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5 tendências de Cardápios de Restaurantes para 2020

Mudanças são sempre bem-vindas, principalmente para agregar. Conheça as principais tendências para cardápios e ideias para inovar em 2020!

Cardápio restaurante

Para um restaurante ser bem-sucedido ele precisa estar à frente da concorrência, ou seja: é necessário fazer o uso de novos equipamentos e tecnologias.

Acompanhando o mercado, é possível perceber que a modernização tem colaborado para aumentar a praticidade, inclusive do design, que passa a ser mais simples e intuitivo.

Pensando em seu restaurante, quando nos remetemos ao cardápio e sua relevância no negócio, você percebe o quanto ele é importante?

É através do dele que o seu produto é vendido.

Sendo um dos principais fatores de lucro da sua empresa, precisa ser impecável em cores e descrições para despertar o desejo de consumo. E é aí que o design moderno pode te ajudar a vender mais.

O seu cardápio e o seu restaurante

As tendências de cardápios de restaurante passam por um momento de grande influência tecnológica.

Cardápios que, anteriormente, eram confeccionados com papel e precisavam ser refeitos cada vez que surgiam mudanças no menu, foram substituídos por tablets, que ficaram conhecidos pelos cardápios digitais.

Com a chegada dos cardápios digitais e suas maneiras de agilizar e otimizar serviços de autoatendimento, fica fácil entender o motivo desse item que veio para ficar - e a razão pela qual irá ganhar ainda mais espaço em 2020.

Esse tipo de cardápio para restaurante não é apenas bonito e prático: ele beneficia o cliente que pode fazer seu próprio pedido, sem sofrer pressão do garçom, que precisa esperar para anotar o pedido.

No momento em que o cliente escolhe o que deseja consumir, o pedido é encaminhado diretamente para a cozinha, onde o processo de preparação do prato será iniciado.

Cabe ao garçom, a partir de então, somente servi-lo.

Além disso, o proprietário da empresa economiza ao reduzir o número de garçons, podendo investir mais em outros setores para melhorar cada vez mais a qualidade do restaurante.

Imagine obter a chance de ter os erros em pedidos totalmente eliminados: com o cardápio digital, as possibilidades de pedidos com erros, trocas ou esquecimentos não existe.

E é claro que tem mais!

É possível fazer a personalização do cardápio, adicionando facilmente imagens dos pratos do seu restaurante, deixando-o customizado - e garantindo ao cliente que ele irá receber exatamente o que pediu.

Desde que surgiu, o cardápio digital vem tomando cada vez mais espaço, pois possibilita atualizações de imagens, descrições e precificação de cardápio instantaneamente.

Os modelos de cardápios, num sistema para restaurante com tablets, são muitos, o que abre um leque de possibilidades o que permite a atenção desde os itens do seu estoque até a avaliação final do cliente a respeito do restaurante, não é incrível?

Tudo em um só lugar.

Lembre-se que o seu restaurante pode - e deve - andar de mãos dadas com os avanços do mercado tecnológico no ramo alimentício, isso fará com que cresçam juntos!

Ideias para inovar o cardápio

Junto com a tecnologia dos cardápios, surge a necessidade de modificá-lo, acompanhando as tendências gastronômicas que mais crescem no mundo, atualmente.

Listamos 5 ideias inovadoras que podem entrar no cardápio do seu restaurante e fazer o maior sucesso!

1.  Lixo zero

O que deu início a essa tendência foi a necessidade de colaborar com o meio ambiente, prestando atenção na redução da produção de lixo - ou melhor, possibilitando a produção de alguns pratos sem gerar nenhuma quantidade de resíduo que possa agredir o planeta.

Para fazer parte dessa tendência, você precisa começar a usar embalagens alternativas que possam ser reaproveitadas e pensar melhor na quantidade de estoque e produção do seu restaurante.

Isso tudo é para poder levar em consideração apenas a demanda existente, sem precisar jogar nada fora e evitando o desperdício. Além disso, controlando o estoque, o desperdício e, consequentemente, o lixo, você serve produtos sempre frescos para o seu cliente.

