10 melhores aplicativos que impulsionam as vendas no seu restaurante

Este guia vai te ajudar a encontrar os melhores aplicativos para aumentar suas vendas, administrar cardápios, gerenciar delivery e muito mais!

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aplicativos de restaurante

Aplicativos onde as pessoas possam encontrar o seu restaurante por conta própria funcionam como ferramentas de marketing automáticas para você. Seja um cliente procurando por algo novo ou um turista em busca de um lugar bem avaliado, você pode conquistar qualquer um — afinal, são os próprios clientes que estarão deixando resenhas e avisando aos visitantes que vale a pena experimentar.

Mas aplicativos não se resumem a servir de fachada — também existem aplicativos que facilitam o processo de tele-entrega ou administração de cardápios digitais.

Vamos conferir as principais alternativas para que você possa analisar qual vale a pena usar no seu restaurante:

1. TripAdvisor

TripAdvisor app

Um dos aplicativos de restaurantes mais completos na área, o TripAdvisor é otimizado para sugerir os melhores locais para turistas, mas basta criar uma conta para conferir avaliações e sugestões de diversos locais em sua cidade.

Além de restaurantes, o aplicativo também sugere hotéis, voos, locação de veículos e entretenimento em geral.

O sistema conta com ótimos filtros que sugerem os locais baseando-se em diversos critérios — por exemplo, você pode conferir os melhores restaurantes ordenados por pontuação, por preço médio, pelo tipo de comida, etc.

É praticamente obrigatório cadastrar seu restaurante no TripAdvisor, pois o app é amplamente utilizado e sempre aumenta suas chances de ser encontrado. Quanto mais usuários deixarem uma resenha positiva, maiores as suas chances de ser visto.

Ainda que o Google Maps use o sistema de páginas da própria Google para mostrar restaurantes no mapa, o aplicativo Maps da Apple busca estabelecimentos diretamente no TripAdvisor. Mais um motivo para se cadastrar no app!

2. Yelp

Yelp App

Bastante semelhante ao sistema do TripAdvisor, mas o foco do Yelp é em mostrar resenhas de usuários para diversos tipos de serviços além de restaurantes e hotéis.

Além de restaurantes de todos os tipos, o Yelp também engloba serviços como mecânicos, chaveiros, salões de beleza, academias, e muito mais. Em todos os casos, os usuários são encorajados a deixar resenhas da sua experiência com o estabelecimento.

O Yelp não é tão utilizado no Brasil quanto o TripAdvisor com o propósito de encontrar restaurantes, mas ainda vale cadastrar seu estabelecimento nele.

3. iFood

iFood App

Trata-se do maior aplicativo de delivery do Brasil no momento. O iFood só tem crescido e está sendo cada vez mais amplamente utilizado — com a vantagem que os clientes gostam muito de usá-lo.

E não é sem motivo: fazer o pedido através do aplicativo é muito fácil, com diversas opções de customização, carrinho de compras, e chances de fidelizar o cliente, já que o último pedido sempre fica em destaque como sugestão para “pedir novamente” na próxima vez que o cliente abre o aplicativo.

Mas antes de se cadastrar, você precisa conferir se a taxa cobrada pelo aplicativo não irá prejudicar o seu lucro.

O plano comum do iFood cobra uma taxa de 12% no valor de cada venda, incluindo taxa de entrega. A mensalidade é grátis por 3 meses, mas após esse período você paga R$ 100 por mês caso venda R$1800 ou mais naquele mês. A entrega é por conta do restaurante.

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4. Uber Eats

Uber Eats App

Assim como o iFood, o sistema permite cadastrar seu cardápio inteiro no aplicativo para que usuários façam o pedido facilmente do conforto do seu lar — o diferencial é que Uber Eats conecta entregadores já cadastrados no sistema para fazer a entrega para você.

Infelizmente o sistema ainda não é amplamente utilizado no Brasil, mas tem potencial. A empresa oferece seguro sem custo adicional para pedidos e você pode rastrear o pedido por GPS do seu aplicativo.

5. Abrahão

abrahao

Com o Abrahão você pode gerenciar seu cardápio digital de qualquer lugar, além de gerar relatórios úteis para administração sem esforço algum.

O Cardápio digital é instalado em um tablet que fica sempre na mesa — dessa maneira o cliente pode pedir a qualquer momento, sem esperar por garçom ou enfrentar filas. Cada cliente tem uma comanda digital que armazena os pedidos infalivelmente, tornando o processo inteiro ainda mais simples.

A vantagem de usar o app é que você tem acesso a todos as informações administrativas do cardápio em um dispositivo móvel. Logo, para conferir dados, gerar relatórios ou fazer alterações, basta usar o app.

6. Rappi

Rappi App

O Rappi é um aplicativo de delivery para restaurantes, farmácias, mercados e outros serviços — a ideia é oferecer “delivery de tudo.” Tanto que uma das funções é o RappiFavor, no qual alguém pode realizar tarefas de transporte como buscar suas chaves ou pagar uma conta.

Alguns dos diferenciais é que não há um valor mínimo por pedido e o pedido pode ser rastreado em tempo real. No caso de itens de supermercado, você pode criar uma lista e buscar por um local que ofereça tudo que você precisa.

Por enquanto o Rappi só funciona em algumas das maiores cidades do Brasil.

7. Restorando

Restorando App

O Restorando é um sistema para fazer reservas online. Os restaurantes podem ser avaliados pelo cliente através de um sistema de notas e resenhas, bem similar ao TripAdvisor e Yelp.

Se o seu restaurante não trabalha com reservas não há motivo para usá-lo, mas em caso positivo, o aplicativo já é utilizado nas grandes capitais e cidades do Brasil.

8. TheFork

TheFork App

TheFork tem a mesma proposta que o Restorando — realizar reservas grátis através do aplicativo com a vantagem de oferecer cupons de desconto regularmente, assim chamando atenção ao seu estabelecimento.

Vale notar que o TheFork agora faz parte do grupo TripAdvisor, então as avaliações e notas do TripAdvisor são usados no TheFork para classificar restaurantes.

9. Kekanto

Kekanto App

O Kekanto funciona da mesma maneira que o TripAdvisor e o Yelp — um local onde os próprios usuários deixam avaliações para classificar os melhores restaurantes da cidade. Nesse caso, além de restaurantes o Kekanto também aceita hotéis, bares, lojas em geral, pontos turísticos, e muito mais.

Assim como no caso dos aplicativos supracitados, vale a pena cadastrar seu estabelecimento nem que seja apenas para aumentar visibilidade — ainda que o TripAdvisor seja mais usado, nada custa (literalmente) ter o seu restaurante visível para os usuários do Kekanto também.

10. SODE — Soldado de Entrega

SODE App

O SODE é um sistema ainda em ascensão semelhante ao Uber Eats. Trata-se de uma equipe de “soldados de entrega”, como a empresa os chama, que fazem entregas para você.

O grande diferencial é o comprometimento com a logística, que oferece rastreamento em tempo real com estimativa de entrega e distância percorrida com da garantia de pedido entregue.

Além disso, o sistema conta uma plataforma para gestão de entregas, o que permite gerenciar todos os pedidos no mesmo local sem complicações.

Experimente

Não se acanhe de experimentar novos apps para o seu negócio, a tecnologia está aqui para ajudar. Em aplicativos que servem para sugerir seu estabelecimento, o cadastro é fácil e quase sempre vale a pena. Afinal, você só está aumentando sua visibilidade.

Já para aplicativos com benefícios pagos como o iFood ou Uber Eats, vale uma análise de logística antes para saber se realmente vale a pena fazer o investimento.

Vale lembrar que o aplicativo Abrahão é feito para donos de restaurantes e já é seu a medida que você tem o nosso cardápio digital.

Se quiser saber mais sobre algum que não tenhamos mencionado aqui, basta comentar abaixo!

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