Como criar um cardápio para celular e gratuito

Entenda como e por que criar e editar um cardápio no celular de forma gratuita. Aproveite também para conhecer dicas e sugestões. Tome nota se quiser!

Compartilhe

Criar cardápio celular

Existem várias maneiras de se criar um cardápio pelo celular e nem sempre elas exigem algum investimento financeiro.

É possível até mesmo usar o mecanismo de QR Code para a criação de um menu excelente e personalizado. Nesse caso, empresas especializadas na execução do serviço estão à disposição de gestores de bares e restaurantes. Muitas oferecem planos gratuitos, não cobrando nada de seus clientes. Falaremos mais sobre isso adiante.

Além do QR Code, diversos aplicativos podem ser utilizados por quem quer criar e editar um cardápio com facilidade. Alguns podem ser baixados em versão gratuita nas lojas dos mobiles. Eles costumam ser amigáveis e fáceis de usar. Para acessá-los, basta criar uma conta usando endereço de e-mail e senha.

O que você precisa saber antes de criar um cardápio pelo celular

Antes de dar início à sua criação de cardápios digitais, seja contando com uma empresa especializada em menu formato QR Code ou exercitando suas habilidades de designer em algum aplicativo, é importantíssimo que você pense sobre o planejamento do cardápio.

Então:

  • Procure por referências e pense sobre as cores para restaurantes que irá utilizar, inclusive nos textos.
  • Verifique a melhor maneira de aliar o estilo do menu com a identidade visual do lugar.
  • Separe as imagens que deseja inserir no conteúdo em uma pasta e salve cada uma com um nome fácil de lembrar e identificar.
  • Faça uma lista com os nomes dos pratos, categorias de cada um deles (se houver) e valores cobrados.

Tudo isso vai te ajudar a ter mais rapidez e praticidade na elaboração do seu menu via mobile. E pode contribuir também com a sua escolha da melhor e mais adequada opção de plataforma para criação e gerenciamento do conteúdo.

Escolhendo a melhor opção para o seu negócio

Cabe ao gestor do food service optar por um plano gratuito de criação de cardápio via QR Code ou pelo uso de aplicativo para celular, cujo objetivo é contribuir com o desenvolvimento de layouts dos mais diversos formatos, inclusive para cardápios. Mas como funcionam as opções?

Os que optam pelo menu em formato QR Code contam com uma empresa especializada na criação e no gerenciamento de cardápios nesse formato. Muitas das empresas oferecem planos gratuitos, principalmente para que o seu trabalho seja conhecido e avaliado.

O Abrahão, por exemplo, não cobra nada por um de seus planos de criação e gerenciamento de cardápio digital por QR Code. Esse plano gratuito disponibiliza aos gestores um manual para a execução de todo o processo, acesso ao menu via mobile e suporte de baixa prioridade.

Já se optar por escolher um aplicativo para fazer o seu menu pelo celular, saiba que o mais interessante é optar por um app que permita não somente a criação do cardápio, mas moldá-lo aos padrões dos seus negócios.

Busque por uma ferramenta que te ofereça a possibilidade de personalizar o seu conteúdo. Por exemplo, através da adição de logomarca e nome da empresa ou até mesmo do uso de cores e formas que façam o cliente relacionar o cardápio à sua marca.

Lembre-se: cardápio personalizado é sinônimo de vendas!

Como montar um cardápio no celular gratuitamente

Cardápio via QR Code

Para montar um cardápio com QR Code sem pagar nada, você pode solicitar uma demonstração gratuita ao time de especialistas do Abrahão. Nesse formato, gestores de bares e restaurantes saem ganhando, não somente com a criação personalizada e o acesso facilitado do cardápio de seus food services, mas também com:

  • facilidade do envio dos pedidos à cozinha;
  • redução da necessidade de garçons e atendentes;
  • possibilidade de o cliente solicitar e pagar a conta também via QR Code;
  • atualizações de cardápio em tempo real.

Cardápio com uso de Aplicativos

Quanto aos aplicativos para a criação de cardápios, assim como aplicativos usados na gestão de restaurantes, cada um tem funções exclusivas, possibilidades e opções diferentes.

