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6 dicas de como fazer um cardápio de pizzaria

Descubra como fazer um cardápio de pizzaria completo, pensando em facilitar a leitura, caprichando no visual e inovando em tecnologia. Ficou curioso? Leia o artigo a seguir e entenda, ainda, como você pode precificar cada sabor de pizza.

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Como fazer cardápio pizzaria

Para saber como fazer um cardápio de pizzaria, tenha em mente que os produtos precisam ser bem descritos e que informações como o tamanho, ingredientes e o preço de cada produto são importantes e precisam ser localizadas facilmente.

Além desses detalhes, é importante pensar no layout, nas cores usadas, na maneira como cada item e informação serão disponibilizados ao cliente.

Parece difícil? Calma! Existem maneiras de exemplificar e criar um cardápio assertivo e simples ao mesmo tempo.

Aqui, você vai aprender exatamente como fazer isso. Confira!

Como montar um cardápio de pizzaria?

Lembre-se de que o cardápio deve combinar com a identidade visual do seu estabelecimento e que, quando bem preparado, pode ser um ótimo aliado nas vendas, afinal, é através dele que todos os pedidos são realizados.

Além disso, ele também serve como cartão de visita, deixando claro ao cliente o que esperar do seu estabelecimento nos quesitos organização, modernidade e facilidade no atendimento.

Dito isso, veja agora seis dicas fundamentais para preparar o seu cardápio e deixá-lo completo!

1.  Paleta de cores

Se você deseja criar um cardápio de papel, a dica é cuidar das cores usadas na impressão, para que, além de legível, a arte combine com o restaurante.

Lembre-se de que determinadas cores podem impedir ou dificultar a leitura e, para evitar isso, o fundo da impressão deve ter contraste com as letras, para chamar atenção para o produto e, ao mesmo tempo, deixar a leitura mais fácil.

2.  Facilite a leitura

Escolha fontes de imprensa, ou seja, aquelas que não são emendadas e faça a impressão em um tamanho razoável, para que seja acessível a todos.

Coloque cores mais escuras para as letras, pois são mais fáceis de serem compreendidas. Em seguida, separe as pizzas por sabores, tamanhos e valores.

As pizzas que saem com mais frequência devem estar nas primeiras posições da lista e, se o seu restaurante trabalha com tamanho diversos, não se esqueça de colocar o preço para cada opção disponível.

3.  Descrição de sabores de pizza

Além de colocar as pizzas por ordem, não esqueça de que é de extrema importância detalhar cada ingrediente, para que os clientes que possuem alergia alimentar, por exemplo, possam identificar com mais facilidade os itens.

A descrição detalhada do cardápio também aumenta as vendas, afinal, é através da leitura que os clientes decidem o que vão pedir. Por isso, use adjetivos como “delicioso”, “saboroso”, “cremoso”. Essas palavras podem fazer com o que o cliente mude sua opinião sobre algum prato ou, ainda, podem influenciá-lo a consumir mais de uma opção do cardápio.

4.  Capriche nas fotos

É possível caprichar nas fotos no cardápio de papel, mas é preciso dizer que o menu digital pode ser uma opção mais atrativa, pois as fotos no cardápio trazem uma sensação de realismo.

No cardápio por tablet, por exemplo, as fotos ficam sendo transmitidas a cada minuto, o que aumenta a vontade e a necessidade do cliente em fazer pedidos.

Enquanto no papel, é preciso que o consumidor manuseie o menu sempre que quiser escolher algo, sem qualquer interação ou influência positiva.

5.  Faça o cruzamento de produtos

Todo mundo gosta de promoções, certo? E em uma pizzaria, não é diferente. Sendo assim, capriche na famosa venda de combos. Um bom exemplo são as pizzas grandes salgadas que podem ser vendidas junto a uma pizza doce de tamanho pequeno como sobremesa.

Esses combos, também chamados de cross selling, podem ter uma categoria somente para eles, para que assim fique de fácil acesso e o cliente saiba exatamente onde procurar tais novidades.

Adicionar bebidas aos combos é uma ideia incrível, afinal, ninguém vai a uma pizzaria e fica sem beber refrigerante, água ou suco, não é mesmo? Use esses pequenos detalhes ao seu favor, aumentando a lucratividade do seu negócio.

6.  Cardápio digital

O cardápio digital para pizzaria é uma opção inteligente, pois facilita a realização dos pedidos por parte dos clientes, diminui as possibilidades de erro de anotação e ainda acelera a entrega dos pratos.

Mas as qualidades não param por aí: com o tablet, é possível apresentar um menu atualizado, sem erros de digitação e com layout moderno e interativo.

Outra facilidade do menu digital é a possibilidade de ser atualizado por você, sem qualquer dificuldade, a qualquer horário e o melhor: sem custo adicional por isso.

E isso nós sabemos que acontece com o cardápio impresso: cada atualização demanda esforço, tempo e dinheiro, uma vez que precisa ser refeito sempre em quantidade.

Vale a pena a aquisição, não é mesmo? Principalmente, quando você coloca na ponta do lápis as qualidades do cardápio digital.

Como colocar preço de pizzas em cardápios?

Agora, você já tem uma ideia de como estruturar seu cardápio. Porém, ainda faltam alguns pequenos detalhes que não foram citados acima, tal como qual o local certo para informar os valores dos pratos. Sim, existe um local exato e um motivo para isso. Veja só!

Primeiro, entenda que os preços devem constar sempre do lado direito do cardápio e essa localização não é alterada quando a sua pizzaria usa o cardápio digital.

Tenha em mente que essa configuração é padrão no mundo inteiro e isso serve para que o cliente possa entender os valores de cada prato, independentemente do país em que ele estiver.

Então, não é viável ou aconselhável alterar esse padrão.

Para acertar, coloque as colunas com os sabores das pizzas e todos os pratos que o seu restaurante oferece do lado esquerdo, seguido pela descrição de cada prato. Em seguida, os preços devem estar à direita.

Dessa maneira, mesmo que você receba turistas na sua pizzaria, a informação será acessível e compreendida por todos.

Se for do seu interesse ser ainda mais acessível a todos os públicos, é interessante disponibilizar um QR Code no seu cardápio impresso. Assim, os deficientes visuais também podem utilizar o smartphone durante o processo de escolha, ouvindo o cardápio e as informações contidas nele.

O que posso fazer para vender mais pizza?

Existem inúmeras estratégias para fazer com que você venda mais pizza, contudo, existem duas principais que podem fazer o seu negócio decolar: a primeira, é o delivery.

Os consumidores adoram sair para comer, é verdade, mas há sempre quem prefira o conforto do lar e, por isso, vender através do delivery pode ser uma ótima estratégia de vendas, principalmente quando você usa um site de delivery ou um app para efetuar as vendas e otimizar o negócio.

Os clientes acessam de maneira online o conteúdo da sua pizzaria, efetuam o pedido, o pagamento e, por fim, recebem em casa sem qualquer dificuldade os pedidos.

A segunda maneira de aumentar as vendas é disponibilizando um cardápio digital. Lembra que mencionamos o fato de as fotos ficarem passando a cada minuto na tela do tablet? Pois bem, saiba que esse fator auxilia e instiga os clientes a efetuarem pedidos.

Outro fator é a autonomia que o tablet proporciona ao cliente, que consegue pedir qualquer item disponível no cardápio a qualquer horário, sem precisar esperar o garçom para anotar o pedido. Isso faz com que o número de itens pedidos seja maior em relação aos realizados quando o único meio para pedir é através do garçom.

Inclusive, alguns cardápios digitais para pizzaria oferecem até mesmo uma funcionalidade para que o cliente personalize os sabores, bordas e tamanho do prato sem qualquer dificuldade e sem precisar do auxílio de um atendente.

Se você pensa em aumentar seu ticket médio e dar mais autonomia aos seus clientes enquanto eles aproveitam o momento em família ou com amigos, com certeza o menu digital vai fazer a diferença no seu negócio.

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