão aproveitar a data para esbanjar nas ofertas. E o que você pode apresentar de diferente aos seus clientes? Confira algumas sugestões:

1.  Rodízio de mini-hambúrgueres

Uma dica para inovar, testar tendências e fazer com que os consumidores conheçam mais de um produto é apostar no rodízio de mini-hambúrgueres.

Você pode cobrar um valor fixo para que os clientes degustem esses sanduíches em miniatura e oferecer um cardápio variado dos hambúrgueres da casa em tamanho menor.

Assim, você produz em larga escala, não corre o risco de faltar os insumos e ainda pode mostrar as diversas opções que a sua hamburgueria tem a oferecer para o público.

Afinal, quem gerencia uma hamburgueria deve estar preparado para a maior promoção do ano. Certifique-se de manter o estoque sempre abastecido, pois o movimento tende a aumentar nessa data.

2.  Combos especiais

Que tal criar novos combos especialmente para a Black Friday? Oferecer algo inédito pode ser um atrativo para aqueles que ainda não se convenceram sobre sair para jantar.

O ideal é montar uma combinação de hambúrguer + bebida e uma sobremesa, mas você pode inovar e oferecer uma entrada, dois hambúrgueres em um combo só ou até mesmo uma combinação apenas de bebidas.

3.  Desafios de Black Friday

Já pensou em estimular o consumo com desafios no decorrer da noite? Que tal oferecer um hambúrguer monstruoso na faixa para quem conseguir devorá-lo em menos de 1 hora?

Ou fazer um desafio de shots e drinks para os consumidores que forem maiores de idade? Você pode até mesmo incluir essa ideia no happy hour da sua hamburgueria!

Black Friday de pizzaria

Quem resiste a uma boa pizza, não é mesmo? Se for com descontos irresistíveis mesmo, fica impossível não sucumbir à tentação!

Confira algumas ideias que você pode adotar na Black Friday da sua pizzaria:

  • Rodízio de pizza pela metade do preço
  • 50% de desconto em drinks para os 50 primeiros clientes da noite
  • Sabores exclusivos para a noite
  • Desconto nos combos
  • Pizza brotinho grátis no pedido de uma pizza grande

Além disso, você também pode aproveitar as outras dicas que mencionamos neste artigo, como as promoções nas redes sociais!

Black Friday de sushi

Muita gente é fã daquele sushizinho, então por que não agradar também esse público? As ideias para uma Black Friday de restaurante oriental têm tudo para fazer da noite do seu negócio um grande sucesso.

Olha só o que você pode oferecer:

  • Desconto nas bebidas ou o famoso “Pague um e leve dois”
  • Rodízio de pratos quentes, como o yakissoba e os empanados
  • Combos promocionais com desconto
  • Peças de sushi exclusivas da Black Friday

Dicas extras

Prepare o seu restaurante para um movimento muito maior que o normal, então incentive desde cedo as reservas dos consumidores, isso também ajudará no controle do estoque.

Na época de Black Friday, a demanda de consumo costuma dobrar, por isso é importante prestar atenção e tornar o sistema de reservas obrigatórias, assim é possível evitar filas e a insatisfação dos clientes.

Use esse momento para analisar os resultados e ver o que deu certo e o que não deu, assim é possível se preparar melhor para o próximo ano e moldar as suas promoções de uma forma que gere mais lucro que prejuízo, além de aumentar os clientes regulares e satisfazer os que já conhecem o seu negócio, mantendo a fidelidade.

Os descontos, pratos especiais e distribuições de brindes podem ser organizados de várias formas específicas, podendo durar o mês de novembro inteiro, várias semanas, uma semana, um dia ou algumas horas. Organize-se com antecedência que tudo dará certo.

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