Aqui vamos te mostrar o passo a passo para que você crie um menu pelo mobile através da ferramenta Canva:

  1. Cadastre-se na plataforma usando endereço de e-mail e senha.
  2. Ao acessar a página inicial, busque pela opção “criar um design” e em seguida pela opção “menu”.
  3. Verifique se você deseja usar um formato pré-existente ou começar seu trabalho do zero. Atenção! Para começar do zero, você vai precisar de um pouco mais de tempo e paciência. Que tal avaliar os templates já disponíveis antes de tomar uma decisão?
  4. Depois de analisar os modelos de templates disponíveis, entre pagos e gratuitos, selecione o que preferir. Agora é só começar a editar!
  5. Para inserir ou alterar um texto ou uma imagem, clique primeiro no item que deseja modificar e verifique as opções de alterações que aparecem no topo da tela. Acima do conteúdo que está em elaboração.
  6. Clique nas imagens que já estiverem adicionadas ao template, uma a uma, caso queira mexer em suas dimensões ou orientação. Verifique os botões e sinais que aparecem ao redor delas quando você as seleciona: eles serão um guia para essas alterações.
  7. Você também pode inserir novas caixas de conteúdo e novas imagens, buscando no canto esquerdo da tela, na primeira coluna de opções, pelas alternativas “texto” e “mais”, respectivamente.
  8. Se quiser adicionar símbolos ou desenhos ao cardápio, vá até a opção “elementos” na mesma coluna mencionada anteriormente.
  9. A criação de uma nova página de conteúdo é muito simples: basta clicar em “+ adicionar página”. Ela aparecerá em branco e caberá a você adicionar à ela as informações desejadas.
  10. Também é possível duplicar uma página. O ícone que deve ser clicado para que isso aconteça fica imediatamente do lado direito do texto, que sinaliza o número da página que você deseja duplicar, acima dela mesma.
  11. Missão cumprida? Para finalizar o trabalho, localize o ícone que representa o botão de download e clique nele para baixar o arquivo. Ele fica logo do lado esquerdo da opção “imprimir em papel timbrado”, no topo da tela.
  12. Certifique-se de que o arquivo foi realmente baixado e já está na biblioteca de mídia ou galeria de fotos do seu celular.

Como funciona um cardápio pelo celular

Cardápio para celular não é a mesma coisa que cardápio online. Portanto, o funcionamento do cardápio QR Code, desenvolvido por uma empresa especializada, é mais fácil, prático e profissional do que aquele menu feito por conta própria pelo celular.

Sobre o menu feito via mobile, em uma ferramenta ou aplicativo, você deve saber que:

  • ele pode ser enviado por e-mail ou carregado na página do restaurante na internet e nas redes sociais;
  • também é possível - na internet, mesmo! - transformar o arquivo em um modelo de cardápio digital;
  • qualquer pessoa que tiver acesso ao arquivo poderá verificar todos os seus detalhes.

A escolha do prato e da bebida a serem consumidos parte daí, seja para vender comida pela internet (delivery) ou refeição no local. Por isso, apresente textos claros e de fácil interpretação, liste características de cada opção de prato, adicione ao conteúdo fotos verdadeiras e atrativas, faça constar também informações para contato e acesso às redes sociais.

Certifique-se de que a sua criação ficará salva no aplicativo que utilizou. Dessa forma, será possível acessar o cardápio com facilidade e agilidade, caso você precise modificar preços e outros dados.

Afinal, quanto custa um cardápio pelo celular?

O cardápio digital via QR Code pode não custar absolutamente nada, como na versão gratuita do cardápio digital do Abrahão.

No caso dos cardápios feitos por aplicativos como o Canva, existem algumas opções gratuitas, mas geralmente existe a necessidade de algum tipo de pagamento quando o layout aplicado em sua construção é um layout “pro”. Ele costuma estar identificado por uma etiqueta ou um símbolo e ser acompanhado de um texto que informe o seu valor para uso.

Existem ainda os aplicativos de templates que podem ser pagos no momento em que são baixados pelo usuário. Quem os compra não costuma precisar fazer investimentos também em cada layout separadamente. O valor é cobrado no cartão de crédito cadastrado na loja virtual do celular em que acontecerá o download.

E-book enviado com sucesso!

Agora você pode ler este e-book sempre que quiser. Agradecemos o interesse.

Deixe seu comentário

Conheça o Abrahão

Saber mais