Como criar cardápio virtual de um jeito fácil

Criar um cardápio virtual que traga resultados nunca foi tão fácil! Veja o passo a passo neste artigo e entenda porque ele é seguro e lucrativo.

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Casal em uma mesa de restaurante, um deles utiliza o celular para visualizar o cardápio

Para criar um cardápio virtual, comece escolhendo entre ter um menu que ajude também nas operações de delivery ou contar com um QR Code somente para atender no seu espaço físico. Em seguida, busque a ajuda de especialistas no assunto para, então, começar a planejar o conteúdo!

O cardápio virtual é mais prático, higiênico e chama mais atenção do que um modelo tradicional, mas não só isso, afinal, dentre outros recursos e várias funcionalidades, ele dá ao consumidor a possibilidade até de fazer os próprios pedidos direto do celular, sem precisar esperar atendimento.

E se todo negócio que se propõe a entrar para o universo gastronômico precisa ter a melhor vitrine possível dos seus produtos, por que não fazê-la de uma forma moderna e 100% digital para usufruir de tantos benefícios?

Esse processo pode ser muito mais simples e barato do que você pensa! Dá uma olhada neste artigo para comprovar.

O que é um cardápio virtual?

O cardápio virtual é uma versão digital do cardápio físico e impresso, e pode ser disponibilizado por um restaurante para os seus clientes tanto através de um QR Code quanto em formato específico para delivery, caso o(a) gestor(a) queira compartilhá-lo com clientes interessados em pedir.

O cardápio QR Code se assemelha a um código de barras que pode ser escaneado pelo cliente através da câmera de seu telefone celular e, imediatamente, apresenta todas as opções de alimentos e bebidas disponíveis no restaurante. Dá para colocá-lo nas embalagens dos produtos entregues para os consumidores ou posicioná-los nas mesas e balcões do estabelecimento para uso imediato pela freguesia.

A outra alternativa de cardápio digital para delivery é um link personalizado e exclusivo para cada negócio, possível de ser compartilhado, por exemplo, por WhatsApp ou disponibilizado na “bio” das redes sociais.

E como criar um cardápio virtual?

Você pode encontrar um gerador online de cardápio virtual pesquisando pelas maiores especialistas em tecnologias para pedidos e inteligência de mesa do foodservice, como a Abrahão e a Goomer, unidas desde o final de 2023 para agregar ainda mais aos empreendedores desse mercado.

Nos tópicos abaixo, fica mais fácil entender como e por que fazer o seu menu com quem entende do assunto!

5 passos para criar cardápio digital QR Code

Comece explorando as possibilidades de inovações disponibilizadas a você pela Abrahão Goomer, solicitando uma demonstração pelo site. Escolha a alternativa “Cardápio Digital em QR Code” e siga em frente com o seu propósito, acessando as configurações do menu através da “Área do cliente”.

  1. Suba as informações do seu cardápio na plataforma (pratos, descrições, imagens, preços etc.), e não se preocupe se, inicialmente, a montagem não ficar perfeita: se precisar, você pode ajustar depois.
  2. Personalize o seu cardápio virtual, selecionando cores e inserindo sua logo no layout.
  3. Com a primeira versão completa e as informações revisadas, gere o QR Code dentro da plataforma. Lembre-se de que você pode atualizá-lo a qualquer momento, onde quer que esteja!
  4. Imprima o QR Code contendo o novo cardápio virtual do seu estabelecimento em papel, adesivo ou qualquer outro tipo de superfície que o mantenha legível, incluindo as embalagens para delivery.
  5. Em seguida, vale disponibilizar o cardápio virtual no formato de código onde você achar válido: mesas, balcões, panfletos, porta-guardanapos e assim por diante.

Oriente os fregueses sobre como utilizá-los e treine os garçons para atender os clientes usando cardápio digital para tê-los como seus aliados no atendimento. Seu ticket médio pode subir até 40% com apoio dessa tecnologia!

Cardápio para delivery do WhatsApp: como fazer e montar em alguns cliques

Outra opção de menu que pode fazer muito sucesso e trazer bons resultados é um menu “compartilhável” em forma de link, geralmente usado para deliveries, possível de ser enviado a quem você quiser não só pelas redes sociais, mas pelo queridinho WhatsApp, atualmente usado por cerca de 150 milhões de cidadãos brasileiros.

Você pode criar o seu através do site da Goomer! Faça o seu cadastro gratuito e comece agora mesmo! Basta informar:

  • seus dados pessoais;
  • o nome do estabelecimento;
  • tipo de gastronomia;
  • endereço do restaurante;
  • formato de operação; e
  • há quanto tempo o negócio existe ou se ainda vai inaugurar.

Depois de cadastrado(a), assim como na criação do menu em QR Code, carregue todo o conteúdo que deseja apresentar aos clientes e faça a sua personalização. Além disso, se quiser, aproveite a chance de integrar o cardápio ao seu sistema de gestão contando com um programa exclusivo de fidelidade.

Com a Abrahão Goomer, você também não vai mais precisar pagar taxas por receita de vendas!

E fique sabendo que ainda dá para buscar por soluções específicas para delivery no seu painel de gestão e contar com um atendente virtual para WhatsApp que responda aos clientes que mandam mensagem pelo app sem eles precisarem ficar esperando por você.

Vantagens das opções de cardápio virtual Abrahão Goomer

Que a tecnologia entrega o dinamismo que a terceira década do século XXI pede, você já deve ter percebido só de ouvir falar da tecnologia (ou ler sobre ela!), mas as vantagens de um cardápio digital merecem estar em uma lista muito mais completa.

Seja o recurso usado para delivery ou para o atendimento presencial.

  • Fim de gastos com impressões (e reimpressões)
  • Facilidade para adicionar ou remover itens e alterar títulos e descrições
  • Aumento do ticket médio entre 20% e 40%
  • Mais vendas sugestivas
  • Melhor visualização dos produtos pelos consumidores
  • Menos erros na comunicação entre atendimento e cozinha
  • Desperdício minimizado
  • Obtenção de dados através de relatórios completos e fáceis de ler
  • Tomadas de decisões mais assertivas
  • Implementação fácil e que não interrompe o funcionamento do restaurante
  • Redução ou eliminação de pedidos perdidos pela ausência ou demora no retorno do WhatsApp
  • Esclarecimento das dúvidas dos consumidores de forma mais rápida e fácil
  • Redução da necessidade de garçons freelancers em dias mais cheios e trabalho de atendentes fixos muito mais estratégico do que operacional (em restaurantes que não trabalham somente com delivery)

Sem contar o pagamento facilitado e flexível, o que significa menos tempo do freguês pedindo para fechar a conta com o braço estendido ou esperando pela maquininha e muito mais possibilidades de cobrança para você: cartões, link de pagamento, carteira digital, Pix etc.

Gostou? Comprove cada detalhe lido no decorrer deste artigo implementando o recurso hoje mesmo por aí. Tudo fica ainda melhor na prática!

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