Gin: A bebida do momento

Saiba tudo sobre a bebida que constitui o drink que caiu no gosto dos brasileiros.

Compartilhe
drinks com gin

Entender a história de tudo que está no seu cardápio faz com que a valorização do seu produto seja cada vez maior. O gin, esta bebida que formou um drink que caiu no gosto dos brasileiros, tem uma história de verdade e precisa ser conhecida. Aliás, se você usa cardápio digital, uma ideia bacana é sempre colocar na descrição do produto algum texto que demonstre a importância da receita ou do ingrediente.

Na matéria de hoje, iremos contar a história da bebida e, ainda por cima, fazer umas sugestões de receitas que você poderá incluir no cardápio do seu restaurante. Estar de olho no que está caindo no gosto dos seus clientes é sempre válido.

Há controvérsias sobre onde a bebida foi criada: algumas fontes indicam nascimento na Holanda, Bélgica e Inglaterra. De qualquer maneira, sem sombra de dúvidas, foi no país da rainha Elizabeth que a bebida ganhou fama, independentemente de onde tenha surgido.

Há um termo próprio, inclusive, criado por lá: o London Dry Gin. Isso porque, dizem por aí, que quando do surgimento do destilado, ele continha tons bem adocicados, o que foi modificado na Inglaterra, quando da destilação, ganhando o adjetivo “dry”, ou seja, “seco”, em inglês.

Se considerarmos seu surgimento na Inglaterra, a idade da bebida é de mais de 300 anos de existência e já foi consumido como remédio e por pessoas muito pobres. A história do destilado, neste aspecto, não possui as melhores reputações. Contudo, com o acréscimo da água tônica, fonte de quinino e, portanto, eficiente no combate a inúmeras doenças, à época das guerras batalhadas pelo país da rainha, tornou a bebida muito popular.

Houve um ápice, nos anos 1960, inclusive por aqui, no Brasil, mas a bebida voltou à moda, recentemente. E conta, inclusive, com bares tão especializados que chegam a levar o nome da bebida – ou até do drink, gin tônica.

Um dos aspectos que mais agrada a todos os consumidores é o fato de ele ser a bebida com menor caloria, contendo apenas cerca de 60 calorias por 30 ml (uma dose).

Outro tópico importante a ser reconhecido quando falamos da bebida, é entender de onde provém a sua destilação, e a resposta é que provém de ervas e demais botânicos. Como muitas outras bebidas alcoólicas, o gin pode possuir inúmeros blends, ou seja, inúmeras receitas, misturando inúmeros ingredientes.

Contudo, o que dá o sabor característico de sua bebida é o zimbro, uma sementinha bem complicada de encontrar – o que vai elevar o preço do produto, isso você já deve saber. Valorizar a dificuldade de conseguir a matéria prima, na verdade, torna o drink do seu restaurante ainda mais especial, por isso é importante incluir pelo menos uma receita.

Outras ervas que são comumente encontradas nos destilados, das mais variadas marcas, são coentro, raiz de angélica, casca de limão, raiz de lírio, canela, cardamomo, entre outras.

Há, inclusive, uma bebida nascida em terras brasileiras que está recebendo inúmeras premiações pelo seu blend, superando até os tradicionais ingleses ou demais bebidas provenientes de países anglo-saxões. Isso porque, a receita do gin brasileiro leva em conta ervas e aromas encontrados na nossa terra e, especificamente, na Amazônia, o que torna a bebida única e muito especial.

Como a gente pode denotar dos ingredientes utilizados para a fabricação da bebida, quase todos eles são dificilmente encontrados por aqui, mas muito conhecidos no hemisfério norte, tornando o gin de fabricação brasileira uma surpresa que agrada os paladares mais tradicionais e exigentes do mercado.

Agora que você já conhece muito sobre o gin, vamos misturá-lo com água tônica e outras ervas e ingredientes e formar um drink bacana de oferecer aos seus clientes?

A seguir, sugerimos quatro receitas fáceis e rápidas de preparar – e deixaremos os ingredientes difíceis apenas para o destilado, que já compramos pronto!

Receitas de drinks com gin

Gin tonica receita

Gin Tonic Italianíssimo

Vamos variar os países nessa fusão de drink? Que tal acrescentar campari à mistura e, além de dar nova cor para o copo, ainda ganhamos nova camada de sabor. Para preparar o mix, você precisará de:

  • 25ml de gin;
  • 25ml de campari;
  • Água tônica suficiente para preencher o copo;
  • 2 fatias de limão (uma para espremer e outra para decorar).

O modo de fazer é tão simples quanto preencher o copo com gelo, acrescentar as bebidas e o limão e preencher com água tônica.

Gin Tonic Refrescante Caipira

Para preparar este drink, que é ótimo tanto no verão quanto para começar uma refeição em qualquer época do ano, você vai precisar de apenas:

  • 50ml de gin;
  • 1 pedaço de casca de limão galego (aquele cor de laranja por dentro);
  • Água tônica suficiente para preencher o copo.

O modo de fazer de todos os drinks gin tônica, como a gente está vendo, é simples demais – o que é excelente para operar o seu negócio. Dica: tire a casca do limão sem a parte branca da mesma, pois poderá amargar a sua receita.

Feito isso, encha o copo com gelo, torça a casca do limão para que ele solte os óleos essenciais (é isso que irá conferir os sabores e aromas ao drink), jogue-a no copo e preencha com a dose de gin e a água tônica.

Gin Tonic de Morango com Hortelã e Pimenta Preta

Vamos aos ingredientes?

  • 50 ml de Gin;
  • água tônica para cobrir o copo;
  • 30 ml de licor de morango;
  • 3 morangos cortados em lâminas;
  • 8 folhas de hortelã;
  • de 15 a 20 unidades de pimenta preta.

O modo de fazer você já sabe, né?

Encha o copo com gelo, coloque a pimenta, as fatias de morango e as folhas de hortelã, em seguida o licor e o gin. Finalize preenchendo o copo com água tônica.

Dica: a água tônica deve ser acrescentada ao final, porque as bolhinhas de gás ajudam a realizar a mistura entre todos os ingrediente da receita.

Gin Tonic com Pepino - O tradicional

Para incluir uma receita BEM tradicional no seu cardápio que leva o destilado da moda, uma dica bem básica é usar o pepino japonês.

Os ingredientes, básicos e deliciosos, são:

  • 50ml de gin
  • Água tônica suficiente para cobrir o copo
  • 4 fatias (realizadas pelo comprimento) de pepino japonês
  • 8 Folhas de hortelã

Antes de contar o modo de preparo, procure fatiar o pepino japonês pelo comprimento, deixando as fatias bem lindas e aproveitáveis. Uma dica é usar um mandolin, para deixar todas na mesma espessura. A apresentação também conta, viu?

Para preparar, basta encher o copo de gelo, colocar o gin, o pepino e as folhas de hortelã e completar com água tônica.

E aí, conhece algum dado importante sobre a história da bebida? Compartilhe com a gente – e coloque no seu cardápio, aproveitando essa vantagem do cardápio digital – e nos conte se há alguma receita que você usa no seu estabelecimento com o destilado mais em voga do momento!

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais