Como atender clientes com Intolerâncias Alimentares

Saiba como atender clientes com intolerâncias alimentares de maneira correta e eficiente!

Compartilhe

massa sem glúten e sem lactose

Cada vez mais cresce o mercado de alimentos sem glúten e sem lactose. Porém, continua sendo difícil ter um estabelecimento que atenda pessoas com tais necessidades alimentares. Tudo depende da demanda e da qualidade do produto (já que não adianta ter a opção sem glúten se esta não for de qualidade).

A maioria dos clientes que possui restrições alimentares já chega em restaurantes com um questionário pronto sobre as opções de comida, a produção e manipulação das mesmas e também já sabe que as respostas serão incompletas e insatisfatórias. Mas saiba que às vezes a resposta para uma dessas perguntas pode ser questão de vida ou morte!

Você sabia que entre os processos mais comuns recebidos por restaurantes estão aqueles vindos de pessoas com alergias alimentícias? Tendo isso em mente, não é apenas bom para o cliente ter um estabelecimento confiável para fazer uma refeição fora de casa. Também é importante e benéfico para você, como dono de um negócio em crescimento, buscar qualidade e conhecimento para que esses clientes continuem voltando!

1. Informe-se (e à sua equipe)

Primeiro de tudo, é necessário conhecer quais são os alimentos permitidos e proibidos para poder conhecer também o público que será atendido. Além disso, procure analisar qual a qualidade de serviço que você consegue prestar. Afinal, de nada adianta oferecer um serviço sem controle de qualidade.

Além do glúten e da lactose, outras alergias comuns para ficar de olho e trazer diferenciais ao cardápio são:

  • Ovos
  • Amendoim
  • Nozes
  • Soja

Certifique-se de estudar e passar para seus funcionários todas as informações necessárias também. Que todos saibam de onde vem os alimentos, como são preparados, e como tranquilizar um cliente de que é seguro ingerir seus produtos.

2. Prepare seu estabelecimento

Muitas vezes é difícil para um estabelecimento produzir as próprias comidas sem glúten. Isto porque, para assar um bolo, por exemplo, mesmo que a receita seja toda sem glúten, ao utilizar a mesma cozinha e os mesmos utensílios para a produção da comida, há riscos de contaminação de glúten. Para quem é celíaco, isso é um grande pesadelo.

Até mesmo alguns tipos de temperos prontos podem conter glúten em sua composição, sempre confira os rótulos antes de comprar qualquer coisa!

Ademais, é de extrema importância que você busque manter cozinhas separadas para as produções em questão, assim como ter funcionários cientes dos riscos. Invista em cursos, palestras ou aulas online para o melhor preparo de atendimento ao seu público.

3. Busque fornecedores

Outra alternativa viável é buscar fornecedores para produtos específicos sem glúten e sem lactose. Já existem hoje muitas possibilidades de comidas congeladas que você pode adicionar ao seu cardápio. Mas lembre-se de separar um microondas e utensílios específicos (a cor roxa já é a cor universal para utensílios de cozinhas sem alérgenos) para a preparação desses alimentos em seu restaurante!

4. Utilize cardápios direcionados

empresaria no celular em um restaurante

É importante destacar os alimentos disponíveis para clientes com restrições alimentares. Ninguém gosta de ficar procurando em meio à tantas comidas deliciosas para poder escolher entre as poucas opções disponíveis que terão disponíveis. Se não tiver condições de fazer um cardápio diferente e direcionado, ao menos reserve uma página toda do cardápio atual dedicado para estes clientes.

O cardápio digital torna mais simples de atualizar seu menu conforme você adicionar ou retirar os alimentos diferenciais.

5. Divulgue seu diferencial

Apesar de ser um mercado crescente, muitas pessoas continuam passando dificuldades para encontrar um bom restaurante com opções sem glúten e sem lactose. Assim que você começar a disponibilizar essas opções em seu estabelecimento, parta para a divulgação do seu restaurante! As redes sociais têm um grande poder em atrair clientes em potencial até você.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais