10 estratégias para aumentar vendas por delivery

Saiba como aumentar suas vendas delivery prestando atenção ao cardápio, ao atendimento e às embalagens, permitindo aos seus clientes monitorar mais de perto as entregas, marcando presença nas redes sociais e muito mais.

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Aumentar vendas delivery

Para aumentar suas vendas delivery é importante que você conheça a fundo o seu público-alvo e saiba das preferências que essas pessoas têm, entendendo o que cada uma busca quando procura pelo seu restaurante. 

Depois disso, divulgar o delivery nas redes sociais e nos canais em que o público-alvo está presente pode ser um passo muito importante. Além de estratégias de fidelização e da procura por embalagens melhores e mais chamativas.

Outras dicas para vender mais mesmo à distância são:

  • ampliar o alcance;
  • facilitar pedidos;
  • possibilitar a personalização de pratos e/ou bebidas;
  • atualizar as etapas de preparo e de envio em tempo real;
  • criar combos e promoções; e
  • mudar ou ampliar seus formatos e opções de pagamento.

Confira essas e mais ideias de delivery em detalhes no texto a seguir - e fique sabendo que você pode começar a aplicar algumas ou todas elas hoje mesmo e boa sorte neste processo!

10 ideias de como aumentar vendas delivery

Boas estratégias para delivery - que fazem com que o seu restaurante venda cada vez mais e conquiste e fidelize clientes - não envolvem apenas ações de marketing como também investimentos em detalhes que podem parecer pequenos, mas acabam impactando muito na experiência e na satisfação dos consumidores.

Com certeza o marketing gastronômico é um aspecto muito importante a ser trabalhado entre gestores e administradores de um negócio com vendas remotas que querem ver suas empresas crescerem. Porém, além dele, outros pontos merecem igual atenção. Veja só!

1.  Cardápio

O menu de um restaurante delivery precisa ser simplificado, fácil de ler e deve conter todas as informações necessárias para que o cliente não tenha dúvida no momento de fazer o seu pedido: ingredientes de cada preparo, opções vegetarianas ou veganas, recomendações para pessoas com restrição alimentar ou algum tipo de alergia e preço etc.

Se personalizado pelo próprio gestor, esse cardápio pode até conter cores estratégicas e aplicadas de acordo com a psicologia das cores para que os clientes sejam mais atraídos por determinado item ou possam reconhecer a identidade do restaurante com facilidade - a cor verde, por exemplo, geralmente indica saudabilidade e frescor e por isso é tão usada em restaurantes fitness ou naturais.

Fotos que correspondam com a realidade e descrições construídas com adjetivos que dão água na boca também entram como estratégias para aumentar as vendas do delivery através do cardápio.

Agora, e se mesmo com o cardápio ideal, os clientes do seu estabelecimento ainda tiverem dúvidas? Para isso servirá o atendimento.

2.  Atendimento

É outro fator além do cardápio pensado para aumentar vendas que pode ser grande diferencial para restaurantes cujo foco está na entrega de comidas no endereço de seus clientes.

O atendimento via telefone, mensagem ou chat pode até começar com um robô ou uma mensagem personalizada, mas precisa ter o direcionamento adequado de acordo com a necessidade do consumidor e ser transferido a um atendente humano com o máximo de brevidade possível sempre que necessário e quem conversa com o cliente deve estar atento à educação e agilidade.

Também podem ser considerados parte do atendimento:

  • atualização do tempo de entrega em tempo real;
  • espaço para dúvidas/sugestões/elogios/reclamações depois que a compra estiver concluída; e
  • feedback ao consumidor que deixar algum comentário.

Muitos administradores de delivery optam pela criação de aplicativos próprios, pensando principalmente nestes pontos apresentados nos tópicos acima, na possibilidade de tornar os pedidos mais fáceis e de permitir aos consumidores personalizar algum prato ou bebida.

Aplicativos próprios podem ser ótima ideia, inclusive para o aumento do raio de entrega do restaurante, mas apenas testes e experiências confirmarão isso.

3.  Aumento do alcance

Outra possibilidade para vender mais via delivery é aumentar o raio das suas entregas, o que pode parecer simples, mas às vezes acaba prejudicando o empreendedor - que gasta muito com motoboy e/ou manutenção de veículos e acaba lucrando pouco ou não lucrando com algumas entregas.

Certifique-se de ter uma calculadora em mãos e conhecer todos os seus gastos fixos e variáveis antes de optar pelo aumento do seu alcance. Aproveite e use a calculadora para definir uma taxa de entrega justa e planejar seus próximos descontos!

4.  Promoções, combos e descontos

Promoções estão entre as melhores estratégias para quem quer fidelizar clientes e atrair novos consumidores e podem ter relação com alguma data comemorativa ou especial para o próprio restaurante ou para a cidade, o estado, o país e o mundo.

Mais alternativas interessantes com o mesmo objetivo:

  • combos promocionais e combinados individuais, para 2 pessoas, para 3 ou mais pessoas, apenas de comidas ou de comidas e bebidas;
  • leve 2 pague 1;
  • descontos progressivos;
  • desconto para primeira compra; e
  • entrega grátis.

Fique à vontade para definir o que melhor se encaixa na proposta dos seus negócios: o segredo é usar a criatividade e tomar muito cuidado para não sair no prejuízo. Experimente ampliar ou modificar suas formas de pagamento pensando inclusive em ter mais controle sobre as contas.

5.  Mudar ou melhorar formatos de pagamento

Quanto mais formas de pagamento o seu delivery aceitar, melhor. Desde que sejam vantajosas para você também, é claro. As formas de pagamento tradicionais (dinheiro, crédito e débito) não podem faltar entre alternativas para os clientes, mas hoje em dia muitas pessoas também buscam por vale-refeição e PIX.

6.  Mudar ou melhorar embalagens

Outra mudança possível para vender mais está nas embalagens dos produtos entregues aos consumidores: na aparência de cada uma delas, em sua capacidade de conservar o alimento no formato e na temperatura originais e na possibilidade ou não de descartá-la de forma consciente em relação à sustentabilidade.

Embalagens para delivery precisam ser:

  • personalizadas;
  • adequadas à identidade visual e proposta do restaurante;
  • fáceis de descartar ou reciclar;
  • adequadas a cada tipo de alimento; e
  • adequadas à legislação.

Pense em cada uma delas para que fiquem bonitas na foto também. Por falar nisso, vamos às estratégias de marketing para o seu delivery vender mais?

7.  Marque presença nas redes sociais

Um restaurante omnichannel consegue alcançar seu público-alvo onde quer que ele esteja e marca presença em canais e redes sociais onde irá encontrar pessoas realmente interessadas em seus produtos. Com o delivery é a mesma coisa.

Para marcar presença nas redes você vai precisar:

  • descobrir quais delas são usadas pelos seus consumidores (Instagram, TikTok, Facebook, LinkedIn, Twitter);
  • criar um perfil comercial em cada uma delas;
  • compartilhar o seu cardápio, fotos dos seus itens, rotina dos colaboradores e curiosidades sobre o seu estilo de gastronomia; e
  • usar e abusar das ferramentas oferecidas pela própria plataforma para a publicação de vídeos e fotos, principalmente.

Se quiser, usufrua de mídias pagas em paralelo e descubra como criar anúncios para o Instagram e o Facebook.

8.  Aproveite anúncios e publicações pagas/promovidas

Você pode definir uma pequena quantia em reais retirada mensalmente do orçamento do restaurante para aplicação em anúncios e publicações pagas nas mídias sociais. Use esse valor e delimite alguns filtros - idade, cidade ou estado etc. - para que a plataforma ajude você a alcançar aqueles clientes que realmente deseja. Depois, estimule por quanto tempo você quer que a publicação seja promovida e a partir daí acompanhe:

  • quantidade de usuários que viram o anúncio (alcance) e total de vezes que esse anúncio apareceu para alguém (impressões);
  • quantidade de cliques que o anúncio teve e portanto quantidade de pessoas que foram parar na sua página através deles; e
  • quantidade de pessoas que passaram a seguir a página ou comprar no seu delivery por causa do anúncio (conversões).

Vale dizer: consumidores que encontram um restaurante através de uma publicação paga e descobrem que esse estabelecimento tem um perfil no Google Meu Negócio com boas avaliações e bons comentários são mais propensos a se tornarem clientes. Você sabia?

9.  Crie um perfil no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é gratuito e permite que as pessoas localizem o seu delivery apenas pesquisando pelo nome no site de buscas. A ferramenta permite aos gestores informar cada detalhe sobre funcionamento, proposta, atendimento, entregas, cardápio específico e diversos outros dados do restaurante, por isso vem sendo cada vez mais utilizadas por tanta gente.

Quando for se cadastrar por lá, aproveite outros recursos gratuitos do Google como a geolocalização e permita que o seu delivery apareça no mapa de quem busca por restaurantes na sua região.

10.  Não suma!

Faça com que o seu negócio marque presença constante na vida de atuais e futuros clientes:

  • tenha publicações constantes nas redes sociais;
  • retorne mensagens;
  • deixe o telefone sempre disponível para receber ligações e atenda cada uma delas quando ocorrem dentro do seu horário de funcionamento; e
  • preste atenção ao estoque de embalagens para fazer as reposições necessárias e nunca precisar trocar as embalagens de uma hora para a outra, enviando ao cliente algo que fuja do padrão das suas entregas.

Insista ainda no bom e velho boca a boca: aproveite e peça para amigos e conhecidos divulgarem o delivery a outras pessoas. Nada melhor do que um conjunto de estratégias para o sucesso das vendas!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

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