Como utilizar a harmonização de cervejas no cardápio

Acompanhe esta tendência, acrescentando a possibilidade de harmonização da bebida com os produtos do seu cardápio

Compartilhe

Harmonização cerveja cardápio.

O que se costumava ver, há algum tempo, mais com vinho, a harmonização de cervejas está cada vez mais ganhando público e o seu restaurante pode conquistar mais clientes se você considerar incluir este serviço no seu cardápio.

Isso porque, pra começar a entender melhor os benefícios que a harmonização poderá, de imediato, conferir ao seu negócio é: aumentar o ticket médio. E, se os seus custos estiverem todos bem controlados, aumentar o ticket médio significa aumentar o lucro, no final das contas.

Há um crescente número de novas cervejarias no Brasil, mesmo em épocas de crise, o que indica, segundo os números oficiais, que o número de consumidores, por óbvio, também aumentou.

Segundo o Ministério da Agricultura, em 2018, o total de novas cervejarias foi de 210. Somando este número às 679 já existentes, o aumento foi de mais de 30%. Desta maneira, o dono de restaurante precisa explorar esta tendência, atraindo clientela e fidelizando a já existente.

Mas, afinal, o que é harmonização de cervejas?

O verbo "harmonizar", segundo o dicionário, significa "pôr(-se) ou estar em harmonia, em acordo; conformizar(-se)."

Ou seja, misturar dois elementos - comida+bebida - de maneira que eles fiquem equilibrados, aumentando o sentido do paladar do seu cliente. Isso é uma excelente oportunidade para cativá-lo e pode até virar um novo produto no seu cardápio.

Há restaurantes que fazem noites de estudos para ensinar os clientes a harmonizar os dois elementos - e para aprender, é preciso consumir.

E o seu cliente vai consumir um estudo, além dos seus produtos, entendendo que você está oferecendo muito mais do que pode imaginar.

No mundo atual, em que todas as tendências estão disponíveis para todos, na velocidade da internet, a experiência e o serviço devem ser sempre valorizados. E, seja para ofertar combos ou para ensinar harmonização para o cliente, você deve surfar esta onda e aproveitar para colher os frutos.

A ideia central da harmonização é combinar os produtos que já existem no seu cardápio com cervejas, oferecendo combinações prontas para o cliente.

Agora é a hora do pulo do gato: com o aumento significativo de cervejarias no País, é fácil perceber que há inúmeras opções. E, para que o seu cliente não fique perdido em meio a todas estas opções, faça sugestões, tomando a decisão por ele, fornecendo argumentos para que ele compre esta experiência, que é aguçar o paladar, no seu restaurante.

Se você ainda está em dúvida sobre quais comidas combinam com cerveja, precisa entender agora, que a resposta é: todas. E você poderá começar agora a identificar as potenciais combinações.

Este pode ser um trabalho que dure mais de um dia, pois, você verá no passo a passo, que é preciso tomar notas. Como assim?

Passo número 1

Entenda todos os produtos do seu cardápio, considerando os sabores, texturas, gordura, ingredientes. É para provar e anotar, mesmo.

Faça uma espécie de "ficha" para cada receita.

Passo número 2

Faça o mesmo com as cervejas que você já possui no cardápio, identificando os aromas, os ingredientes, as notas. Muitas vezes, o próprio rótulo já irá fornecer todas estas informações.

Mas, lembre-se: anote tudo.

Passo número 3

É hora de combinar comida+bebida. E, para isso, iremos destrinchar ainda mais as possibilidades. Você deve saber, antes de continuarmos, que é possível contratar especialistas para fazer isso pra você - os chamados sommelier.

Contudo, você mesmo poderá aprender mais, se houver interesse no assunto, através de cursos presenciais ou online. Mas não se preocupe: é mais fácil do que você pensa e, com as nossas dicas, você irá entender e conseguir utilizar a harmonização por conta própria - e é bem tranquilo de conseguir.

Harmonização comida  bebida.

Há três tipos, mais comuns, de combinação para harmonização:

Por semelhança

Na semelhança, é importante conseguir que os componentes da cerveja e da comida sejam, como o nome já diz, semelhantes. É como se fosse juntar salgado com salgado ou doce com doce.

Ou seja, comidas mais ácidas pedem cervejas mais ácidas, se a intenção for harmonização por semelhança. E isso você saberá ao comparar as fichas feitas tanto dos pratos, quanto das bebidas.

Quer um exemplo? A cerveja do tipo American Pale Ale tem harmonização perfeita com frango assado. Isso porque a sua fermentação apresenta uma cor mais pálida (por isso o nome dela), que combina - por semelhança - com a cor pálida que geralmente os frangos assados possuem.

Até para sobremesa é possível harmonizar por semelhança, isso porque é possível harmonizar chocolate (ou um bolo de chocolate) com uma Imperial Stout - escura e adocicada, tal como o chocolate.

Por complemento

Esta é uma categoria um pouco mais "profissional". Mas fique tranquilo, que irá dar certo, com as nossas dicas. A harmonização por complemento só é mais complicada devido ao fato de precisarmos pensar num complemento, ou seja, algo que falte, entre a comida e a bebida.

Quer um exemplo? Sirva uma feijoada com uma cerveja Witbier, que irá trazer o que faltava para esta harmonização: o tradicional toque de fruta cítrica (geralmente da laranja), por causa das notas frescas, presente na feijoadas, País afora.

Por contraste

Contrastar é unir elementos em que os opostos se atraem, sabe? A ideia principal é preencher os espaços do paladar com algum toque surpreendente.

Lembra de pratos ditos agridoce, em que há mistura de doce com ácido ou amargo? É a mesma coisa aqui: você pode combinar pratos doces com cervejas amargas ou pratos gordurosos com bebidas mais doces.

Assim, para exemplificar, uma ótima cerveja para harmonizar com hambúrguer (geralmente mais gorduroso e pesado) é a Saison, que é frutada e picante.

Outra possibilidade é servir alguma carne grelhada (um hambúrguer, também) ou mesmo legumes grelhados realizando uma harmonização com cerveja Porter, que é muito menos tostada no paladar.

Agora é hora de colocar todas estas dicas no seu cardápio e aumentar o ticket médio. A harmonização com cervejas artesanais, ou mesmo industrializadas, precisa fazer parte do seu negócio. Aliás, há alguns produtos mais tecnológicos, como o cardápio digital, que já contam com essa funcionalidade para que você aplique no seu negócio.

Harmonização de Produtos no Cardápio Digital

Algumas tendências chegam para ficar e esta é uma que cabe em qualquer tipo de restaurante, basta realizar o passo a passo da harmonização e utilizar com os produtos que você já possui. Não requer grandes investimentos, mas pode trazer grandes retornos.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais