Aumente em até 40% o ticket médio do seu restaurante!

Conheça o oimenu

O que faz um auxiliar de cozinha? Saiba suas funções!

Entre o que faz um auxiliar de cozinha, está o famoso mise en place, que é uma das atividades que vão facilitar o dia a dia do cozinheiro, garantindo uma cozinha organizada e a boa qualidade dos pratos. Conheça mais sobre esse profissional neste artigo que preparamos para você.

Compartilhe

O que faz auxiliar de cozinha

O auxiliar de cozinha é o responsável pela higienização das superfícies, pela organização da despensa e por realizar o preparo inicial de alguns pratos. Ele também deve estar sempre disponível para ajudar na elaboração das receitas.

Diversos tipos de profissionais atuam na cozinha e cada um deles tem um papel importante para que os pratos sejam saborosos e entregues com qualidade para a satisfação dos clientes.

Saber exatamente o que faz um auxiliar de cozinha vai ajudar o seu restaurante a atingir o sucesso desejado e, a longo prazo, esse profissional pode, inclusive, almejar outros cargos pela experiência que vai agregar enquanto exercer essa função, já que ele é o responsável pelo começo dos processos de tudo o que acontece na cozinha.

Vamos saber mais?

O que faz um auxiliar de cozinha

O auxiliar de cozinha é o profissional responsável pelas etapas iniciais de preparação dos alimentos, também conhecida como mise en place. Por essa razão, suas funções vão desde a higienização até o auxílio na preparação e elaboração dos pratos.

Essas atividades dão suporte ao chef de cozinha e demais cozinheiros. Até mesmo faz parte da sua atuação a limpeza do material de trabalho, como louças, panelas e fogão. Por fazer parte do preparo inicial, também precisa ser a pessoa que separa e manuseia os alimentos que vão ser utilizados. Portanto, é imprescindível saber cortar, descascar, ralar e pré-cozinhar os ingredientes que fazem parte da preparação das receitas na cozinha do restaurante.

Esse profissional também deve seguir as orientações do chef e dos cozinheiros e atender todas as necessidades deles, que são os responsáveis por controlar todos os processos da cozinha.

A organização da despensa da cozinha também fica a cargo do auxiliar, que deve saber armazenar os alimentos e separá-los de acordo com o tipo do produto, além de protegê-los para que fiquem bem conservados. Também deve verificar constantemente as datas de validade para que não aconteça desperdício ou sejam usados alimentos que possam fazer mal aos consumidores.

Dessa forma, a função do auxiliar de cozinha é de extrema importância, pois seu trabalho está ligado diretamente à organização da cozinha, para que tudo funcione, inclusive, de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Auxiliar de cozinha pode fazer faxina?

É preciso ter cuidado para não confundir as atribuições do auxiliar de cozinha, tornando-o um faxineiro do restaurante.

Entre os cargos e funções de um restaurante, cabe a esse profissional, sim, fazer uma faxina mais intensa na área da cozinha, uma vez por semana, limpando as instalações e equipamentos, higienizando geladeira, fogão, fornos, armários, prateleiras e também pisos, janelas, ventiladores, luminárias e despensa.

Isso porque sua função é preservar a cozinha limpa, mantendo a organização do local. E, para que não vá nenhum tipo de sujeira para os alimentos, é necessário fazer a limpeza geral de tudo o que faz parte da cozinha.

Mas é importante frisar que isso não torna o auxiliar responsável por manter todo o restaurante limpo e organizado. Ele é somente a pessoa encarregada de limpar a cozinha especificamente.

Treinamento para auxiliar de cozinha

Em geral, o manual do auxiliar de cozinha passa por alguns conhecimentos como:

  • Gastronomia sustentável
  • Higienização dos alimentos
  • Métodos de cocção de alimentos
  • Relações interpessoais
  • Técnicas culinárias
  • Técnicas de cozinha básica
  • Tipos de corte de hortifrúti
  • Tipos de cortes de aves, carnes, peixes e frutos do mar

Com um treinamento que envolva essas bases, o profissional certamente estará capacitado para exercer essa função, auxiliando chefs e cozinheiros a entregarem ótimos pratos.

Quanto ganha um auxiliar de cozinha

Segundo pesquisa do Salario.com.br, um auxiliar de cozinha recebe em média R$ 1.358,80 por mês e a carga horária da jornada de trabalho é de 43 horas semanais.

O estudo abrangeu um total de 542.897 salários de profissionais que atuam nessa função, registrados em regime CLT. O teto pode chegar a R$ 2.063,27, e os valores podem variar conforme as cargas horárias, insalubridade e trabalho noturno.

O que considerar na hora de contratar um auxiliar de cozinha

Na hora de aplicar o teste para auxiliar de cozinha, é interessante avaliar se o candidato já fez algum treinamento prévio e, especialmente, se tem habilidade com facas, outros objetos cortantes e demais ferramentas da cozinha, além de conhecimentos de boas práticas de manipulação de alimentos, segundo as normas da Anvisa.

Também precisa ser um profissional disposto a receber ordens, pois será constantemente orientado pelo chef de cozinha e demais cozinheiros. A organização também deve ser uma capacidade levada em consideração, já que sua principal responsabilidade é manter a cozinha em ordem.

Se você é dono de restaurante, com essas dicas já tem uma boa base para saber o que faz um auxiliar de cozinha e contratar o profissional ideal. Já se você estiver buscando conteúdo para estudar e entrar no mundo gastronômico, essa pode ser uma ótima porta de entrada. Afinal, todo chef ou cozinheiro já foi um auxiliar de cozinha um dia, não é mesmo?

Transforme o seu cardápio em uma poderosa ferramenta de vendas

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o oimenu

Saber mais