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8 habilidades para ser um bom gerente de restaurante

Manter a organização e se manter atualizado estão entre as habilidades que um bom gerente de restaurante precisa ter. Será que você está no caminho certo? Confira nossas dicas!

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Bom gerente de restaurante

Para ser um bom gerente de restaurante, é necessário ter muita responsabilidade no dia a dia, gostar de trabalhar em um ambiente bastante movimentado e dinâmico e contar com algumas habilidades.

Entre elas, ser líder, saber se comunicar de forma clara, ter organização, estar atualizado sobre as tecnologias do mercado, conhecer a área de atuação, possuir capacidade de se adaptar a diferentes cenários, ter uma visão gerencial do negócio e manter um bom relacionamento com fornecedores.

Abaixo, vamos falar um pouco mais sobre cada uma dessas habilidades.

O que faz um gerente de restaurante

A função de um gerente de restaurante é garantir que o negócio como um todo opere de maneira eficiente e lucrativa, a fim de manter tanto a boa reputação quanto a essência do restaurante.

Esse profissional precisa coordenar diversas atividades, de modo a alcançar um bom desempenho para o restaurante por meio de padrões de qualidade, independentemente do tamanho ou tipo da brigada de cozinha.

Um bom gerente é aquele que vai ajudar a descomplicar a gestão do negócio. Já se você está buscando contratar um gerente para o seu restaurante, também é importante verificar se a pessoa possui as habilidades a seguir.

Como ser um bom gerente de restaurante

Listamos as 8 principais habilidades que um gerente de restaurante deve possuir para ajudar você a trilhar um caminho de sucesso nessa profissão ou escolher o profissional ideal. Confira!

1.  Ser líder

Ser líder não é ser chefe, mas a capacidade de conseguir lidar com pessoas fazendo com que elas tenham motivação para desenvolver seu próprio trabalho com autonomia e da melhor maneira possível, dentro das suas competências.

Ser uma pessoa autoritária jamais fará de você um bom líder. Um líder se preocupa com a evolução de cada um e procura extrair o melhor das pessoas. Quando um ganha, todos ganham.

Além disso, um bom líder nunca quer estar a par de cada pequena coisa que acontece, agindo com desconfiança sobre seus liderados estarem fazendo suas tarefas. Um bom líder sabe delegar as tarefas e confia na sua equipe. Assim, não sobrecarrega nem a si, nem aos outros.

Também é importante conversar constantemente com as pessoas, dar feedbacks para cada uma de tempos em tempos e saber usar o tempo para traçar formas de alcançar os resultados esperados pelo negócio.

2.  Saber se comunicar de forma clara

Falando em feedback, é muito importante saber usar a comunicação. Um bom gerente de restaurante sabe lidar com seus diferentes públicos, seja equipe, clientes ou fornecedores.

Por isso, é muito importante saber falar de forma clara para que não existam ruídos ou mal entendidos que possam causar algum tipo de indisposição que afetará o bom desenvolvimento do trabalho.

Também é importante trabalhar a comunicação interna, para que toda a equipe esteja sempre alinhada à essência do restaurante e seus valores. Nunca se deixe entrar no “modo automático”, se tornando apenas uma máquina de cumprir tarefas. Você basicamente lida com pessoas e pessoas precisam ser ouvidas, bem como merecem e precisam de atenção e respeito.

3.  Ter organização

Como qualquer cargo que possui grandes responsabilidades, ser gerente de restaurante também exige organização para que se consiga cumprir tudo que o cargo envolve.

É o gerente quem faz a coordenação da sua própria agenda, das tarefas dos colaboradores, cuida das escalas de trabalho, quem recebe os produtos dos fornecedores, pagamentos e uma série de outras atividades que, sem organização, podem ir por água abaixo.

Busque ferramentas que possam auxiliar todos os seus controles, como aplicativos de gestão para restaurantes, por exemplo. Tudo aquilo que puder otimizar o seu tempo ajudará a não acumular trabalho, fator este que é sinônimo de problemas, com certeza. Esteja sempre em dia com seus compromissos.

4.  Estar atualizado sobre as tecnologias do mercado

Como em todas as áreas, as inovações tecnológicas no mercado da alimentação estão sempre a todo vapor e a concorrência certamente já usa muitas delas, como aplicativos de delivery e cardápio em tablet.

Para não ficar para trás, é preciso estar atualizado a respeito das mudanças que o mercado gastronômico vem passando e quais são as soluções tecnológicas que estão funcionando.

Portanto, pesquise e estude o mercado com frequência. Só assim você poderá garantir que o seu negócio não fique ultrapassado. Nunca se acomode.

5.  Conhecer a área de atuação

E já que o assunto é estudar, para além da tecnologia, é essencial que o gerente de um restaurante busque conhecer a sua área de atuação.

Para isso, é obrigatório ter conhecimento básico de processos administrativos, bem como da vivência em um estabelecimento gastronômico. Mais especificamente, também precisa conhecer muito bem os alimentos e bebidas servidos e todo o plano de negócio do restaurante.

Além disso, é necessário estar com a mente sempre aberta a novos conhecimentos e, por isso, procurar fazer treinamentos, especialmente quando sentir que alguma habilidade importante precisa ser melhor desenvolvida.

O mercado gastronômico está sempre em constante mudança e estudar faz parte do jogo. Inclusive, estudar o público-alvo do setor de food service também é muito importante. Quanto mais fizer isso, mais assertivo o gerente será nas suas estratégias.

6.  Possuir capacidade de se adaptar a diferentes cenários

A pandemia que nos diga, não é mesmo? Desejamos que um cenário tão drástico e global como esse jamais se repita, pois ele obrigou muitos negócios a se reinventarem, o que pode ter trazido melhorias, mas também levou tantos outros a fecharem. O aprendizado que tiramos disso é que a nossa vida é feita de altos e baixos e o dia a dia de um gerente não é diferente.

Nem todo momento é favorável para os negócios. Assim, um bom gerente de restaurante também não pode ter medo de novos desafios e precisa ter a habilidade de se adaptar rapidamente aos novos cenários que se apresentam no mercado.

A própria rotina da profissão em si já vai envolver pequenos novos cenários todos os dias, que precisarão de jogo de cintura para serem resolvidos. Portanto, saber adaptar-se é fundamental.

7.  Ter uma visão gerencial do negócio

Se você é um gerente, precisa ter a chamada visão gerecial. Isso significa não ter preocupação apenas com o bom atendimento dos seus clientes, mas pensar no futuro, nas ações que podem ser feitas, o que pode ser melhorado, o que não está dando certo e o que pode ser consertado para começar a dar certo.

É sobre ter um olhar atento a tudo que acontece no negócio, desde funcionários insatisfeitos, fornecedores problemáticos, pratos que vendem mais ou menos etc.

É preciso acompanhar todos os indicadores que tiver à disposição, a fim de controlar estoques e definir metas, por exemplo, para assegurar que o restaurante realmente está no caminho certo.

8.  Manter um bom relacionamento com fornecedores

Por fim, queremos chamar atenção para os fornecedores em especial. É preciso saber se relacionar bem com eles e também negociar. Isso porque a margem de lucro dos restaurantes, às vezes, pode ser apertada, o que traz a necessidade de reduzir custos para que essa margem aumente.

Saber negociar com fornecedores para conseguir descontos é uma ótima forma de contribuir para os resultados positivos do negócio. Custos acima da média devem ser negociados de modo a evitar prejuízos ou ganhos muito baixos no futuro. Por isso, mantenha sempre uma boa gestão financeira do seu restaurante, para saber quando negociar.

Com essas oito habilidades, temos certeza que você será um bom gerente de restaurante ou já terá, no mínimo, boas pistas para encontrar o gerente ideal para o seu. Bons negócios!

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