Ideias para uma noite especial de Natal no seu restaurante

A noite de Natal é especial para a grande maioria dos brasileiros, mas pode ser difícil fazer com que a família toda concorde em um local para se reunir. Assim, que tal atrair os clientes para a ceia de Natal no seu restaurante?

Compartilhe

Ideias atrair clientes natal restaurante

Criar e cozinhar uma ceia de Natal para toda a família pode ser algo desafiador, divertido e atrativo para muitas pessoas. Porém, tem uma grande parcela que quer fugir dessa responsabilidade, tanto pelo trabalho que dá quanto pelos gastos de mercado.

Para esse público, a opção de ir sair para jantar é uma solução interessante.

Por conta disso, é importante que os restaurantes pensem em oferecer algo único e especial para seus clientes. Afinal, a ceia de Natal é uma tradição deliciosa e muito importante na vida da maioria dos brasileiros.

Mas como atrair os clientes para a sua ceia? É preciso ter algum diferencial ou o ideal é ficar apenas no tradicional?

Para entender mais sobre isso, vamos abordar alguns tópicos a seguir, tais como:
• o que os clientes buscam no Natal
• ideias para criar o cardápio da noite
• decorações especiais de Natal
• ideias de promoções
• colaborações especiais

O que os clientes buscam no Natal

Por ser uma época festiva e familiar, a maioria dos clientes vai atrás de um ambiente espaçoso e aconchegante, onde toda a família possa aproveitar ao máximo. Além disso, bons preços serão um atrativo ainda maior.

Lembre-se de que um ótimo atendimento nessa época do ano é ainda mais importante!

Por conta disso, um treinamento especial de reforço para a equipe pode ser interessante. Ou então, os serviços do cardápio digital podem ser bem-vindos para salvar as noites mais agitadas também, afinal, através dele o próprio cliente consegue fazer seu pedido sem estresse.

Mais do que isso, os clientes buscam uma noite mágica para aquecer os corações na noite de Natal. Então capriche no atendimento, no cardápio, na decoração e ofereça algum presentinho para quem fazer a ceia no seu estabelecimento.

Dessa maneira, os clientes irão lembrar de você e quem sabe se tornarem clientes regulares!

Calendário Mensal com Idéias de Postagens

Planilha enviada com sucesso!

Enviamos para o seu e-mail a planilha com Calendário Mensal com idéias de postagens.

Ideias de cardápio

Para montar o cardápio da ceia de Natal do seu restaurante, você pode pensar em inovação. Claramente, é preciso oferecer opções clássicas que caracterizam a ceia, porém você não precisa ficar preso nesse cardápio.

Além das opções mais conhecidas, como o arroz, o tender ou chester, o panetone, entre outros, tente oferecer algumas opções que se adaptem ao que o seu restaurante normalmente já serve.

Se for uma pizzaria, por exemplo, você pode pensar em alguns sabores exclusivos e especiais apenas para essa noite, como, por exemplo, uma pizza doce com chocolate e frutas cristalizadas. Mas de maneira geral, pense em etapas:

Petiscos e entradas

Petiscos e entradas

No Natal, é comum encontrar alguns tipos de patês, tais como de atum com azeitona, tomate seco ou maçã - um ingrediente característico em receitas de Natal.

Também vemos a bruschetta na mesa da ceia, que é um aperitivo simples feito com pão francês em rodelas com uma misturinha estilo vinagrete por cima.

Prato principal

Prato principal

Claramente, o prato principal da ceia é o peru (ou chester), então esse não pode faltar. Contudo, para tornar mais interessante e atrativo para o público, você pode inovar nas receitas. Algumas ideias que ficam deliciosas para preparar um chester são:

  • recheado com farofa de pêssego;
  • ao molho de laranja;
  • ao molho de damasco;
  • defumado na cerveja.

Você pode ainda criar uma receita “da casa”. Isso, com certeza poderá atrair muitos clientes curiosos para o seu restaurante na noite da ceia de Natal. Mas lembre-se de fazer uma boa divulgação!

Acompanhamentos

Acompanhamentos

Salpicão de frango é um excelente acompanhamento na área das saladas, assim como a salada de grão de bico e pimentão.

No entanto, não podem faltar pratos tradicionais da ceia de Natal, como o arroz à grega e algum tipo de farofa - você pode usar de bacon com cenoura, de miúdos ou de lentilha, todas opções deliciosas e diversificadas para atrair o público.

Sobremesas

Sobremesas

Pavê e panetone são as sobremesas mais tradicionais, sem dúvida alguma, e você pode se manter fiel a essa tradição ou oferecer sobremesas diferentes.