Atualmente, os consumidores estão mais atentos às empresas que de alguma maneira colaboram com o meio ambiente e, diante disso, é importante entender quais pontos podem ser alterados no seu restaurante para entrar nessa onda que é uma ótima maneira de chamar atenção no mercado e cuidar do nosso planeta.

2.  Bebidas fermentadas e não alcoólicas

O perfil dos consumidores adeptos do famoso happy hour está mudando e, com isso, abrem as possibilidades de mudanças também do cardápio, para que o seu estabelecimento continue a agradar aos clientes.

O consumo de bebidas fermentadas como vinhos e saquês tem mostrado um crescimento notável.

Oferecer cartas de vinhos e a opção de servi-los em menores quantidades, como em taças, deve ser considerada. Nada melhor que uma refeição com um vinho de bom gosto!

Podemos falar, ainda, na Kombucha, uma bebida a base de chás e fermentada a partir de bactérias e leveduras. Ela é marcada principalmente por possuir características ácidas, adocicadas, não ser alcoólica e trazer benefícios como fortalecimento do sistema imunológico e melhora do funcionamento intestinal.

O mercado de bebidas não alcoólicas vem também aumentando, por isso é importante ofertar drinks que utilizam diferentes ingredientes, como água com gás, leite de coco e sucos de frutas.

Mas, claro, antes de inserir no seu cardápio, faça testes.

Faça noites de pequenos lançamentos ou marque datas que ofereçam drinks especiais, como um feriado ou final de semana, para poder compreender melhor sobre oferta e a demanda deste item.

3.  Cardápios infantis

As opções de cardápios infantis surgiram no momento em que foi possível compreender que o valor nutricional para as crianças, em uma refeição, é diferente de um adulto.

Agregar ao seu cardápio combos e adaptações de pratos já tradicionais do restaurante, mas com opções com menos temperos, molhos e até substituições é uma maneira de inserir essa novidade na sua empresa.

Customizações mais divertidas, bebidas e sobremesas devem também estar inclusos nesses combos, sempre pensando em maior quantidade de nutrientes e apresentações que chamem atenção.

Lembre-se de, antes de investir nessa tendência, analisar o público frequentador do restaurante. As alterações precisam ser formas de somar benefícios para o estabelecimento.

4.  Cozinhas visíveis

Essa é uma tendência que provavelmente você já conhece, mas é válido deixar claro que ela continua cada vez mais forte no mercado alimentício.

Com estabelecimentos que oferecem o design de interiores com cozinha aberta, os clientes sentem-se mais próximos da experiência da cozinha profissional, acompanhando a produção do seu prato do início ao fim. É uma experiência muito valorizada por alguns grupos de clientes,

Sem dúvida, é necessário, antes de reestruturar o restaurante, analisar se o investimento vale a pena. Além disso, o design deve combinar o estilo do seu restaurante e manter todos os modos operacionais dentro do mesmo padrão, para não alterar a imagem do ambiente.

Se não for possível fazer a mudança, pense em outra alternativa, como a montagem de um prato ou sobremesa ou um toque final realizado diretamente na mesa do cliente. Também passará a ideia de interação e é uma outra forma de experiência.

5.  Proteína vegetal

As proteínas vegetais são tendências que têm muito o que acrescentar no restaurante.

Isso porque são sustentáveis, possuem uma quantidade perfeita de aminoácidos e são mais fáceis de serem digeridos. Além disso, a depender da proteína e da forma de produção, pode contemplar o público vegano e vegetariano.

Além disso, esse tipo de proteína tem carga proteica muito semelhante à do soro do leite, permitindo, também, o consumo de quem tem algum tipo de alergia ao leite, sem correr riscos.

No cardápio, podem fazer parte de pratos especiais ou servirem de substituições para demais proteínas já utilizadas em pratos clássicos do restaurante.

Antes de aderir uma tendência para o seu cardápio, lembre-se de analisar as possibilidades de investimento e de demanda. Faça testes antes de implementar uma ideia e descubra o que o público do seu restaurante acha das novidades.

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