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Regras no restaurante: prestando um atendimento qualificado

Entenda como gerenciar seus funcionários e o resultado será um atendimento ao cliente com excelência. Veja, a seguir, as regras e dicas que separamos para você.

Regras restaurante gerenciamento

Gerenciar um restaurante está além de cuidar somente da parte financeira ou da cozinha, assim como ter uma equipe perfeita não está associada só aos próprios funcionários, mas também à forma como são gerenciados.

Isto porque o proprietário precisa saber como coordenar sua equipe para que os resultados apareçam.

Uma equipe envolve várias pessoas, em ramos diferentes e dentro de um mesmo estabelecimento. Se você entender bem as qualidades, funções e talentos de cada um, seu trabalho e o do seu gerente pode ficar mais fácil.

E nós vamos explicar, a seguir, como gerenciar seus funcionários pode ser prático, seguindo algumas regras que você mesmo poderá criar.

Equipe qualificada

Uma equipe qualificada precisa de um gerente de restaurante capacitado, que a auxiliará em todas as situações, além de cuidar dos controles de estoques, inspeções e treinamentos.

Visto que a equipe é um dos pilares de um restaurante, saiba que oferecer cursos de qualificação é uma ótima forma para auxiliar no desenvolvimento e evolução profissional de cada um e, assim, descobrir seus talentos e habilidades.

Além disso, investir em conhecimento interno no restaurante aumenta a motivação, podendo diminuir a rotatividade de empregados.

Lembre-se que ensinar e capacitar os funcionários para que entendam e respeitem as regras de hierarquia na cozinha e fora dela, é fundamental para o andamento da casa.

Gerenciar os funcionários

Para começar, tenha sempre em mente que o gerente deve estar junto com você na missão de cuidar e motivar o restante da equipe, e isto acontece quando:

Existe treinamento

Quando existe um treinamento adequado, de acordo com as habilidades, o rendimento e a produtividade dos empregados pode aumentar.

E aproveitar o conhecimento dos veteranos na área pode ser ainda melhor. Encarregar os mais velhos de treinar os novatos ajuda a motivar o compartilhamento de conhecimento e desperta a admiração.

Conhecimento das qualidades

À medida em que se tem total conhecimento sobre as qualidades de cada um e - consequentemente - designa-se cargos correspondentes às habilidades, mantém-se a motivação. Afinal, todo mundo gosta de trabalhar com o que sabe fazer bem, certo?

Diálogo

Conversar abertamente com a equipe sempre que alguma mudança for realizada também é uma forma de se gerenciar adequadamente, pois a falta de diálogo pode comprometer o trabalho.

Planejamentos e regras

Para que o gerenciamento seja eficaz, cada um deve exercer sua função corretamente de acordo com os planejamentos feitos, lembrando que só criar regras e planejamentos não é o suficiente, é preciso cobrá-los.

Por exemplo, uma boa dica é desenvolver um planejamento semanal, direcionando um serviço a um funcionário específico e cobrando os resultados.

Cuidado extra com a gestão financeira

Cuidar da gestão financeira do restaurante é imprescindível para gerenciar bem sua equipe, isto porque quando você consegue ter controle do fluxo de caixa, é possível saber em que parte economizar para que possa ser investido em outras áreas.

Como por exemplo, se há uma possibilidade de diminuir o desperdício, o lucro que vier a partir disso será para investir em conhecimento para os demais funcionários.

Reuniões semanais

As reuniões semanais têm o objetivo de manter toda a equipe em sintonia com tudo que acontece, desde a mudanças no cardápio ou na montagem de pratos, assim como nos problemas que surgem dentro do restaurante.

Propor que a equipe ajude a encontrar soluções para problemas do cotidiano ajuda a mantê-los motivados a desejar conquistarem sempre o melhor para o ambiente de trabalho.

Regras de etiqueta no restaurante

Durante o treinamento, algumas regras referentes a etiqueta para o atendimento devem ser orientadas e cobradas para proporcionarem uma melhor experiência aos clientes.

7 regras importantes de etiqueta para serem aplicadas na hora de atender as mesas

1.  Recepcionar, atender, satisfazer e encontrar soluções.

2.  Manter a postura durante a abordagem e manter-se sempre simpático durante toda a relação com o cliente.

3.  Ser paciente e ter sempre uma resposta pronta para agradar ou solucionar possíveis dúvidas.

4.  Rapidez no atendimento, manter as mesas sempre limpas e trazer todos os pratos ao mesmo tempo. Jamais servir três pessoas em uma mesa, composta por quatro clientes.

5.  Sempre perguntar como está sendo o atendimento, como está a comida. Ter o conhecimento sobre a opinião do cliente é muito importante para poder saber como agir.

6.  Padronizar o atendimento de acordo com o que é servido no restaurante, por exemplo, servir primeiro a carta de vinhos ou o cardápio de bebidas, depois oferecer a entrada.

7.  Conhecer o cliente, perguntar se na mesa há alguém com restrição alimentar, intolerâncias ou alergias. Além de verificar se há veganos ou vegetarianos para que possa ser oferecido um cardápio ou opções diferentes.

Todas essas regras de etiqueta devem ser apresentadas a todos da equipe de atendimento durante o treinamento direcionado aos garçons e recepcionistas, para que ambos saibam como servir e se relacionar com os clientes.

Além de que, durante estes treinamentos, é possível auxiliar os garçons com técnicas de vendas para que saibam como oferecer os pratos, fazendo com que os clientes peçam mais, aumentando, assim, o lucro do restaurante.

Lembre-se de que todas essas técnicas fazem parte de uma boa gestão de funcionários e que, colocando em prática cada item citado acima, garante excelência ao seu restaurante.

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