Também existe a viabilidade de tentar inovar dentro dessas duas opções mais clássicas. Por exemplo, com o pavê, é possível criar diversas versões alternativas com sabores de:

  • baunilha;
  • chocolate e damasco;
  • banana caramelizada;
  • pêssego com amoras;
  • Nozes, etc.

Entretanto, com o panetone, não tem muita inovação a ser feita, ou será de frutas ou de chocolate. Claro que há várias versões gourmet hoje em dia, mas como é mais difícil criar algo único a partir desse doce, você pode oferecer outras sobremesas para complementar o cardápio.

Algumas possibilidades são: torta de maçã e passas ou algum tipo de mousse, tais como de chocolate, maracujá ou côco.

Bebidas

Bebidas

O eggnog, a sangria e o ponche são algumas das bebidas de Natal mais conhecidas. Apesar de serem mais populares nos Estados Unidos, é possível criar receitas incríveis e bastante festivas aqui no Brasil também.

O eggnog, por exemplo, é uma bebida que leva gema de ovo cozida, açúcar, leite, creme de leite fresco, noz moscada e bourbon (ou rum, ou conhaque) - mas a parte alcoólica é opcional. Por ter ovo na receita, algumas pessoas podem ter receio de beber, mas acreditamos que seus clientes irão pedir por curiosidade e, com certeza, adorar a experiência.

Já a sangria e o ponche são bebidas que levam frutas, mas diferentes entre si. Isto porque a sangria tem como base o vinho tinto, enquanto que o ponche é feito com rum. Além disso, a receita da sangria leva refrigerante de limão, açúcar e gelo, o que a torna um drink perfeito para o Natal na estação do calor, como temos aqui no Brasil.

E o ponche é um festival alcoólico de frutas, pode-se usar na mistura do drink: suco de goiaba, melancia, limão, gengibre, assim como o rum, blueberry e angostura.

Ambas bebidas podem apresentar algumas receitas diferentes, onde usam mais ou menos frutas ou até frutas diferentes. Você pode ser criativo e experimentar com essas receitas.

Você pode ainda pensar em oferecer menus “fechados”, por exemplo, entrada + principal + sobremesa, que fecham em um preço x.

O cardápio (e a divulgação do mesmo) é algo que vai chamar atenção das pessoas para se tornarem clientes do seu restaurante para a ceia de Natal. Ainda mais se você oferecer um espaço aconchegante e bem decorado! O que nos leva à próxima dica:

Decorações especiais

A decoração de Natal não tem mistério, não é mesmo? A árvore, as luzes, as guirlandas, o presépio, entre muitos outros elementos tão característicos do Natal. São diversas opções para escolher como usar no seu restaurante.

E você ainda pode trabalhar com uma paleta de cores que combinam mais com o estilo do seu negócio. Se não for o vermelho, pode ser o verde, o marrom...cores clássicas e aconchegantes, de maneira geral.

É importante que o restaurante continue com um ambiente agradável, espaçoso e confortável de estar, afinal, na noite de Natal ninguém tem pressa. As pessoas irão sair para comer com calma e passar bastante tempo aproveitando essa noite tão especial.

Promoções e brindes

Não há dúvidas de que os clientes são atraídos por preços baixos e brindes comemorativos. Pode-se pensar em oferecer uma taça de vinho ou champagne para quem comprar determinado prato do cardápio ou para quem decidir fazer a refeição completa (entrada, prato principal e sobremesa), por exemplo.

Além disso, as promoções podem ser feitas de acordo com o público, se for para famílias, para grupos de amigos ou mesmo para uma equipe de empresa indo comemorar o Natal da firma.

Com certeza, cada tipo de grupo terá algo em particular que vá chamar atenção.

Se a família tiver crianças, um preço especial nas sobremesas pode ser mais atraente. Já se for para a festa da empresa, talvez a melhor opção seja o preço promocional nas bebidas. Vale a pena adaptar as promoções de acordo com o público que você costuma receber também.

Colaborações sociais

A época do Natal também nos faz pensar em todos aqueles que não tem condições de fazer uma festa com a família, por isso, se você pensar em uma maneira de colaborar com alguma causa social vigente na sua cidade, muitas pessoas irão se sensibilizar e ajudar. Algumas ideias para esse fim são:

  • oferecer uma parte dos lucros à essa causa;
  • fazer doação de algum prato específico do restaurante a cada vez que ele for pedido;
  • a cada x reais arrecadados, x por cento será destinado a alguma instituição;
  • quem trouxer brinquedos para doação recebe x de desconto.

Essas são apenas algumas ideias, ainda dá para ser bem criativo! Mas tenha certeza de que seus clientes ficarão felizes em saber que o seu restaurante está ajudando alguém em necessidade e que estarão participando também.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais