Bar Temático: temas e dicas incríveis para você montar o seu

Um bar temático precisa ser bem pensado e planejado: desde a decoração até o estilo de comida servido - e como será servido. Confira algumas ideias e temas para montar o seu!

Compartilhe

Bar temático temas dicas incríveis

Atualmente, os donos de bares e restaurantes estão em busca de ideias e muita inovação para seus negócios, algo que é, realmente, essencial para se destacar entre a concorrência e atrair clientes ao estabelecimento.

Um bar temático, por exemplo, pode ter muitos segmentos diferentes, então é preciso pesquisar e analisar bem as opções antes de investir em um.

São muitas as ideias de tema que podem ser aplicadas a um bar ou restaurante e, basicamente, qualquer coisa pode ser transformada em uma temática legal e interessante para atrair clientes.

Mas, claro: é preciso ser criativo e organizado ao mesmo tempo, para realmente alcançar o sucesso. Não adianta colocar qualquer tema sem antes pensar em todos os detalhes.

A melhor parte de um bar temático é a imersão que ele cria para os clientes e, por isso, é essencial ter tudo pensado e preparado, antes de abrir o seu.

As maiores tendências para temas giram em torno de filmes e séries - o que, para o público jovem adulto, é um acerto em cheio. Contudo, se o público-alvo é outro, talvez você tenha outras temáticas em vista.

De qualquer maneira, não há dúvida alguma de que, independentemente do público que você quer trabalhar, esses consumidores, com certeza, irão pagar bem para ter uma boa experiência. Então, pense e planeje bem para fazer algo que vá realmente trazer a melhor experiência gastronômica possível!

Quais são as opções de tema?

As possibilidades de temas são inúmeras e alguns, inclusive, já estão sendo utilizados e popularizados pelo Brasil, a exemplo dos bares esportivos. Alguns outros temas “simples”, que podem ser usados são:

  • Bar temático medieval;
  • Bar temático Mario Bros;
  • Bar temático burlesca;
  • Bar temático bicicleta (café-oficina).

Essas são apenas das ideias que já conseguimos encontrar pelo país, mas, além delas, há inúmeras outras que são igualmente interessantes e criativas.

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

Por que o bar temático pode ser um bom negócio

Um bar temático consegue ser bastante diferente dos outros, o que é ótimo para se destacar da concorrência. Afinal, este tipo de estabelecimento deixa de ser apenas um local para fazer uma refeição fora de casa e passa a ser um lugar que proporciona uma verdadeira experiência para os clientes.

Principalmente se a temática permitir algum tipo de interação com o cliente, como um bar temático futebol, que possui uma mesa de pebolim, por exemplo.

Além disso, os bares temáticos costumam contar com uma divulgação maior, através de redes sociais, o que aumenta ainda mais a sua visibilidade - e é uma bela estratégia de marketing.

Se você apostar no tema certo, com certeza chegará em um resultado bem-sucedido.

Como montar um bar temático

Mas, como chegar no tema certo? A princípio, os passos para montar um bar temático não diferem muito de outros tipos de bares. Você ainda precisa:

  • Fazer um planejamento;
  • Escolher o local;
  • Definir o público-alvo;
  • Pensar na estrutura e equipamentos do local;
  • Contratar e treinar as equipes de cozinha e atendentes;
  • Legalizar todo o funcionamento do local (normas da vigilância sanitária e alvarás da prefeitura e bombeiros).

Porém, além dos pontos acima, será necessário pensar nos temas e todos os detalhes que decorrem dele. Isto porque, não basta uma decoração temática: a ideia do bar temático é fazer uma imersão no tema.

Assim, é preciso montar um cardápio especial, em que todas as bebidas e comidas também devam ser pensadas de maneira que reflitam a temática escolhida.

O ideal é que seja escolhido um tema que você goste, porque isso vai ajudar a ser mais criativo e pensar em elementos diferentes para trazer ao local. Apesar disso, tente evitar “modismos”, já que muitas das coisas que fazem sucesso hoje podem não fazer mais daqui alguns meses ou anos.

Além de gostar do tema, para ser algo que dá gosto de trabalhar, você precisa pesquisar muito para, realmente, transformar o seu negócio em algo que vale a pena conhecer.

Algumas ideias clássicas e temas mais generalizados podem dar um bom ponto de partida. Pense, por exemplo, em:

  • Cinema;
  • Música;
  • Literatura.

Um bom exemplo que podemos citar é o bar temático Harry Potter, em Porto Alegre (que engloba tanto as áreas de literatura quanto de cinema).

Lembre-se também de estudar a concorrência, para trazer o máximo de unicidade ao seu negócio, assim como as tendências alimentares que podem ser adaptadas ao tema escolhido - isso irá render pontos extras ao bar ou restaurante.

Outra maneira de encontrar ideias para começar a planejar seu bar temático é buscar por inspiração de bares temáticos pelo mundo. As diferentes culturas e localidades conseguem trazer muitas coisas diferentes que você pode apostar aqui no Brasil - contanto que sejam feitas algumas alterações no cardápio, claro.

Bares temáticos pelo mundo

Aqui estão algumas ideias de bares temáticos pelo mundo bem interessantes e únicas. Apesar de algumas não serem tão práticas de serem replicadas, no Brasil (como o Ice Bar), vale a pena conferir e fazer um brainstorm para buscar o tema ideal com o qual você gostaria de trabalhar.

Vale lembrar, também, que a partir da escolha do tema, é possível criar o cardápio de drinks, por exemplo, baseado no contexto. Isso quer dizer que você pode inovar no jeito de servir ou mesmo nas cores e ingredientes e é uma ótima maneira de manter o seu cardápio de bebidas atualizado.

Absolut Ice Bar, na Suécia

Absolut Ice bar

O bar inteiro é formado por blocos de gelo, até os copos em que as bebidas são servidas são feitos de gelo e os clientes recebem jaquetas e luvas adequadas, ao entrar no local.
foto

Donny Dirk’s Zombie Den, nos EUA

Donny Dirk’s Zombie Den

Com uma temática de apocalipse zumbi, os atendentes se fantasiam como tal e o bar é todo decorado a partir de filmes de terror - inclusive existe um botão para ser acionado, para o caso de o apocalipse zumbi chegar.

Hobbit House, nas Filipinas

Hobbit house

Pensando nos personagens do Senhor dos Anéis, esse bar imita a casa dos pequenos e simpáticos seres. Outro detalhe do local, que está fechado permanentemente, é que todos os atendentes eram anões.

Tatiana, em Nova York

Tatiana Nova york

Baseado na cultura russa, o local conta com shows de dança, acrobatas e engolidores de fogo enquanto serve comidas e bebidas típicas da Rússia.

The Sailor Legendary Pub, em São Paulo

The Sailor Legendary Pub

Lembra o interior de um navio e até a equipe de atendentes usa uniformes de marinheiro para fornecer uma experiência completa.

Von Teese, em Porto Alegre

Von teese

Esse bar tem tudo que remete à temática burlesca, desde fantasias até malabares, além de que algumas noites também serem realizados eventos especiais com shows ou leituras de borra de café.

Estes são apenas alguns dos lugares ao redor do mundo que possuem uma temática criativa. Com certeza, após uma pesquisa completa, você saberá qual a sua preferência e como trazer algo completamente novo ao seu bar temático ou restaurante.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais